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Veja as principais ferramentas para entender a jornada do cliente

Mapa de calor e métricas estão entre as opções para ajudar o seu negócio 

Seja grande, seja pequeno, administrar um negócio é um comprometimento que exige olhar atento e estratégias bem definidas. Na hora de buscar conversão no e-commerce, essas mesmas estratégias são necessárias, mas os negócios virtuais possuem a vantagem de contar com ferramentas digitais que ajudam na sua execução.

O ano de 2020 provou a importância da presença digital e do potencial que um e-commerce pode ter em diferentes categorias de negócios. Aqui você vai conhecer as melhores ferramentas para mapear a jornada do seu cliente e otimizar as suas ações para conseguir mais conversões e vendas durante a visita dele no seu site.

O que é a jornada do cliente? 

A jornada do cliente é o processo pelo qual uma pessoa passa, desde realizar uma busca no Google para encontrar a sua marca até comprar o seu produto ou serviço. Isso envolve saber se ela chegou até você por uma postagem em redes sociais, busca orgânica ou por alguém que já é seu cliente.

Mapear a jornada é importante pois te ajuda a definir em quais canais sua marca deve estar, quais tipos de abordagem utilizar e como definir estratégias mais sólidas para gerar conversões para o seu site.

Ferramentas para mapear a jornada

Desde a fase de engajamento do lead até a efetivação de uma compra, as ferramentas a seguir podem te ajudar no posicionamento de informações dentro do site, assim como fazer um follow up das vendas e gerar fidelidade dos clientes.

Hotjar

Essa ferramenta pode ser testada de forma gratuita e é utilizada por empresas do mundo todo, incluindo e-commerces, para gerar um mapa de calor no seu site. O que isso significa? 

Quando um usuário entra em qualquer página da internet, é natural que ele mova a página em busca da informação desejada. Dependendo da experiência dele dentro do site, ele pode permanecer por alguns minutos ou sair imediatamente.

 

O Hotjar ”grava” a movimentação do cursor do usuário dentro do seu site, fornecendo um mapa real de quais informações mais chamam a atenção dos usuários.

Esses insights podem te ajudar a reposicionar informações na tela, como formulários e botões de ação, convidando o cliente a interagir com a sua marca, seja fornecendo um e-mail, seja comprando em uma promoção.

Recuperação de carrinho

Essa não é uma ferramenta específica, mas sim um recurso que está disponível em diferentes pacotes de hospedagem. Com ele é possível lembrar o usuário de itens ”esquecidos” no carrinho de compras.

Frases como ”você esqueceu algo?”, ”ops, você deixou isso aqui” e ”você se distraiu? Lembre-se de finalizar sua compra” são exemplos de notificações e e-mails automatizados e enviados cada vez que um usuário insere itens no carrinho mas não finaliza o processo de compra.

Net Promoter Score

Essa é uma métrica bastante relevante para negócios online que estão em crescimento ou que querem fidelizar um determinado grupo de clientes. Ele fornece dados que indicam se um cliente fez uma única compra ou se voltou a fazer transações dentro do seu site em um determinado período.

Com esses dados é possível saber se a forma de chegar até a sua marca mudou, por exemplo, de busca orgânica para acesso direto, ou se o interesse pelo seu produto mudou ao longo do tempo.

Customer Satisfaction Score

Estar na internet significa interagir. Essa métrica permite entender como os clientes se relacionam com a sua marca em níveis de satisfação. É uma das ferramentas que permite compreender como a jornada do usuário muda de acordo com cada contato com a sua empresa, por buscas, por postagens em redes sociais e por canais diretos de comunicação, como e-mail.

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