guest post Mônica Candido

5 formas de ganhar dinheiro com o seu blog que você não sabia

Ter um blog e escrever sobre o que nos apaixona ou fazemos de melhor em nossas profissões sempre foi fácil. Mas, será que um blog pode se tornar algo mais do que um hobby e ser a resposta que você procurava para empreender online?

Você só precisa compartilhar algo interessante com as pessoas e ter paciência suficiente para construir uma boa reputação na internet.

Assim, quando seu blog tiver uma boa audiência e tráfego qualificado, é só começar a escolher a melhor forma de ganhar dinheiro com ele. Confira algumas das possibilidades!

#01 Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é um modelo de publicidade em que uma empresa paga recompensas para páginas afiliadas que geram tráfego para seus produtos ou serviços. 

Ou seja, você pode entrar em contato com empresas que queiram fazer divulgação em páginas de terceiros e oferecer um espaço de publicidade em seu próprio blog. Com isso, você se torna um afiliado e começa a ganhar dinheiro.

Essa modalidade ganhou volume quando a Amazon popularizou sua prática e criou seus primeiros programas de marketing de afiliados. Basta seu blog colocar um link para algum produto da página da Amazon e você recebe uma comissão por cada compra feita a partir de seu link de afiliado. 

Essa forma de ganhar dinheiro com seu blog é chamada de renda passiva. E uma das melhores coisas do marketing de afiliados é que fazer parte deste tipo de programa costuma ser um processo simples e rápido. 

Não parece difícil, certo? E tem muita gente que já entendeu os benefícios do affiliate marketing. 

Só para dar uma ideia do volume de negócios, em 2020, 15% de toda a receita de meios digitais foi gerada a partir do marketing afiliados.

E segundo uma pesquisa da Forbes, a indústria do aprendizado online, incluindo cursos, mentorias e webinars, entre outros, deve atingir um faturamento de U$ 325 bilhões até 2025. 

#02 Publicidade paga

Outra maneira de fazer seu blog gerar receita é oferecer seu espaço com um tipo de publicidade mais visual. 

Aqui, entram em cena os tradicionais banners. Neste tipo de publicidade, você vende espaços para anúncios em seu blog. Quando os leitores clicam nessas imagens, são redirecionados ao site do anunciante. 

Esses anúncios podem ser colocados em qualquer lugar do seu blog, mas o mais comum é encontrá-los na parte de cima das páginas ou nas laterais. 

Nessa forma de ganhar dinheiro com o seu blog, você pode gerar receita de duas formas diferentes:

CPC: no custo por clique, você recebe um pagamento específico por cada leitor que clique no anúncio, independentemente de ele comprar ou não o produto ou serviço.  

CPM: o custo por mil significa que seu blog vai receber um pagamento por cada mil impressões que o anúncio tiver. Considera-se uma impressão do anúncio todas as vezes que ele foi exibido para algum leitor do seu blog. 

Uma forma simples de começar a trabalhar com links patrocinados é inscrever seu blog no Google AdSense.

#03 Posts publicitários e conteúdos patrocinados

Que tal começar a monetizar seu blog oferecendo oportunidades de conteúdos patrocinados ou publicitários? 

Nesta forma de ganhar dinheiro pela internet, você vai essencialmente publicar anúncios em forma de artigo pago ou post de blog. 

 

Por exemplo, se você tem um blog e alguma marca famosa lançar uma nova linha de produtos, ela pode se interessar pelo seu tráfego qualificado e remunerar você para falar dessa nova coleção. 

Aqui, dá até para aproveitar a tração que o tema vai gerar e colocar alguns links de afiliados na postagem. 

Este método de monetização de blogs costuma funcionar melhor quando você tem um público-alvo claramente definido e trabalha com nichos. Quanto mais tráfego orgânico você tiver, mais fácil se torna entrar no radar de marcas que patrocinam conteúdos

#04 Crie seu próprio e-commerce

Muitas pessoas sonham em empreender. E com as facilidades da internet, essa perspectiva ficou muito mais fácil. 

Construir seu próprio site de e-commerce e começar a vender produtos online é algo que está literalmente ao alcance de qualquer um. 

E outra boa notícia é que o comércio eletrônico não para de crescer. Só nos Estados Unidos, essa indústria cresceu 44% em 2020, gerando um faturamento de mais de 850 bilhões de dólares.

Inicialmente, você precisa cumprir dois objetivos: ter uma ideia de produto ou serviço e construir seu site. 

A ideia você já deve ter, o que é ótimo. E sobre construir o e-commerce, fique tranquilo, hoje em dia você pode fazer uma loja online do zero ao funcionamento em poucos dias. 

E se você está se perguntando o que isso tem a ver com ganhar dinheiro com seu blog, a resposta é: tudo! 

Seu blog será uma parte importantíssima do posicionamento SEO (Search Engine Optimization), ou seja, uma das fontes orgânicas de tráfego para seu e-commerce. Nos seus posts e espaço no blog, você pode linkar produtos que estejam à venda no seu e-commerce. 

Para ver como é fácil criar sua própria loja virtual, você pode usar até mesmo plataformas como o WordPress, que oferece plugins com sistemas de pagamento seguros, carrinho de compras, templates de e-commerce e até mesmo sistemas de gestão de inventário. 

#05 Venda infoprodutos

Antigamente  adquirir conhecimentos era algo que dependia de encontrar livros, professores especializados e se deslocar presencialmente até o lugar de aprendizado.

Hoje em dia, basta você pesquisar sobre o que quer aprender. O que não falta são cursos a distância, publicações especializadas, tutoriais e canais com vídeos no Youtube sobre tudo o que existe.

Nossa busca por conhecimento sempre foi grande. Acontece que agora as possibilidades se expandiram para a internet. 

Se você tem algo a ensinar, que tal começar a ganhar dinheiro com isso, usando seu blog? 

Com apenas algumas horas de dedicação por dia, trabalhando home-office, você pode começar a desenvolver um negócio totalmente online e ganhar dinheiro com algo que te dê mais satisfação pessoal e profissional.

Plano blog em andamento? Então saiba o que é co-marketing e como aplicá-lo na sua estratégia para ganhar dinheiro com blogs!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.