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4 habilidades que irão alavancar sua carreira

No começo da carreira, seja você recém-graduado ou um profissional com alguns anos de experiência, as habilidades técnicas desenvolvidas na faculdade serão fundamentais para conseguir uma posição no mercado. Nessa etapa, quanto mais habilidades técnicas você tiver, mais oportunidades surgirão no seu caminho.

Porém, essa realidade muda um pouco com o passar dos anos. Mas isso não quer dizer que o conhecimento técnico não deve ser aperfeiçoado constantemente. Você deve buscar desenvolver o melhor trabalho em todos os cargos que ocupar no decorrer da sua trajetória, independente da área de atuação. Com o tempo, você perceberá que desenvolver o conhecimento técnico pode ser o suficiente para ser promovido para o próximo nível, mas existem outras habilidades que serão cada vez mais exigidas de você com o desenvolvimento da senioridade.

Desenvolva as habilidades pessoais

Cada profissão possui as suas particularidades, no entanto, existem algumas habilidades que são fundamentais em todas as áreas. E quanto mais desenvolvidas essas habilidades, mais elas serão decisivas na sua carreira, tornando o seu perfil mais atraente aos olhos das empresas e dos recrutadores.

Nesse sentido, a pós-graduação online pode te ajudar a desenvolver as competências e habilidades pessoais. Ao participar de fóruns e debates com colegas com diferentes níveis de experiência e histórico profissional, você sentirá vontade de aperfeiçoar as habilidades que mais se destacarem nessas trocas diárias com o grupo.

Provavelmente você deve ter algumas dessas habilidades já desenvolvidas, mas é necessário ter um olhar crítico para entender o nível de cada e a expectativa do mercado de trabalho. Se você deseja se aprofundar nesse assunto, confira neste post as 5 habilidades fundamentais para ter sucesso e se destacar profissionalmente.

Comunicação

Independentemente da área ou a posição que você ocupa, a comunicação é uma das habilidades básicas que todo profissional deve aperfeiçoar. Aqueles que buscam aprimorar essa habilidade, conseguem se destacar e trilhar uma carreira de sucesso.

A habilidade de se comunicar de forma clara e adequada, é algo essencial no mundo atual, que conta com inúmeros meios e ferramentas para facilitar esse processo. Quando a comunicação acontece de forma eficaz, são menores as possibilidades de erros e atrasos.

Por isso, sempre revise e-mails, cartas e apresentações antes de enviar. Ao desenvolver o conteúdo, coloque-se no lugar do receptor da mensagem: a informação está clara o suficiente?

Reescreva quantas vezes for necessário até conseguir transmitir a sua mensagem de forma eficiente.

Proatividade

A proatividade é a habilidade de prever as demandas e as necessidades das pessoas que trabalham próximas a você, se preparando para atendê-las o quanto antes.

 

Ser um profissional proativo significa que você tem a habilidade de resolver problemas sozinho, sem a necessidade de esperar orientação, o que é uma característica fortemente buscada para os cargos de gestão.

Hoje em dia, espera-se que o profissional vá além das expectativas, analisando os processos que possam interferir em suas atividades e resolvendo situações que possam impactar no resultado.

Inteligência emocional

A inteligência emocional vem ganhando cada vez mais destaque nos últimos anos. O que poucos profissionais imaginam é que essa habilidade pode ser desenvolvida, ou até mesmo aperfeiçoada, em situações que nem todo mundo gosta de mencionar, como a maternidade/paternidade e a transição de carreira.

Essas situações exigem que o indivíduo saiba se autoanalisar e administrar melhor suas próprias emoções e, consequentemente, tirar o melhor proveito delas para impulsionar suas ações.

Dessa forma, a inteligência emocional pode ser definida pelos seguintes pontos:

  • Utilizar as próprias emoções como combustíveis para tracionar as ações necessárias para o atingimento dos objetivos;
  • Analisar racionalmente suas preocupações e ansiedades para evitar que elas impactem na sua performance;
  • Saber escutar os demais e ter a empatia necessária com as emoções dos outros;
  • Saber como se relacionar;

Ao analisar de forma consciente as suas emoções, você terá total percepção e controle dos pontos que podem desencadear o estresse. Essa consciência mostrará que você possui a inteligência emocional necessária para lidar com os desafios da vida profissional com equilíbrio e será um importante componente na equipe.

Criatividade e inovação

A capacidade de encontrar soluções ou alternativas é imensamente valorizada pelas empresas porque impulsiona a inovação e aumenta a eficiência. A criatividade está relacionada à capacidade de pensar “fora da caixa” e trazer soluções inovadoras para problemas já existentes. Por isso, qualquer profissional, indiferente do nível e da área de atuação, precisa saber como criar soluções mais eficientes, econômicas ou inovadoras para resolver os problemas que possam surgir no caminho.

Nesse sentido, é necessário ter o entendimento completo da situação para fazer as perguntas certas e conseguir as informações que te ajudem a solucionar o problema. Para conseguir isso, é necessário investigar profundamente o ocorrido e, principalmente, trocar informações com a equipe responsável para ter mais clareza sobre a situação.  Provavelmente os profissionais que atuam mais próximos ao problema podem ter uma perspectiva diferente da sua. Fazer essa junção de ideias e perspectivas é o caminho ideal para desenvolver a solução perfeita.

Se você já desenvolveu outras soluções anteriormente, seja um trabalho que permitiu importantes avanços para a empresa ou a resolução de um problema crítico, explore isso no currículo. É um ponto muito positivo e que sempre chama a atenção dos recrutadores.

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