guest post Mônica Candido

10 dicas para conseguir mais seguidores no Instagram

Não é suficiente postar uma foto a cada duas semanas. Aqui está uma estratégia simples para começar a fazer sua conta se destacar.

O Instagram está rapidamente se tornando uma das plataformas de mídia social mais seguidas do planeta. Embora muitas empresas se concentrem exclusivamente no Facebook e no LinkedIn, o Instagram provou ser uma parte integrante do sucesso digital de uma empresa. Você está no caminho certo se já abriu sua conta Instagram e publicou algumas fotos, mas está apenas na metade do caminho da batalha. Você precisa começar a ganhar seguidores. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você a obtê-los. 

1. Ficar em um nicho específico

As contas de Instagram que se tornam as mais bem-sucedidas são aquelas que se concentram em um ou dois nichos específicos e só publicam conteúdo relacionado a esses tópicos. É melhor encontrar uma área pela qual você é apaixonado ou conhece muito bem e só postar sobre ela. Por exemplo, se você estiver interessado em viajar, os perfis turísticos podem ser muito úteis. Outra área interessante é de vida saudável ou de boa forma. Se você se mantiver no seu nicho e mostrar autenticidade e amor em suas publicações, você começará a ter seguidores. 

2. Postar conteúdo relevante constantemente

Se você quiser ter muitos seguidores no Instagram, você precisa postar conteúdo de alta qualidade o tempo todo. Você não pode simplesmente postar uma vez a cada duas semanas. Você precisa lançar um novo conteúdo de alta resolução de problemas. Recomendamos fazê-lo uma ou duas vezes por dia (todos os dias) para começar, mas eventualmente você deverá ser capaz de conseguir até quatro posts por dia. 

Se suas fotos não tiverem pelo menos 1080 X 1080 pixels, você precisa atualizar seu smartphone ou câmera fotográfica. Experimente diferentes tipos de vídeos e fotos para atrair a atenção de seu público. O “truque” é começar a experimentar diferentes opções e usar o que funciona melhor para você. Os arquivos que geram movimento (mais conhecidos como Gifs), também funcionam bem. 

Se um dia você não tiver nada para postar, peça permissão para compartilhar uma foto de outra conta com mais seguidores. É melhor do que não publicar nada, além de ajudar a construir relacionamentos com outros usuários. 

3. As legendas devem ser cativantes e motivadoras 

Uma boa legenda pode fazer toda a diferença, portanto você precisa ter certeza de usá-la em seu benefício. Decida qual nicho ou pessoa requer uma legenda mais longa ou mais curta e então seja consistente com sua estratégia. Ao escrever uma legenda, você deve tentar fazer quatro coisas: cativar, motivar, inspirar e dar uma experiência extra de seu vídeo ou foto. A postagem de conteúdo motivacional pode parecer clichê, mas gera muito envolvimento. 

Algumas pessoas usam legendas espirituosas junto com hashtags que complementam o comentário, enquanto outras usam palavras mais sérias. Em última análise, é tudo uma questão de consistência e foco. 

4. Use os emojis certos

Amá-los ou odiá-los, ninguém pode negar que os emojis são uma forma popular de comunicação, tanto em mensagens de texto quanto nas mídias sociais. Se você planeja usar emojis (e você deve), é importante que saiba como lidar com eles corretamente. Os Emojis funcionam como substitutos para palavras e ideias e podem servir para dialogar com o leitor. Você pode fazer isso assim: tente substituir pelo menos uma palavra em cada legenda por um emoji que a represente. Suas legendas começarão a ressoar em um nível emocional com seus leitores. 

No entanto, você deve ter cuidado para não exagerar. Os emojis podem ser usados para apimentar seus postos e torná-los mais engajados, mas eles não devem ser a única maneira de se comunicar. Eles têm o objetivo de substituir certas palavras, evocar reações e descrever emoções para seus seguidores. 

5. Não poste muito 

Há alguns momentos, mencionamos a importância de publicar constantemente. Muitas pessoas cometem o erro de não postar o suficiente. No entanto, existem contas que cometem o erro de publicar demais, o que acaba por chatear os seguidores.

É importante que você encontre a frequência certa para seu público e se mantenha consistente. Acima mencionamos que é bom postar pelo menos duas vezes por dia quando você está começando a trabalhar no Instagram. Esta é uma quantidade ideal para evitar sobrecarregar as pessoas. Começar com dois posts espaçados pela manhã e à noite é uma boa estratégia. 

