guest post Camila Fiori

Criar um plano de Marketing com Ricardo Tatagiba

Há alguns meses, no primeiro evento do Lidera-te.es, conheci Ricardo Tatagiba, no Instagram @ricardo.marketing, que logo se destacou por sua dedicação e generosidade. Além disso, ele é a melhor pessoa em quem posso pensar para falar com ele sobre a importância de criar um plano de marketing e como ele nos orienta em tudo.

Com ideias muito claras e tremendamente corajoso, ele desenvolve seu projeto de casa com paixão. Como eu, ele adora o mundo empresarial e seu objetivo é ajudar você montando seu plano de marketing e nos ajudando a entender o mundo da publicidade paga no Facebook.

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Empreender! É definitivamente a palavra da moda, então adoraria ouvir sobre a decisão para começar. Sim! Acho que é uma palavra que está na moda, mas que o mesmo ritmo de vida e o mundo atual vão levar todos nós a “empreender” de alguma forma. É por isso que estou super feliz por ter dado o passo e me lançado nesta montanha-russa que não trocaria por nada.

Minha decisão foi tomada aos poucos. Primeiro comecei a me sentir muito insatisfeito com o ritmo de vida que levava, ele trabalha para uma empresa cujos valores não são meus, eu tinha um salário fixo mas do meu ponto de vista não era o que eu merecia e ainda por cima off, passei mais de duas horas no carro diariamente nos traslados. Comecei então a buscar informações sobre ideias de empreendedorismo, fiz mil cursos e finalmente decidi investir na orientação do meu mentor.

Juntos fizemos um trabalho intenso para descobrir no que eu poderia focar, porque nunca fui uma daqueles pessoas que sabe qual é o seu dom, até hoje acho que ainda não sei.
Assim que tive uma ideia clara de algo que gostava, comecei a treinar em marketing digital e aos poucos fui atendendo alguns clientes, mas ainda continuei com meu trabalho corporativo porque não queria perder aquele “segurança “que estar lá me deu. Foi uma etapa exaustiva!

E o momento decisivo e final veio durante a minha licença maternidade. Aí percebi que não queria continuar assim, queria ter um ritmo de vida próprio que me permitisse dedicar mais tempo à minha família e ter a flexibilidade de horários que um filho pequeno exige, porque tenho sempre foi claro que eu queria ser um pai presente. Além disso, também percebi que não me compensava ficar tanto tempo fora de casa me dedicando a algo que realmente não me preenchia. Então fiz as contas, conversei com minha esposa e coloquei uma data de validade no meu trabalho de escritório para que pudesse finalmente me dedicar totalmente ao que tanto queria.

Do seu ponto de vista, qual é o pior dos começos ou o que você tem que ser muito controlado para não cair no esquecimento. Acho importante ter uma rotina de trabalho, que embora seja flexível porque você a define, você tenta cumpri-la o máximo que pode. Trabalhar em casa não é fácil porque podem surgir muitas distrações e se você não tem uma rotina é muito fácil se deixar levar e o tempo passa sem ter feito nada produtivo.

Também é superimportante que desde o primeiro dia mantenhas as tuas contas rigorosamente, sobre ser autonomo e questões de Impostos e Finanças, quase ninguém te explica quando começa, por isso recomendo que te mantenhas informado e acompanhe tudo.

O melhor? Conte-nos como sua vida mudou após a decisão. O melhor é TUDO. Não nego que existem momentos de ansiedade e falta de foco, porque existem. Mas minha vida mudou completamente e eu adoro isso. Não perco tempo com transferências. Posso estar ao lado do meu filho quando ele precisar de mim. Eu me dedico a algo que gosto.

Conheci muitas pessoas maravilhosas e todos os dias aprendo coisas novas. Você se dedica ao marketing e ajuda empreendedores, como meus leitores, por que temos que ter um plano de marketing?

Eu adoraria que todos os seus leitores internalizassem essa frase porque ele é realmente verdadeira e entendê-la pode marcar um antes e um depois no evolução dos negócios deles: quando você não tem um plano, não sabe para onde está indo, e se não sabe para onde está indo, eles não vão a lugar nenhum.

O Marketing não é apenas uma ferramenta para nos darmos a conhecer e comercializar os nossos produtos ou serviços, é também um meio de nos CONECTARmos com aquelas pessoas que precisam do que oferecemos e acredito que isso é fundamental para termos sucesso no mundo tão digitalizado no que nós vivemos agora.

 

Se você tem um plano de marketing, fica sobrecarregado apenas uma vez, enquanto está no processo de criação. Se você não tem um plano de marketing, fica sempre sobrecarregado porque não o tem e nunca sabe o que fazer, como ou quando.

Diga-nos pelo menos três coisas que devemos sempre ter em mente em nosso plano.

1. Saiba onde sua empresa está atualmente.
2. Identifique quais objetivos específicos você gostaria de alcançar.

3. Defina o cronograma e as ações específicas para atingir esses objetivos.

Outro de seus pontos fortes é o Facebook ADS, Ricardo é gestor de tráfego a 2 anos e atende muitas empresas. Por um pequeno nível, você pode nos dar algumas dicas para começar a fazer anúncios ou segmentação. A primeira coisa que recomendo antes de começar a fazer anúncios é ter certeza de que temos um funil de vendas ou conversão que funciona e que é consistente com a situação atual do nosso negócio.

Não podemos esperar vender 100 cursos ou bolsas simplesmente colocando um anúncio de venda no Facebook e Instagram, não funciona assim. O Facebook vende o que já foi vendido. E para isso é necessário um trabalho prévio de visibilidade, posicionamento de marca e captação de leads.

Então eu diria que cuidar dos elementos visuais dos anúncios é super importante. Criativos, fotos ou vídeos de qualidade que chamam a atenção das pessoas. E textos persuasivos que convidam à ação.

Em releção à segmentação, sempre recomendo fazer uma análise preliminar do nosso cliente ideal e criar listas de interesses e dados demográficos. Em seguida, crie vários públicos e tente o que funciona melhor para nós.

Você recomenda fazer campanhas regularmente, ou seja, investir mesmo que pouco de forma constante ou melhor fazê-las em pontos específicos de forma mais agressiva. Tudo depende de quais são seus objetivos. O investimento para ter mais visibilidade e alcance em publicações com conteúdo valioso que sempre recomendo constantemente, pode ser uma vez a cada dois meses ou o que seu orçamento permitir.

Em seguida, em datas designadas ou no lançamento de seu produto ou serviço, se eu recomendo fazer um plano e orçamento para campanhas especiais.
Um desafio ou plano para 2021

Meu grande desafio para 2021 é lançar meu segundo produto digital. Um curso de Marketing Digital que estou criando com muito amor e dedicação principalmente para todas aqueles que precisam de impulso, estratégia e organização em seus negócios.

Ou porque estão começando e querem começar a fazer bem, ou porque já dirigem seus negócios há algum tempo, mas se sentem estagnados com os resultados que estão obtendo.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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