guest post Mônica Candido

Marketing de relacionamento: confira os benefícios para um negócio

O marketing de relacionamento vêm sendo visto como uma das principais preocupações de empresários nos últimos tempos, visto que a relação com o cliente tem sido de extrema importância para o fechamento de negócios e oportunidades futuras com compradores.

Isso tem a ver com as novas vontades do consumidor, surgidas em um ambiente comercial cada vez mais favorável a ele, onde o cliente escolhe onde quer comprar, quando deseja obter algo e, principalmente, se a empresa escolhida têm alguma ligação com ele.

De certa forma, essa mudança de valores e de comportamentos na hora da compra acompanhou a revolução do marketing de relacionamento, que na verdade sempre existiu, mas certamente hoje aparenta ser mais potente e cada vez mais moderno.

Atualmente, por exemplo, um coworking prefere ter menos clientes de modo que estes sejam fiéis, estejam satisfeitos com o serviço prestado, e mais do que isso, possa ter a certeza de que a empresa vai agregar em suas vidas aquilo que para eles é necessário.

No artigo de hoje, você irá entender mais sobre o que de fato é o marketing de relacionamento e como ele pode ser importante para organizações dos mais variados segmentos, além de algumas dicas de como implantar essa receita no seu negócio.

O que é o marketing de relacionamento?

O marketing de relacionamento pode ser definido como um conjunto de técnicas que buscam trazer uma proximidade e uma fidelidade entre cliente e empresa, de modo que ambos, em especial o consumidor, entre e continue na relação cada vez mais satisfeito.

Tudo isso tem relação a um ciclo de vendas que jamais deve ser fechado. Ou seja, quando uma fábrica de estampagem acaba de fazer uma venda pode ter alcançado um resultado, mas ainda assim não pode parar um momento de satisfazer os seus clientes.

Então, ela precisa ir além daquilo que é previsto, por exemplo, em um funil de vendas. É aí que entram as ações de marketing de relacionamento, trazendo para essa relação algo que faça com que o cliente continue ali, ou que fale da empresa para alguém.

Pode parecer pouco, mas para o cliente, ser lembrado por uma marca ou um prestador de serviço é uma dádiva, e certamente aquele episódio servirá para que este volte na empresa e continue chamando mais e mais pessoas próximas para ter aquela experiência.

Experiência, então, é a palavra que define a procura por um melhor relacionamento. Hoje em dia, com a evolução do mercado, o que mais um consumidor deseja é ter experiências boas, ser bem atendido, ter surpresas positivas, além de ser lembrado e querido.

É como se, sempre que uma empresa lembra de um cliente, este se sente como se estivesse ganhando um anel com pedra de diamante ou um chaveiro abre carro, e é nesse momento que mora o começo de um relacionamento duradouro, e altamente potente entre os dois lados.

Quais seus principais benefícios para empresas?

Uma das vantagens básicas ao se iniciar o marketing de relacionamento é a força que a empresa terá em questão da fidelidade. Ou seja, um cliente que se sente bem com um serviço, um atendimento ou uma experiência, certamente irá voltar no local.

Mas, muitas vezes, a fidelidade abre portas para outras questões igualmente positivas, tal como a indicação. Em negócios como uma empresa de alimentacao hospitalar, cujo trabalho serve diretamente outras empresas, a indicação é um forte aliado no mercado.

Isso porque no ramos B2B (Business-to-Business), existe um mercado praticamente fechado, de empresas e outras empresas, e atingir aquele local para entrar como uma indicação certamente é uma das maiores conquistas dentro desse mercado.

O que não é diferente do mercado tradicional. Dentro de um relacionamento cada vez mais próximo e fiel, a empresa pode conquistar conhecimentos a respeito do cliente e da própria corporação, por meio de um feedback cada vez mais construtivo.

Isso pode ser importante para corrigir ou prevenir erros. Logo, clientes de uma companhia que está lançando uma impressora etiqueta codigo de barras no mercado nacional podem utilizar do relacionamento com clientes antigos para entender quais pontos melhorar.

A partir de uma conversa ou até mesmo de um questionário enviado para esses consumidores importantes, mudanças podem ser feitas e agregadas ao mercado para onde o produto vai entrar, fazendo com que haja uma diminuição de avaliações negativas.

