Uncategorized Mônica Candido

Consultoria empresarial: o que é e passo a passo de como aplicá-la

A consultoria empresarial é um dos serviços mais requisitados e essenciais nas companhias, visto que é por meio das medidas colocadas pelos profissionais que atuam nessa área que grande parte das tomadas de decisões acontecem com o mínimo de erros.

Esse fator é importante para o crescimento contínuo da companhia, ainda mais em casos de negócios que buscam se estruturar ou até mesmo começar a construir seu nome no mercado, de maneira que tenha a sua identidade de estratégia.

São muitos os setores que podem receber a ajuda de um profissional de consultoria empresarial, afinal, onde existirem decisões a serem tomadas, estratégias que apresentam falhas e escolhas difíceis de serem feitas, um consultor poderá ser útil.

No artigo de hoje, vamos entender mais sobre o que de fato é uma consultoria empresarial, apresentando ainda quais seus principais benefícios dentro das companhias que a contratam e todos os serviços que fazem parte do processos, verificando suas aplicações.

Afinal, o que é uma consultoria empresarial?

Podemos entender que um consultor é um profissional ou alguém com ampla experiência em algum setor, que pode aconselhar de forma adequada uma outra pessoa, ou até mesmo uma empresa, sendo então, neste caso, uma consultoria empresarial.

Mas, o que faz um consultor empresarial? Dependendo do setor em que ele vai trabalhar, certamente os resultados e aquilo que ele vai entregar serão distintos, mas ainda assim a principal função é de que um mecanismo dentro da empresa será verificado.

Por exemplo, é possível encontrar consultores em setores das áreas de:

 

  • Administração e gestão patrimonial;
  • Marketing;
  • Financeiro;
  • Contábil;
  • Estratégica;
  • Recursos Humanos;
  • Dentre outros.

Assim, entendemos que tudo o que faz parte de uma empresa e precisa ser trabalhado para que um resultado ou uma métrica apareça, pode ser considerado um local de trabalho de um consultor empresarial, sempre preparado para entender os negócios como um todo.

Por exemplo, em uma empresa de paisagismo e jardinagem, um consultor empresarial poderá indicar as principais estratégias de expansão, levando em consideração o financeiro e também a imagem da empresa, por meio de levantamentos de comunicação.

Já de uma forma mais específica, um consultor empresarial em uma loja de sapatos pode ser chamado para auxiliar nas vendas, e vai entender mais sobre todo o processo, sabendo exatamente onde deve haver uma mudança considerada essencial para este negócio.

De todas as formas, podemos entender que um consultor é uma peça-chave para a companhia, podendo trabalhar de maneira pontual em projetos ou de forma ativa, estando presente na empresa nos momentos mais importantes do dia a dia.

Ainda assim, este será o profissional que trará soluções interessantes para outros funcionários e tomadores de decisões, indicando o melhor caminho a seguir, tendo ou não um poder de controle de ações, o que varia de empresa para empresa.

Quais seus benefícios para uma corporação?

Vamos entender abaixo quais são os principais benefícios de contratar o serviço de um consultor empresarial, entendendo o porquê dele ser considerado essencial para tantas corporações, trazendo resultados que impactam diretamente na lucratividade:

Melhora a assertividade

Em um grupo de empresas de instalações elétricas prediais um consultor pode atuar entendendo qual o melhor momento de investir em máquinas novas, sem que isso atrapalhe a produção atual. Esse profissional poderá trazer maior assertividade.

Isso acontece justamente pelo poder e pela experiência que o consultor tem em saber com exatidão quais as principais maneiras de trabalhar uma mudança, com o mínimo de erros e com a máxima resposta positiva, algo que traz maior segurança aos negócios.

Diminui os riscos

Conforme visto, quanto mais a certeza de uma decisão ou do afastamento de outra, é possível diminuir drasticamente os erros que uma fábrica de peças plásticas pode cometer, por exemplo, ao fazer um investimento em meio às vendas de meio de ano.

Provavelmente, o consultor empresarial já passou por situações como esta em que está envolvido, logo, saberá exatamente como agir, deixando pouco espaço para erros, como perda de material e capital, algo importante para todos os negócios.

Enxerga oportunidades

Imagine que dentro do serviço feito por um consultor empresarial de uma loja de roupas femininas aparece uma grande oportunidade de vendas em montagem de stands, que até então estava fora de cogitação por parte dos tomadores de decisões da rede.

