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5 dicas de ferramentas de marketing essenciais para seu negócio

Já não é segredo para ninguém como a internet pode ajudar uma empresa a divulgar seu negócio. Contudo, as ferramentas de marketing são tantas que muitas vezes as pessoas não sabem nem por onde começar.

De fato, além das dezenas ou mesmo centenas de táticas existentes, também é preciso lembrar que as novidades nessa área não param de chegar. O que, sem dúvida, se deve ao fato de que as vantagens do marketing digital são muitas.

Basta pesquisarmos algo como rótulos adesivos personalizados em um motor de busca para encontrarmos centenas ou milhares de resultados, muitos deles perto de nós, facilitando a compra desse tipo de item na loja física.

O mesmo vale para a quase totalidade dos produtos e serviços existentes no mundo todo. Esse é apenas um exemplo dos benefícios que a publicidade na esfera digital pode trazer, colocando soluções incríveis na mão das pessoas, em um smartphone.

Por outro lado, a concorrência que isso traz também é enorme. A própria democratização da internet é, ao mesmo tempo, uma vantagem e um fator que amplia consideravelmente os desafios para cada um conseguir tirar dali o seu filão.

Além dos buscadores, também temos os blogs, as redes sociais, o e-mail marketing, os marketplaces e tantas outras ferramentas. O ponto fundamental aqui é que para elas trazerem o resultado esperado, precisam ser bem aplicadas.

Imagine um blog ou vlog sobre placa em acrilico para fachada, por exemplo. De nada adiantaria ele ter os melhores conteúdos se não estiver otimizado conforme as boas práticas de SEO, já que elas é que permitem que as pessoas o encontrem.

Neste sentido, o marketing digital precisa cumprir as mesmas regras do tradicional: trata-se de chegar às pessoas certas na hora certa. Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo conceitos e dicas que são indispensáveis nesse tema.

O mais bacana é que o marketing digital evoluiu tanto que esses conselhos realmente podem ajudar qualquer empresa, de qualquer segmento ou atuação no mercado.

Seja para vender produtos nichados de uma indústria ou para promover os serviços de uma escola bilíngue infantil, as principais estratégias de marketing podem ajudar, desde que sejam bem aplicadas, conforme mostraremos aqui.

Por isso, também priorizamos as possibilidades mais universais. Então, se você quer marcar presença digital e mudar seu negócio de patamar com o uso de ferramentas de marketing digital, basta seguir adiante na leitura.

1. Marketing de conteúdo e suas possibilidades

Poderíamos começar definindo o que é o marketing digital, mas saiba que falar dele e do marketing de conteúdo, também conhecido como content marketing, são quase a mesma coisa.

É claro que o marketing digital pode ser praticado inteiramente sem geração de conteúdo, só com anúncios e propagandas. Contudo, uma campanha realmente sólida e sustentável não pode negar o papel do conteúdo de modo algum.

É ele quem vai gerar uma conexão com o público-alvo e permitir uma assertividade muito maior, embora para isso seja preciso cruzar as etapas do funil de vendas. Por isso mesmo, a dica prática aqui é investir nessas duas frentes.

Ou seja, fazer o marketing de conteúdo não é sair escrevendo sobre um assunto só porque você gosta dele ou o domina. Imagine um tema como colar comprido feminino, e faça um esforço no sentido de desenhar os perfis da sua persona.

Depois de compreender melhor como esses perfis funcionam, só então desenhe as etapas de um bom funil de vendas. Muitas marcas tentam praticar o marketing de conteúdo, mas se esquecem disso, então, o resultado acaba não vindo.

Também é muito comum culpar a técnica quando a aplicação não funciona, porém, na maioria das vezes a culpa está na gente e não na estratégia. Quanto ao marketing de conteúdo, quando bem aplicado, suas possibilidades são enormes.

Afinal, além de poder aumentar suas vendas já no curto prazo, ele ainda vai solidificando a marca no médio e longo prazo, até o ponto de torná-la uma autoridade naquele segmento ou nicho de atuação.

2. Os segredos de um blog de sucesso

Hoje em dia, é muito comum ouvir falar no poder dos blogs e em como eles são importantes para a divulgação e fortalecimento da marca. Mas também não é tão simples.

Por isso mesmo, pensamos em falar dos blogs depois de abordar sobre marketing de conteúdo, já que no fundo, eles são um dos principais canais de publicação dos conteúdos gerados.

