guest post Mônica Candido

Passo a passo para construir um planejamento de marketing

O planejamento de marketing é essencial dentro de uma empresa, da mesma maneira que o negócio precisa de profissionais dos mais diversos setores para fazer com que o dia a dia siga sem percalços.

Sua importância vale tanto para o público quanto para os funcionários de equipes internas.

Isso porque, por meio desse planejamento um negócio consegue traçar suas estratégias de marketing a partir daquilo que o negócio deseja, fazendo com que todas as equipes trabalhem em conjunto para que o objetivo em questão seja atingido por todos.

Por exemplo, se uma empresa tem como foco alcançar novos clientes na América Latina, e vai utilizar algumas ferramentas de marketing para colocar seus planos em prática, é preciso organização e pensamento estratégico, dentro de um grande planejamento.

Essa também pode ser uma utilização certeira para negócios como uma empresa de alimentacao hospitalar em uma grande cidade, que deseja planejar sua boa atuação no digital daqui há dois anos, algo que necessita de um forte planejamento.

No texto a seguir vamos entender mais sobre o que de fato é um planejamento de marketing, e qual sua principal função hoje em dia no surgimento das mais diversas marcas, reconhecendo, ainda, os passos para colocar em prática dentro de qualquer negócio.

O que é um planejamento de marketing?

O planejamento de marketing pode ser concebido tanto como um documento quanto um direcionamento bem sinalizado, onde todas as práticas e estratégias a serem seguidas por uma empresa, em um foco comunicacional, estarão bem visíveis para as equipes.

Antes de mais nada, precisamos entender o quanto marketing é utilizado por empresas, de um modo geral, para conquistar seus públicos, gerar autoridade e reconhecimento pelo mercado, e principalmente, trazer objetivos sonhados, como a lucratividade.

Um bom exemplo disso é uma marca de impressora etiqueta codigo de barras que estará lançando seu produto no mercado. 

Para isso, é preciso que o negócio fortaleça uma comunicação com seu público-alvo por meio de alguns canais de comunicação:

  • Redes sociais;
  • Blog da marca;
  • Newsletter;
  • Anúncios na internet.

Além dessa sinalização de onde toda a comunicação deve acontecer, bem como as campanhas que devem ser produzidas, existe ainda uma direção para qual a empresa deve prestar atenção, o que engloba algumas estratégias de marketing, das mais variadas.

Por exemplo, uma marca autoral de caderno brochura personalizado sabe que além da comunicação direta e contínua com clientes nas redes sociais, local de maior interação, é preciso que algumas estratégias sejam bem trabalhadas ao longo do tempo.

Nisso estão incluídos anúncios esporádicos, parcerias com outras marcas, em uma forma de co-marketing, lançamentos de produtos que necessitam de maior estrutura comunicativa em sites e newsletters, além da grande presença nas em um planejamento de postagens.

Tudo isso pode ser difícil de ser gerenciado, e ainda mais, lembrado, mesmo que por equipes bem experientes, que sabem trabalhar comunicações para empresas, dos mais variados tamanhos e tempos de experiência no mercado onde atuam.

Isso faz com que o planejamento seja uma excelente opção para essas companhias, de modo que todas as diretrizes relacionadas às ações a serem tomadas serão bem postas e visivelmente notadas pelas equipes responsáveis pela produção dessas estratégias.

Por isso, quase sempre vemos um planejamento em forma de documento, para que justamente ele possa servir como guia para os produtores de conteúdo e de estratégias de marketing, além de ser constantemente analisado pelas equipes de comunicação.

Assim, podemos entender que um planejamento de marketing é muito mais do que uma simples direção para onde a empresa deve ir, mas sim parte essencial de trabalhos e objetivos a serem conquistados, por exemplo, por uma clínica de aula de pilates classico.

Por que ele é importante para a construção de uma marca?

Até aqui já podemos entender o quanto o planejamento é importante para empresas guiarem suas estratégias e ações de marketing, já que nem sempre se faz possível memorizar tantas ações que devem ser feitas ao longo de um determinado tempo.

Mas, no caso da construção de marcas, esse planejamento se faz ainda mais necessário, visto que algumas questões poderão ser amplamente traçadas para que uma das partes mais importantes da empresa apareçam nesse início: o posicionamento.

