guest post Mônica Candido

Marketing pessoal: confira os benefícios para construir reputação

Marketing pessoal é uma estratégia essencial para que o profissional possa vender o seu trabalho para o mercado.

Um dos objetivos dele é fazer com que o profissional se destaque, e com isso conquiste mais oportunidades. Entretanto, ser visto não é o suficiente para um marketing pessoal de qualidade.

Existem outros fatores que precisam ser lembrados e estruturados para que o profissional possa se destacar.

Antes de saber como trabalhar o marketing pessoal, é necessário se aprofundar em um fator técnico, para entender do que realmente se trata esse conceito. É dessa forma que conseguimos atingir a excelência.

Independente de seus planos serem de atuar como autônomo ou conquistar uma boa vaga de emprego, é fundamental construir uma boa reputação e mostrar quais são suas habilidades e capacidades.

É importante lembrar que o mercado está cada vez mais concorrido, e naturalmente as empresas querem os melhores para formar um time.

Mesmo que você tenha formação, experiência e domine um assunto, se não tiver um bom marketing, acaba perdendo para alguém até mesmo de habilidade inferior, mas que soube se posicionar.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é marketing pessoal, a importância de construir uma boa reputação e quais são os benefícios dele.

O que é marketing pessoal?

Quando falamos sobre marketing pessoal, nos referimos a um conjunto de estratégias, que são aplicadas de forma coerente, para que o profissional conquiste uma imagem de valor.

Portanto, é um tipo de marketing para que você seja visto de maneira positiva ou em outras palavras, uma forma de atribuir mais valor a sua imagem.

Não se trata apenas de se autopromover para uma empresa de alimentacao hospitalar ou qualquer outra, mas também de fazer com que o mercado todo tenha uma visão positiva de você.

Existem muitas formas de fortalecer a própria imagem e se tornar referência naquilo que faz, entretanto, é necessário pensar dentro de um contexto para realmente levar valor a quem te vê.

Sendo assim, não basta só chamar atenção, é necessário ter e oferecer conteúdo, mostrando ao mercado sua relevância e com isso conquistar uma posição de autoridade.

Para que se entenda bem qual é o conceito e a função do marketing pessoal, no próximo tópico, vamos mostrar a importância de ter uma boa reputação.

Importância de construir uma reputação positiva

Quando você precisa comprar um produto, como caderno brochura personalizado, vai escolher aquela marca que tem boa ou má reputação?

Em algum momento da nossa vida, nós presenciamos marcas que oferecem os mesmos produtos e serviços, entretanto, algumas possuem boa reputação e são vistas como referência e outras não.

A mesma situação se aplica aos profissionais e a estratégia que mais provoca impactos nesse sentido é o marketing pessoal.

Se uma pessoa possui os mesmos talentos e competências que seu concorrente, mas, mesmo assim, não é lembrada, pode ser que sua imagem não tenha sido bem construída. Consequentemente, ela perde boas oportunidades.  

Para que isso não aconteça, é necessário saber trabalhar as estratégias de marketing pessoal, tais como:

  • Boa aparência;
  • Saber liderar;
  • Resolver problemas;
  • Ser proativo.

O funcionário não precisa usar roupas caras para se destacar em seu ambiente de trabalho, em uma estacao de trabalho com divisoria, entretanto, é fundamental que ele tenha uma imagem apresentável.

Estar mal vestido faz com que as pessoas percam a confiança em você, então, vista-se de forma a transparecer segurança e profissionalismo.

Mantenha as roupas sempre limpas, adequadas ao seu ambiente de trabalho e às funções que você desempenha.

Saber liderar também é uma capacidade muito admirada no mercado, visto que os líderes são profissionais que inspiram outras pessoas.

Sendo assim, trabalhe aspectos relacionados à segurança para estruturar bem o seu marketing pessoal. 

Lembre-se que isso em nada tem a ver com cargos mais altos, mas sim, com a postura que você assume no dia a dia.

O valor profissional de uma pessoa também é medido, de acordo com a quantidade de problemas que ela consegue resolver.

Se você se limita a fazer apenas o que a maioria faz, então não será visto de maneira diferente. 

Por exemplo, dentro de uma academia, um professor que saiba dar aula de pilates classico, algo que os outros não sabem, acaba por se destacar.

Por fim, é importante se mostrar como uma pessoa que está sempre à frente de situações negativas. Ser proativo é pensar em soluções que possam melhorar os processos.

Ao invés de esperar o problema aumentar, seja alguém que venha com uma boa solução. Com isso, você vai impressionar outros profissionais e colegas de trabalho, principalmente, os gestores.

