guest post Mônica Candido

Estratégia de Marketing para pequenas empresas: qual a melhor?

Confira aqui a melhor estratégia de marketing para pequenas empresas. Veja como pequenas ações e escolhas podem influenciar completamente o resultado dos seus esforços no marketing digital.

Definitivamente se existe algo que move uma empresa é o setor de vendas. Afinal de contas, se você não vende, então como a empresa encontra receita para pagar as contas e crescer? Não estou falando só de venda de produtos, já que muitas empresas sobrevivem à base de serviços.

Seja como for, tudo tem a mesma base. Para se alcançar resultados de verdade é importante levantar informações consistentes sobre a qualidade do marketing que está sendo realizado para a prospecção de clientes.

Definitivamente é possível entender que se uma empresa está indo mal nas vendas, seja ela pequena ou grande, normalmente é porque existe algo errado com o marketing.

Isto sem contar que muitas empresas pequenas sequer possuem um setor de marketing, ou mesmo uma terceirizada oferecendo um serviço especializado para esta tarefa.

A maioria simplesmente foca em exagerar nos custos, ou mesmo em criar propagandas extremamente apelativas. Mas a grande verdade é que fazer algo com muita intensidade não significa fazer algo da maneira correta.

Por isso, hoje gostaria de te mostrar a melhor estratégia de marketing para pequenas empresas. Espero que seja o suficiente para você realmente alcançar bons resultados.

Vamos conferir?

Melhor estratégia de marketing para pequenas empresas

Primeiramente gostaria de dizer que o marketing, principalmente o marketing digital é um mundo extremamente dinâmico. Então o que é fato hoje, pode não ser amanhã.

Mas estas regras não surgem sem nenhum propósito, sempre existe uma tendência por trás que poucas pessoas realmente percebem.

Por isso, o melhor jeito de se tornar sensível para este mercado e fazer as escolhas certas, é definitivamente através de um curso de marketing digital. E não qualquer curso, mas um que tenha conteúdo de qualidade e seja feito por bons instrutores.

Realmente não é algo que você encontra sempre, nem em qualquer lugar, mas que quando acerta, vale a pena. No final do artigo te dou uma dica.

1 – Faça algo diferente, mas melhor

Muitas pessoas simplesmente tentam te oferecer em vários locais orientações sobre como você deve espionar a concorrência para obter resultados. Entretanto é muito importante notar que os grandes players, não são aqueles que copiam, e sim os que criam.

Dificilmente alguém que espionar a concorrência vai ter resultados melhores que a original. Afinal de contas, eles estão à sua frente, tanto em inovação quanto superando obstáculos que você ainda vai encontrar.

Na série Mad Men, que se passa durante a década de 60, um grupo de especialistas em marketing se viu encarregado de criar campanhas de cigarros em um momento em que a maioria dos estudos tinha correlacionado o uso do fumo a vários tipos de câncer e doenças cardíacas.

Enquanto todos tentavam fraudar estudos para mostrar o oposto, a equipe chegou a uma simples conclusão. Não vamos concorrer dizendo que o nosso é mais saudável, vamos só dizer que o processo artesanal é melhor. E mudaram o slogan de algo garantindo menos câncer para a frase “O fumo tostado”.

2 – Procure saber o que você vende

Ao fazer um curso online com certificado na área do marketing você vai entender que o que você vende realmente está no centro das decisões. Então conheça definitivamente seu produto.

Veja tudo o que ele pode oferecer, principalmente as vantagens que muitos não julgam essenciais. Assim você poderá encontrar um público em um local que nem sonharia ser possível.

 

Em seu livro “A estrada do futuro” Bill Gates narra uma história interessante de um protetor solar comum, que acabou estourando em vendas pelo simples fato de espantar mosquitos de uma maneira mais eficaz que qualquer repelente.

Ele foi criado para bloquear o excesso de luz solar, mas com certeza fez seu caminho no mercado com esta segunda aplicação acidental. Por isso conheça todas as vantagens do seu produto, e assim aumente seu público!

3 – Conheça a persona ideal

Se você não está tendo resultado com suas campanhas, muitas vezes o motivo é porque você está anunciando para as pessoas erradas. O conceito de persona precisa estar entremeado na sua mente para entender a melhor estratégia de marketing para pequenas empresas.

Para isto, tente entender o motivo pelo qual as pessoas compram seu produto. Se necessário reúna uma quantidade interessante de clientes seus e ofereça algo em troca de algumas respostas.

Primeiramente descubra fatores interessantes, como por exemplo o sexo da pessoa, faixa etária, gostos em questão de hobbies, profissões, motivos que o levaram a compra, etc…

Qualquer coisa que você necessita para começar a ter resultados de qualidade.

Lembre-se, as coisas costumam mudar, mas não em uma velocidade tão rápida. Para isto é sempre interessante verificar as suas métricas. Caso elas comecem a reduzir, pode ser um momento para fazer outro levantamento.

4 – Trabalhe o SEO local

Muitas empresas pequenas não trazem serviços ou produtos que possam ser entregues em todo o país. Normalmente a ideia é ficar em uma determinada posição geográfica.

Então o desenvolvimento de um SEO local acaba se tornando uma tarefa realmente essencial para quem busca resultados de verdade. Claro, as regras em geral são as mesmas do SEO comum, mas com alguns pontos relevantes.

Por exemplo, todas as páginas do site devem contar com o endereço do local. Assim o Google vai entender que é mais interessante anunciar o seu conteúdo para pessoas que estão na sua área.

Entretanto podemos dizer também que existem algumas coisas básicas, como por exemplo o Google Meu Negócio, que precisa estar bem calibrado e informado para orientar interessados.

Pagar pelo tráfego também não é uma má ideia no início, principalmente enquanto você ainda não conquistou as primeiras posições possíveis.

Conclusão

Para conseguir fazer tudo como o melhor resultado possível é necessário que você tenha a ajuda de um bom curso. Por exemplo, os que você pode encontrar no Certificado Cursos Online.

Um local onde você pode começar a estudar de graça, até completar o curso. Pagando somente pelo certificado, que é válido.

No mais é isso, até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

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