Acontece que, a construção de um posicionamento bem feito requer todos os planejamentos possíveis em relação ao marketing, porque é a partir do entendimento do objetivo da empresa que todas as ações relacionadas à marca serão lançadas.

Por exemplo, se uma nova empresa de estampagem deseja ser reconhecida por jovens de até 23 anos dentro de um núcleo de classe média e alta em uma cidade, é interessante que formatos de linguagem e comunicação sejam trabalhados pensando nesse contexto.

 

Outro quesito importante dentro da concepção de um planejamento de marketing é a ideia de que os resultados serão alcançados com base em um objetivo certo, já delimitado por uma empresa previamente, algo que facilita o trabalho das equipes posteriormente.

Por exemplo, dentro da comunicação estratégica de uma nova clínica de exame medico demissional o foco colocado pela empresa é que o negócio obtenha mais trinta novos clientes em até seis meses após as veiculações de estratégias de marketing.

Trabalhar com esse foco é totalmente diferente daquele que é feito no escuro, sem métricas visíveis e com o mínimo de análise de dados e informações que vão agregando maior embasamento do trabalho que vem sendo feito, vendo onde é preciso ser modificado.

Além disso, fazer de fato um planejamento de marketing ainda no início de uma marca pode ser ideal para que algumas oportunidades e ameaças sejam encontradas, e que soluções possam fazer parte da empresa antes mesmo da primeira comunicação com o público.

Por exemplo, ainda no projeto de concepção das estratégias de marketing que serão feitas dentro de uma nova marca de etiqueta bolinha colorida, uma das principais colocações feitas dentro do planejamento são potenciais oportunidades de mercado.

O levantamento, então, serve não apenas como um parâmetro de como a empresa deve se portar diante daquilo que pode ser positivo, como uma parceira, a atuação em um mercado deserto de concorrência ou até mesmo um lançamento no ápice do desejo do cliente.

Passo a passo para montar seu planejamento de marketing

Montar um planejamento de marketing requer não apenas atenção, mas também a plena compreensão sobre alguns dos pontos estratégicos para que se faça um marketing empresarial, tal como público-alvo, mercado e a própria empresa.

Veja abaixo algumas das principais técnicas a serem utilizadas dentro desse trabalho, e como elas podem ser essenciais dentro de todo um conjunto de planos de marketing:

1. Faça uma análise e diagnóstico

Para iniciar sua estratégia de planejamento de marketing é preciso dispor de análises da empresa, em um sentido amplo, encontrando potenciais erros e acertos.

Além de entender bem o mercado no qual está inserido e suas particularidades.

2. Conheça seu público e a sua persona

É essencial que sua estratégia seja bem direcionada nos canais de comunicação e estratégias usadas, e para isso, é preciso que você conheça bem quem está comunicando, quem será a pessoa a comprar o seu produto e qual a sua persona.

3. Trabalhe seus objetivos

Escolha aquilo que sua empresa mais vê como essencial para que o planejamento de marketing se coloque como realidade. 

Tudo o que você tiver em mente e achar relevante ser trabalhado deve ser bem posicionado e sinalizado no planejamento.

4. Encontre o posicionamento da marca

A partir disso, com todos os dados e informações solicitadas anteriormente, chegou a hora de definir o posicionamento para sua empresa de entrega motoboy que deve falar e se portar, em todas as linguagens e signos, da maneira ideal, de acordo com o propósito.

5. Organize as estratégias de marketing

Com todas as outras questões bem resolvidas, chegou a hora de sua empresa direcionar todas as estratégias que serão utilizadas, dentre produção de conteúdo, anúncios, campanhas publicitárias e todas e qualquer técnica comunicacional necessária.

6. Determine um tempo limite para as ações

É importante que após a definição daquilo que será trabalhado na sua marca, exista uma data limite, não apenas para determinar onde seu planejamento terá alcançado êxito, mas também para que você analise os resultados, e caso precise, busque por melhorias.

Considerações finais

O planejamento de marketing é um quesito ideal dentro do marketing, não apenas por permitir um conhecimento sobre a empresa, propósitos a serem trabalhados ou estratégias a serem seguidas, mas também para que possa trazer transparência ao processo.

Por isso, nada melhor do que compartilhar todos os processos do planejamento e de suas ações com as equipes responsáveis, para que a integração não deixe de ser uma arma potente para a construção de uma comunicação plena e direcionada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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