Todas essa incorporações que a empresa faz em questão de melhorias e cada vez mais ligação com que o seu público diz, direcionada a empresa para o ganho de algumas conquistas fundamentais em questão empresarial, como:

 

  • Popularidade;
  • Autoridade;
  • Valor de marca;
  • Maiores oportunidades.

Todos esses pontos são de extrema importância para as empresas, principalmente para aquelas que estão começando no mercado, ou até mesmo aquelas que já são consideradas tradicionais, mas que ainda não tem um contato bom com seus consumidores.

A busca por um relacionamento de qualidade com quem importa para a empresa pode ser ainda mais potente para a boa reputação, algo que nos dias de hoje vale ouro para qualquer empresa, visto que mais clientes que se guiam por essa vertente.

Como utilizar essa estratégia da melhor forma?

Veja a seguir as melhores práticas para implantar ações de marketing de relacionamento na sua empresa da forma mais eficiente possível:

1. Conheça bem o seu público

Antes de mais nada, é preciso que sua empresa de entrega motoboy tenha um ótimo conhecimento sobre quem está vendendo um produto ou serviço, e mais, sobre quem está tentando criar um bom relacionamento e conseguir alguns benefícios.

Para isso, faça pesquisas, elabore conversas francas e entenda de fato o que seus clientes esperam de uma organização como as sua, para que sejam elaboradas formas eficazes de fidelizar essas pessoas, o que deve ser bem estruturado para não trazer problemas.

2. Crie ações que os satisfaçam

A partir do conhecimento pleno sobre quem é a pessoa ou empresa para qual você está trabalhando, e o entendimento daquilo que de fato a deixa confortável e totalmente feliz, passe então a elaborar ações e iniciativas pensando em fortalecer um relacionamento.

Você ou as equipes responsáveis pelo marketing da companhia podem começar a pensar nas variáveis que levam os clientes a sentirem uma boa experiência com a empresa, como brindes com etiqueta bolinha colorida, descontos, fidelidades após consumo, entre outras.

O foco no momento é fazer com que os seus clientes se sintam cada vez mais próximos da sua empresa, e que assim, consigam ter um tipo de troca que vai evocar um melhor relacionamento. Por isso, a escolha das ações é tão importante quanto todo o processo.

3. Estabeleça uma cultura interna para isto

Para que uma marca ou uma empresa pratique ações coerentes com seus públicos, é essencial que as equipes trabalhem conjuntamente, fortalecendo a imagem e a prática de uma empresa que de fato preza por um bom relacionamento com seus clientes.

Para isso, por exemplo, uma clínica pode fazer com que um amigo de um paciente possa agendar consulta oftalmologista de forma gratuita, e que este amigo que trouxe uma nova pessoa receba alguns brindes dentro do prazo de sua consulta.

Por isso, é essencial que dentro da empresa exista uma compreensão sobre as práticas de marketing de relacionamento, para que de fato todos tenham uma participação nas ações, e melhor, que possam usufruir dela igualmente, resultando em melhores desempenhos.

4. Analise os resultados de forma constante

Trabalhar com a implantação de ações de relacionamento exige bastante cuidado antes, durante e depois de serem executadas. Isso porque, muitas vezes, a empresa lança uma jogada de marketing como teste, o que requer uma boa análise e acompanhamento.

Veja então se dentro e fora de sua empresa a ação de marketing vem funcionando, com a realização de pesquisas, análise de vendas e resultados internos, ou até mesmo verificando como anda sua recepção em redes sociais e no mercado para o qual você vende.

A partir desses resultados, pode acontecer uma espécie de verificação de ações no seu negócio, onde elas podem ser tanto descontinuadas quanto melhoradas.

Considerações finais

O marketing de relacionamento é, sem dúvidas, mais uma das formas de conexão da marca com o público, ainda mais nos dias de hoje, onde as experiências e a satisfação, para além dos produtos e serviços, é essencial na escolha positiva ou negativa da compra.

Portanto, empresas que trabalham ações de fidelização e também preparam as equipes de sua companhia para receber uma cultura de relacionamento, certamente estarão à frente no mercado, algo que pode ser provado pelos bons números de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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