Blogger guest post WordPress Mônica Candido

Blogger ou WordPress? Qual escolher para criar um blog profissional

Embora alguns anos atrás houvesse muitos que previram seu fim, é claro que hoje em dia os blogs são uma parte muito importante do marketing online.

De fato, o chamado marketing de conteúdo tem como eixo central oferecer informações úteis e relevantes aos usuários, sem dar tanta importância ao conteúdo promocional clássico que as empresas haviam feito até então.

É por isso que, para oferecer este tipo de informação, os blogs profissionais se tornaram uma ferramenta indispensável para que o marketing online de sua empresa ou negócio funcione, trazendo-lhe clientes e, portanto, benefícios.

Lembra-se que já te falamos sobre os benefícios de ter um blog corporativo para seu negócio?

Se você já decidiu implementar este tipo de técnica em seu negócio, certamente chegou ao ponto de se perguntar qual será a melhor plataforma para o tipo de projeto que você deseja fazer.

Neste post vamos falar sobre duas opções bem conhecidas (provavelmente a mais) para criar seu blog: Blogger e WordPress.

Vamos analisar as duas plataformas, com suas vantagens e desvantagens, e depois te daremos nossa opinião pessoal com base em ter usado as duas plataformas.

Finalmente, será você quem decidirá escolher Blogger ou WordPress para criar seu blog profissional.

Vamos começar?

Blogger

Blogger é a plataforma de blogging fornecida pelo Google.

Já usamos esta plataforma quando começamos a nos interessar por blogs anos atrás e admitimos que, para alguém que está apenas começando, é uma maneira muito fácil de começar um blog.

Além disso, o Blogger é totalmente gratuito e, como pertence ao Google, como já dissemos, você pode acessar a ferramenta a partir de sua conta Gmail sem qualquer tipo de registro.

Também te oferece a possibilidade de integrar de forma muito simples alguns dos serviços (Google Analytics, Adsense etc.) oferecidos pelo mecanismo de busca mais popular do mundo.

Como se isto não fosse suficiente, ele tem vários modelos que são bastante atraentes visualmente falando e até mesmo um assistente de criação de modelos para fazer o layout de nosso blog a gosto.

Você pode até mesmo tê-lo em seu próprio domínio sem nenhum custo adicional (apenas o custo de contratar o domínio, obviamente).

No entanto, nem toda a montanha é de orégãos. Ela também tem suas falhas e coisas não muito boas.

O número de plugins (funcionalidades) que você pode implementar no Blogger é muito limitado, portanto, há pouca diferença entre os blogs criados nesta plataforma.

Além disso (e isto é muito importante e uma grande falha para uma plataforma Google), ela é bem pouco otimizada para SEO e, se você busca aprender como fazer meu site aparecer no google em primeiro devemos te informar que, com o Blogger você dificilmente conseguirá isso e, consequentemente, não trará muitas visitas ou clientes potenciais ao seu blog.

Outra desvantagem que vemos é que não é fácil migrar o conteúdo de seu blog para outra plataforma como WordPress.org se você quiser fazer isso no futuro.

Algo que você fará porque, para sermos honestos, o Blogger é ótimo para começar, mas rapidamente ficará aquém do esperado se você quiser profissionalizar seu blog.

WordPress.com e WordPress.org

Dentro da plataforma WordPress temos que diferenciar duas variantes: wordpress.com ou wordpress.org.

WordPress.com é uma opção semelhante ao Blogger, no sentido de que você não precisa de sua própria hospedagem, uma vez que todo o seu conteúdo será hospedado em servidores wordpress.com.

Podemos dizer que é melhor que Blogger no aspecto de otimização para posicionar seu blog nos diferentes mecanismos de busca, como o Google, por exemplo.

Também é melhor no sentido de que você pode expandir muito mais suas opções se as páginas gratuitas ficarem aquém do esperado (a partir de um pequeno investimento, é claro).

No entanto, nesta opção perdemos outras possibilidades, como poder ter nosso próprio domínio e liberdade no design do blog (a menos que você pague, é claro) algo que tínhamos no Blogger.

Sem contar que não tem nenhum plugin e a não ser os que mostram publicidade sobre os benefícios ao WordPress.com, mas não a você.

 

Por outro lado, o WordPress.org nos dá controle total e absoluto do nosso blog.

É necessário um pequeno investimento de sua parte para comprar um domínio, hospedagem e (provavelmente) um modelo ou estrutura profissional que funcione com o Wodpress.

Normalmente, estes custos estão em torno de R$ 100,00 mais ou menos (este valor diminuirá ou aumentará dependendo do tipo de hospedagem que você precisa para seu projeto).

Mas, por esse pequeno investimento, você terá um blog que te permitirá implementar muitos plugins para te dar mais recursos.

Também graças à instalação de plugins, você pode fazer com que o SEO de seu blog seja muito melhor otimizado para os mecanismos de busca.

Sem mencionar que você terá centenas de modelos e templates que darão a seu blog um estilo muito profissional, tornando-o diferente dos demais.

Como se isto não fosse suficiente, com a opção wordpress.org, também temos a possibilidade de usar nosso blog como se fosse um website ou e-commerce, graças aos inúmeros plugins que podemos instalar e que já mencionamos acima.

Colocar um “mas” seria que esta é a opção menos fácil, pois você terá que aprender aspectos de computação, como saber instalar wordpress em um servidor remoto, configurá-lo e dar a aparência que você quer ao modelo que você escolheu.

Mas lembre-se que tudo pode ser aprendido se você realmente quiser fazer isso e se você for constante nisso.

Então… qual devemos escolher? Blogger ou WordPress?

Não iremos impor aqui qual escolha você deve implementar em seu projeto, já que sua decisão deve ser baseada nos objetivos que você tem com o blog, se você planeja monetizá-lo ou apenas fazê-lo por lazer.

A opção que nós escolheríamos é precisamente a que implementamos neste blog: wordpress.org.

Leva várias horas para configurar tudo do jeito que você quer, mas no final, este é um CMS que te dará possibilidades neste sentido e, todo mundo gosta de ter controle total do que faz.

Embora possamos entender que, se você é novo nisso, é um pouco assustador começar com o WordPress.org sem saber se você vai conseguir ter sucesso com ele (acontece com todos nós).

Mas esta é apenas nossa opinião com base no que sabemos e no que precisamos.

Sua decisão depende dos objetivos que você está perseguindo.

Se o que você deseja é um blog profissional para sua empresa, com o qual se tornar conhecido em sua indústria, aprimorar sua própria marca pessoal, dar uma imagem de profissionalismo na Internet ou de alguma forma obter ganhos finaceiros, nossa recomendação é que você escolha o WordPress.org.

Por outro lado, se seu projeto é um blog no qual você escreve como hobby ou usa somente para postar fotos dos seus desenhos e tatuagens por exemplo e não planeja obter rentabilidade ou lucro com ele, então tanto o blogger quanto o WordPress.com são uma boa escolha para isso, já que você não terá que gastar um centavo e certamente a SEO de seu blog não será o que mais o preocupa.

Finalmente…

Você é Blogger ou WordPress?

Você já optou por uma opção ou por outra?

Este artigo o ajudou a tomar esta decisão?

Você tem alguma pergunta ou precisa de mais informações sobre as diferentes opções que propusemos neste post?

Se você quiser, conte-me tudo sobre isso deixando um comentário no blog ou em qualquer um dos meus perfis de rede social.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.