guest post loja virtual Mônica Candido

8 ferramentas essenciais para ecommerce que precisam estar na sua loja virtual!

Colocar uma loja virtual no ar e administrá-la são duas tarefas bem distintas. Para a primeira bastará algum conhecimento técnico e um serviço de hospedagem, mas para manter e controlar é preciso mais do que isso, por isso, neste artigo traremos 8 ferramentas essenciais para ecommerce.

Cada um dos itens dessa lista de 8 ferramentas essenciais para ecommerce trarão alguns serviços para auxiliar o dia-a-dia da sua loja virtual, algumas mais gerais e outras mais específicas, conheça bem todas e escolha as suas.

Ferramentas essenciais para ecommerce

A seguir,separamos oito ferramentas essenciais para e-commerce:

  1. Google Analytics
  2. SEMRush
  3. SimilarWeb
  4. Google PageSpeed
  5. Trello
  6. CRM
  7. Checkout Transparente
  8. Blog

Entenda como usar e quais os benefícios de cada uma, a seguir. 

1. Google Analytics

Uma das ferramentas essenciais para ecommerce e também para outros tipos de sites, o Google Analytics traz algumas funcionalidades muito interessantes. 

Ele é uma ferramenta essencial porque apresenta relatórios sobre:

  • páginas mais visitadas, 
  • itens mais buscados, 
  • conversões,
  • Outros dados para medir o desempenho da loja a partir da avaliação de indicadores de seu e-commerce.

2. SEMRush

Essa ferramenta é bastante indicada para quem busca investir no Marketing de Conteúdo para e-commerce e SEO, como forma de atração para o seu e-commerce. 

A ferramenta irá te auxiliar na pesquisa de palavras-chave, um dos primeiros passos da produção de conteúdo.

Conhecendo as palavras mais pesquisadas na internet é possível criar temas para os seus conteúdos em cima dessas demandas de pesquisa e assim produzir algo relevante para o seu público. 

O SEMRush traz dados sobre as palavras-chave como:

  • quantidade de buscas, 
  • nível de concorrência, 
  • custo por clique, e mais. 

A ferramenta também oferece termos similares para que você possa usar variações das palavras pesquisadas.

O SEO é uma boa estratégia para atrair clientes e ampliar a relevância da sua empresa nos canais digitais. Para aprender mais sobre SEO indicamos que assista ao vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=5h2o2vnl1iI&t=1188s

3. SimilarWeb

Uma das ferramentas essenciais para ecommerce sem dúvida seria uma forma de saber como estão os concorrentes em relação ao mercado, não é mesmo? 

Pois bem, o SimilarWeb atua exatamente nisso, é uma ferramenta poderosa de análise de concorrência.

O melhor de tudo é que o manuseio é bem simples, basta você digitar o site que deseja comparar e ter acesso aos dados na sua tela. 

Os principais indicadores que são apresentados por essa ferramenta são:

  • Origem de tráfego
  • Influência nas redes sociais
  • Posição em Ranking Nacional
  • Número de acessos

4. Google PageSpeed

Uma das consideradas boas práticas de SEO é o tempo de carregamento de uma página. Esse índice conta como fator para melhorar ou piorar o ranking orgânico de uma página ou um site nas pesquisas pelo Google.

 

Quanto mais pesada e demorada forem as páginas do seu ecommerce, pior será a posição delas no Google. E mesmo que tenham cliques, as páginas lentas tendem a ser fechadas mais pelos usuários, o que abaixa a taxa de retenção dos visitantes, outro indicador importante.

Para saber quanto é esse tempo e corrigir essa lentidão você tem o Google PageSpeed, ele avalia suas páginas com notas de 0 a 100 apontando os fatores que fazem sua página está mais lenta e permite que você faça melhorias e controle a média de todo site.

5. Trello

Uma das ferramentas essenciais para ecommerce voltadas para gestão, o Trello é uma boa pedida para organização de tarefas e demandas.

Através dele é possível separar, delegar e acompanhar as tarefas da sua equipe.

Desde o painel mais simples com quadros: “A fazer”, “fazendo” e “feito” até as ramificações mais complexas que seu site possuir, sendo possível criar um quadro para cada aba do site e colocar responsáveis, datas de entrega e ser notificado quando uma tarefa muda de “a fazer” para “fazendo” ou quando uma data de entrega expirou.

6. CRM

O software de CRM em vendas é algo que vai te auxiliar em todo o processo de vendas, por isso, é uma das ferramentas mais essenciais dessa lista. Através dele é possível acompanhar demandas de atendimento, financeiro e até marketing.

Escolher entre as tantas opções de CRM disponíveis deve considerar a necessidade do seu negócio

Lembre-se de considerar as opções de integração que o sistema escolhido oferece, para que ele possa se conectar a outras estratégias e ferramentas essenciais para seu e-commerce.

7. Checkout Transparente

Umas das ferramentas que trará ao seu cliente mais confiança e diminuir as taxas de abandono de carrinho é o Checkout Transparente. 

Uma ferramenta relativamente recente que busca dar credibilidade ao site junto ao consumidor.

Com o checkout transparente o processo de pagamento é feito de maneira mais simples e seguro, tudo dentro do domínio do seu e-commerce. Isso dá ao cliente uma sensação maior de segurança e diminui as etapas de pagamento, o que contribui para melhores taxas de carrinhos abandonados. 

8. Blog

Essa talvez não seja uma ferramenta diretamente ligada ao e-commerce, mas com certeza tem muito a oferecer em questão de benefícios a sua loja virtual. A principal delas é melhorar o rankeamento das suas páginas no Google e a autoridade da sua loja.

Uma vez que você trabalhe marketing de conteúdo com palavras-chaves relevantes, isso fará com que o seu site fique nas primeiras páginas das pesquisas do Google, aproximando o seu cliente da sua loja virtual.

Além disso, mesmo que eles não comprem imediatamente, aplicando uma estratégia de inbound marketing, é possível converter os visitantes em leads, trabalhá-los e transformá-los em clientes no futuro.

E aí o que achou dessa lista de ferramentas essenciais para ecommerce? Já usa alguma delas? Conte sobre sua experiência nos comentários!

 

Este artigo foi escrito pela Gyra+. Somos uma plataforma que realiza empréstimo online seguro com taxas customizadas, para empreendedores digitais em busca de capital de giro. Solicite uma proposta e descubra o crédito que cabe no seu negócio.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.