Blogger Diego Bini

Mindset de crescimento: o que é e como aplicar na carreira

“A opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida.” A frase, escrita no livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso” pela psicóloga e pesquisadora na Universidade de Stanford, Carol Dweck, diz muito sobre os caminhos que trilhamos em nossa trajetória profissional.

No começo de sua vida como pesquisadora, Carol decidiu estudar como as pessoas lidam com o fracasso. Para isso, ela reuniu crianças, sendo uma por vez, em uma sala de aula, para que ficassem à vontade e pudessem montar diversos quebra-cabeças com diferentes níveis de dificuldade.

Na experiência, ela viu alguns estudantes resmungando diante dos obstáculos em montar as peças. No entanto, um menino, de apenas 10 anos, chamou sua atenção ao ter uma postura diferente dos outros participantes e dizer que adorava um desafio. Além dele, outra criança se mostrou empolgada e declarou que poderia aprender algo com o jogo.

Diante desses comportamentos, Carol ficou decidida, conforme destaca em seu livro, “a entender o tipo de mindset capaz de transformar o fracasso em um dom.” No geral, sabemos que cada pessoa age de uma forma, dependendo da sua mentalidade. Com isso, a pesquisadora apresenta dois tipos de mindset: o mindset de crescimento e o fixo.

Mas, afinal, o que é o mindset de crescimento?

As pessoas com mindset fixo acreditam que as habilidades não podem ser desenvolvidas. Dessa forma, elas ficam presas em limitações e pensam que não há espaço para mudanças. Na prática, o indivíduo evita situações desafiadoras por medo de errar e se sentir incompetente e, por conta disso, se mantém em sua zona de conforto.

Por outro lado, o mindset de crescimento é aquele em que as pessoas são capazes de se desenvolver por meio de esforço e treinamento. Nesse cenário, elas passam a aceitar desafios e buscam ir além para garantir sua constante evolução. Esse tipo de pensamento é essencial para quem deseja crescer profissionalmente e construir uma carreira de sucesso.

Isso faz com que as reações sejam melhores diante de situações difíceis e haja aprendizados. Como exemplo, vamos supor que você tenha recebido um feedback do seu gestor, em que há pontos a melhorar. A pessoa com o mindset fixo pode ter apenas pensamentos negativos e achar que “a vida é horrível e nada dá certo.”

Por outro lado, quem pensa no crescimento aproveita as oportunidades para se aperfeiçoar e trabalha para melhorar os pontos apresentados. Outra característica dos indivíduos com esse estilo de mindset é não deixar que o desespero venha à tona. Eles se esforçam, assumem riscos e enxergam as falhas como oportunidades de aprendizado.

 

De acordo com a abordagem em seu livro, Carol vai além e destaca que as pessoas não só vão atrás dos desafios, como aproveitam para prosperar junto com eles. Com isso, elas conseguem se desenvolver ainda mais. Dessa forma, mesmo que as situações sejam extremamente desafiadoras, elas não desistem e lutam para conquistar seus objetivos.

Como aplicar esse mindset em sua carreira?

Desenvolver o mindset de crescimento é algo que necessita de dedicação diária. Para começar, lembre-se de uma situação em que você teve um mindset fixo e como reagiu diante disso. Agora, pense o que você poderia ter feito de diferente. Lembre-se que sempre há tempo de mudar a sua forma não só de pensar mas também de agir.

No dia a dia, você deve ter em mente que pode usar todo o seu potencial para resolver problemas e alcançar suas metas. Caso alguma coisa não tenha o resultado esperado, entenda o que aconteceu, quais foram as decisões no meio do caminho e o que pode ser feito de forma diferente na próxima vez.

Outros pontos interessantes são conseguir aceitar novas ideias e se adaptar perante diferentes transformações. Afinal, quem tem esse mindset enxerga as mudanças como algo positivo e sabe que, às vezes, elas são necessárias para conseguir atingir os objetivos definidos. Alterações de rotas acontecem e é necessário saber lidar com essas situações.

No final, é importante saber que você tem escolha e pode promover essa mudança de pensamento em si mesmo. Conforme a pesquisadora destaca em um trecho da obra, “os mindsets nada mais são do que crenças. São crenças poderosas, mas são apenas algo que está em sua mente, e você pode mudar sua mente. Enquanto lê, pense aonde gostaria de ir e que mindset pode levá-lo até lá.”

Por fim, saiba que o mindset de crescimento ajuda você a enfrentar novos desafios e evoluir profissionalmente. E para dar um upgrade na sua carreira, outras dicas são: investir em cursos de especialização, como os que são oferecidos pela Pós-Graduação Unopar, fazer networking, ter inteligência emocional e ser resiliente. Com isso, você conseguirá se destacar no mercado de trabalho e chegar onde desejar.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.