À medida que sua conta começa a crescer e você começa a ganhar mais seguidores, você pode começar a adicionar mais publicações, por exemplo: uma de manhã, uma à tarde e uma à noite. 

Aqui está uma fórmula muito simples que pode orientá-lo sobre o quanto postar por dia: 

 

  • 1 – 1.000 seguidores, um a dois posts por dia. 
  • 10.000 seguidores, 2 a 3 posts. 
  • 10.000 – 50.000 seguidores, 3 a 4 posts.
  • 100.000 – 500.000 seguidores, 5 a 6 posts. 
  • 500.000 – um milhão de seguidores, 8 a 10 posts. 

6. Usar hashtags

As hashtags são uma característica importante do Instagram, portanto você deve saber como usá-las corretamente em seus posts. Seja estratégico nas hashtags que você deseja usar. Estudos e estatísticas mostram que o uso de 3 a 5 hashtags é ideal para esta rede social. 

Suas hashtags devem representar o vídeo ou a foto (não use hashtags irrelevantes apenas para alcançar mais pessoas). Recomendamos o uso de hashtags descritivas de duas palavras que representem seu post. Por exemplo, #GreenApple, #HondaCivic, #GatoFeliz.  

Ao contrário do que você possa acreditar, o uso de hashtags que já existem em milhões de posts reduz as chances de sua foto se destacar e, portanto, atrair mais seguidores. Se você usar hashtags mais descritivas, sua imagem será vista por mais pessoas procurando por hashtags específicas. 

7. Interaja com seus usuários 

Não basta criar uma conta no Instagram e apenas postar imagens e vídeos. Você precisa interagir com seus seguidores fazendo perguntas em suas legendas e depois respondendo aos comentários deles. Isto o ajuda a criar uma relação mais pessoal com seus seguidores. Quanto mais personalizado for seu relacionamento com eles, mais atraente será sua conta para outros usuários. 

Se você realmente quer ter mais seguidores, deve começar a interagir com os usuários em outros perfis. Deixar comentários úteis nos comentários fará com que outras pessoas se interessem pelo que você tem a dizer. 

A chave é fazer perguntas a seus seguidores sobre quem eles são e o que eles gostam sobre seu conteúdo. Adicione comentários positivos a outras contas para convidar os usuários a visitarem o seu perfil. 

8. Construir comunidade

No mundo do Instagram, a positividade é fundamental. Se você quiser atrair a atenção do público, deve criar uma comunidade positiva onde os seguidores possam postar informações e se comunicar uns com os outros. 

Proibir e excluir todo conteúdo negativo que não tenha lugar em sua conta. Esta é a melhor maneira de criar espaço para comentários limpos e positivos. Não deixe que um comentário ruim se transforme em uma avalanche de usuários que se atacam mutuamente. Você deve monitorar isto, caso contrário, novos usuários irão imitar este tipo de comportamento ou evitarão segui-lo. 

Você deve criar e curar uma conta pacífica e madura, capaz de gerar interações entre usuários, marcas e produtos. 

9. Patrocinar Influenciadores

Quando se trata de navegar no oceano do Instagram, é importante lembrar que os influenciadores desempenham um grande papel nas pessoas que você segue. Considere pagar estes perfis para ganhar mais seguidores e exposição. Encontre as contas que têm o tipo de usuário que você está procurando e faça com elas a promoção de seu canal, repassando seus vídeos ou fotos ou simplesmente fazendo um comentário convidando seus seguidores a conhecerem você. Quase todas as principais contas do Instagram possuem um e-mail de contato para publicidade e promoções. Alguns usuários preferem comprar seguidores Instagram, mas você pode utilizar essa verba para patrocinar influencers como indicamos aqui.

10. Promoção cruzada com outras contas

Finalmente, uma das melhores maneiras de gerar reconhecimento no Instagram é através de publicidade cruzada com contas similares. Encontre usuários de seu estilo que tenham o tipo de seguidores que você gostaria de ter e entre em contato com eles para fazer um acordo. 

Você deve se lembrar que mesmo que sua conta seja diferente de outras contas de seu tamanho, esteja aberto à promoção cruzada. Por exemplo, se seu mercado alvo são homens que gostam de esportes, você pode encontrar estes tipos de seguidores em todos os tipos diferentes de contas que são mais dominadas pelos homens. 

Experimente com diferentes contas e veja quais perfis ajudariam você a crescer mais rapidamente. A chave é fomentar as relações e, em última instância, continuar trabalhando com este tipo de perfis.

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