Realmente, não faz sentido falar no blog se não for para falar em conteúdos originais, mais densos e que agreguem valor aos leitores, não é mesmo?

Atualmente, eles podem assumir os seguintes formatos, mais ou menos relacionados com o blog:

 

  • Artigos comuns;
  • Newsletters;
  • E-mail marketing;
  • E-books gratuitos;
  • Checklists;
  • Infográficos;
  • Áudios e vídeos.

Se o negócio trabalha com carimbo empresarial, por exemplo, não é difícil imaginar quais formatos podem fazer mais sentido em um primeiro momento, como um vídeo baseado em um script de conteúdo, que explique melhor as vantagens do produto.

Depois, idealmente, todos os formatos podem vir a fazer sentido dentro de ações e campanhas bem pensadas. No caso de newsletters e e-mail marketing, a relação com o blog já é mais interessante: ele é que capta leads para esse tipo de disparo de conteúdo.

Seja como for, o grande segredo do blog é investir muito em conteúdos de qualidade, mantendo-se informado sobre os assuntos da sua área para sempre sair na frente e produzir materiais de excelência.

3. Por dentro da otimização de páginas

Depois de dominar a relação entre marketing de conteúdo e blogs, e-mails marketing, newsletters e afins, que são excelentes ferramentas de marketing digital, a marca pode dar um passo além e investir nos motores de busca.

Atualmente, os mais utilizados no Brasil são o Google, o Bing, o Yahoo e o Ask Brasil, de modo que qualquer marca bem posicionada ali pode mudar sua história, por entrar nisso que se tornou uma das maiores vitrines do mundo dos negócios.

O grande esforço aqui é o de cumprir com os algoritmos e parâmetros dos buscadores, pois isso é que vai fazer com que eles posicionem bem o seu conteúdo. O mais bacana é que, no fundo, a melhor tática que existe é bem simples: conteúdos originais e relevantes.

Quando alguém pesquisa tag personalizada para laços, o que aparece ali são as matérias que trazem melhores informações, criando um círculo virtuoso que vai gerar mais tráfego.

Além disso, é preciso fazer a gestão das palavras-chave e do layout da página. Essas palavras precisam ser as mais assertivas possíveis, e aparecerem em vários pontos da página.

Também assim, layouts mais bem definidos, que permitam uma navegação melhor pelo site (inclusive para acesso mobile) tendem a posicionar melhor sua página.

4. A importância das mídias e redes sociais

A vantagem de começar o marketing de conteúdo pelo blog é que, depois, o próprio conteúdo mais denso que foi criado para ele pode servir como base para outras frentes, como a do e-mail que já mencionamos, e também a das redes sociais.

A grande vantagem das mídias ou redes sociais é que, uma vez que você já dominou seu segmento, é possível impactar as pessoas de modo muito mais dinâmico por ali.

Por isso, o mais indicado é uma marca chegar nessas plataformas quando ela já está madura, capaz de compreender melhor seu público-alvo, seu segmento, a concorrência e o cenário como um todo.

A partir disso, as redes se tornam algo como um rosto para a marca. Um negócio de acessórios de brinde como cordão para caneca pode marcar presença ali para assumir um tom mais descolado, mais informal e se aproximar das pessoas.

Os recursos vão desde emojis e memes até a própria facilidade de postar textos curtos ou legendas que assumem uma linguagem propositadamente informal, por isso, uma ferramenta assim também é essencial para o seu negócio.

5. Bônus: sobre a publicidade digital

Finalmente, não é possível falar sobre marketing digital sem falar em propaganda e publicidade. O mais importante, porém, é ter em mente que ela não faz milagres.

Ou seja, se você não tiver um bom conteúdo e dominar todas as dicas que demos acima, não vai adiantar ficar pagando para sua marca aparecer aqui e ali.

Depois disso, porém, o recurso de impulsionar seus conteúdos e sua empresa como um todo, pagando por isso, é realmente importante e vantajoso.

Imagine um negócio de cartão de visita nutricionista ou de qualquer outro profissional liberal, que lida diretamente com clientes de CNPJ. Os patrocínios podem segmentar as ações para perfis assim, e atingir uma assertividade muito maior, acelerando o processo.

Com isso chegamos ao fim, deixando claro como e por que essas 5 dicas sobre marketing podem se transformar em ferramentas poderosas nas mãos de quem souber utilizá-las.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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