A aparição de oportunidades novas como esta é comum, visto que esses profissionais sabem exatamente quais os melhores momentos para investimentos, com base em informações e dados de materiais de pesquisa, parte do trabalho de consultoria.

 

Agrega uma opinião de fora

Geralmente, as pessoas que estão de fora de uma situação conseguem pensar em melhores análises para elas, uma vez que elas podem ter uma visão geral, o que difere de quem está dia e noite trabalhando em cima dessa ideia, como no caso de um projeto.

Muitas vezes, o que os tomadores de decisões querem é um profissional que os dê uma imagem desse lugar, tendo a experiência necessária do setor. Certamente, as respostas do consultor empresarial nessa situação vão ser melhores que qualquer uma da empresa.

O que faz parte da consultoria e suas aplicações

Entendendo melhor sobre o que é uma consultoria empresarial e de que forma ela pode trazer os principais benefícios para empresa, chegou o momento de saber de que forma ela é executada na maior parte dos serviços.

Bem como o porquê da importância de cada parte no todo. Abaixo, seguem algumas etapas dentro do serviço de consultoria. Veja, então, cada uma de suas partes e de que forma elas podem ser aplicadas:

1. Apuração de informações

Antes de qualquer outro feito, é comum que o consultor entre em contato com as principais informações da companhia, como relatórios internos, pesquisas com o público, dados de redes sociais e quaisquer levantamentos que tenham a ver com produto ou serviço.

Isso faz com que a opinião final e os trabalhos desenvolvidos sejam ainda mais sensatos e atrelados a práticas que condizem com a realidade da empresa, tendo uma maior assertividade na execução, como a compra de um estoque de colar comprido feminino

2. Realização de diagnóstico

Partindo da apuração da situação encontrada na empresa, o consultor poderá formar o diagnóstico dela, parte essencial para que sejam direcionadas as melhores estratégias, algo como uma preparação daquilo que deve ser feito para combater os problemas.

Em outras palavras, e utilizando uma metáfora, é a partir de uma consulta e o veredito de uma doença que médicos conseguem traçar as primeiras estratégias para combater a enfermidade e trazer uma saúde melhor para a empresa.

3. Plano de trabalho

A partir do descobrimento das principais causas que trazem respostas negativas para sua empresa, e sua pontuação em um diagnóstico, chegou a hora da elaboração de um plano de trabalho, onde ações serão milimetricamente pontuadas como serviços.

Nessa fase, ainda que o consultor não tenha amplos poderes em uma empresa, sendo apenas uma pessoa de fora que dá uma opinião, é possível que outros profissionais tomem a frente para pensar nas melhores soluções para o negócio.

Um exemplo disso é dentro de uma gráfica que produz calendário personalizado com fotos, onde a principal ação de reparação financeira será a partir de cortes em materiais descartáveis, algo que trará um maior respiro à empresa.

4. Proposta da consultoria

Dentro do serviço da consultoria, para os casos onde de fato irá ocorrer uma verificação geral sobre os males que atingem a companhia, consultores costumam fechar documentos chamados de propostas, onde se apresentam as falhas e as soluções.

É importante estar atento com os consultores empresariais nesta parte de um negócio, seja ele uma fábrica de carimbo empresarial, visto que eles acabam concedendo respostas para a análise feita na empresa.

5. Execução do serviço

Muitos consultores costumam ficar na companhia até o momento de realização de ações reparativas, buscando trazer os resultados apontados por esses profissionais em tempo hábil. A execução, então, também será parte de uma verificação desse consultor.

No atendimento a uma rede de hospitais, por exemplo, um consultor de marketing poderá acompanhar a execução de campanhas de comunicação, tendo a permissão para aprovar ou reprovar uma ideia que não esteja dentro dos conformes do plano de trabalho.

Considerações finais

Um consultor empresarial tem um papel importantíssimo para a saúde das empresas, visto que somente ele poderá trazer um olhar apurado sobre determinadas situações de tomada de decisões, entendendo de fato como ajudar da melhor maneira.

Independente do setor ou da área em que ele for atuar, o serviço será feito baseado nas principais formas de consultoria, percorrendo o entendimento do problema, um diagnóstico e o trabalho de contenção, que deve ser, se possível, acompanhado por este até o fim.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.