 

Agora que você entende a importância de ter uma boa reputação, e como conquistá-la por meio de estratégias de marketing pessoal, no próximo tópico, vamos mostrar quais são os benefícios dessa prática.

Benefícios pessoais e profissionais do marketing pessoal

Trabalhar o marketing pessoal do jeito certo traz muitos benefícios, tanto para a vida pessoal quanto profissional. 

1- Maior transparência

Por exemplo, dentro de um fabricante de impressora etiqueta codigo de barras, você se torna mais transparente e verdadeiro.

Isso é muito importante porque quando transmitimos confiança, temos mais destaque, independentemente de nossa área de atuação.

O profissional se torna mais ético, ou seja, ele jamais vai prejudicar alguém para conquistar uma posição de destaque. Sua maior estratégia é sua sinceridade e bom senso.

2- Verdadeira liderança

Com o passar do tempo, o marketing pessoal faz de você um verdadeiro líder. Dessa forma, estará apto a identificar as forças e fraquezas da equipe e de cada colaborador que faz parte dela.

Assim, também fica mais fácil o espírito de equipe, influenciando todo o time a buscar os objetivos que a empresa deseja. E uma das melhores formas de trabalhar o seu espírito de liderança é sempre se mostrar disposto a ajudar.

3- Desenvolvimento de habilidades

O marketing pessoal instiga o profissional a desenvolver boas habilidades. Sendo assim, dentro de uma clínica de exame medico demissional, por exemplo, ele saberá desenvolver novas ideias para melhorar o desempenho da organização.

Para melhorar ainda mais a sua imagem, mostre-se sempre disposto a realizar tarefas que estejam ao seu alcance, de maneira voluntária.

Aquela frase que muitos costumam usar de “não sou pago para isso”, além de recusar uma colaboração que a companhia está confiando a eles, mostra que não se importam com seu crescimento e resultados.

Quando você assume uma demanda extra ou uma função temporária dentro da empresa, mostra que é capaz de vencer desafios.

4- Minimização de conflitos

Um bom marketing pessoal também tem como benefício fazer com que o profissional seja capaz de minimizar conflitos.

É normal que durante um trabalho em equipe surjam vários conflitos, mas ao desenvolver as estratégias desse tipo de marketing, você consegue ser capaz de respeitar opiniões e diferentes modos de agir.

Isso porque conseguimos encontrar pontos de equilíbrio entre diferentes ideias, fazendo uma gestão de conflitos mais efetiva.

5- Otimismo e empatia

Um empreendedor que investe em seu marketing pessoal se torna mais otimista e empático. 

Se ele tem, por exemplo, uma empresa de estampagem, saberá como conduzir tudo de maneira calma e eficaz.

Você consegue se livrar do estresse e da pressão do dia a dia, uma vez que compreende os seus limites e também das pessoas que trabalham com você.

Neste caso, o profissional é capaz de reconhecer os méritos de outros colaboradores, elogiando-os sempre que fazem um bom trabalho.

6- Desenvolvimento da paciência

Toda pessoa que trabalha com boas estratégias de marketing pessoal se torna mais paciente. 

Aliás, isso é muito importante, considerando o fato de que o retorno pela dedicação demora um tempo para aparecer.

O profissional desfruta de cada conquista e consolida seus aprendizados antes de achar que merece ser promovido dentro de uma empresa de etiqueta adesiva branca multiuso ou de conquistar um novo parceiro de trabalho.

7- Construção de networking 

Por fim, ter um bom marketing pessoal é a melhor maneira de construir uma boa rede de relacionamentos pessoais e profissionais.

Por meio do networking, você tem a oportunidade de conhecer outras pessoas, que acrescentam tanto em seus projetos pessoais quanto profissionais.

Ademais, é a melhor maneira de ampliar seu campo de atuação, sendo assim, é primordial que, ao trabalhar suas estratégias de marketing pessoal, você se dedique a formar uma boa rede de relacionamentos, dentro e fora do seu ambiente de trabalho.

Conclusão

Muitas pessoas são talentosas e disputam uma vaga naquela empresa que você sonha ou tentando uma colocação melhor nas companhias.

Habilidades e conhecimentos não são suficientes para convencer os líderes de que você é a melhor escolha deles. É preciso fazer mais para conquistar uma boa reputação e ser visível de forma positiva.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre marketing pessoal e de que maneira ele pode ser feito, para que tenha acesso a tantas vantagens trazidas por ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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