guest post Camila Fiori

Como reduzir custos da sua empresa?

Os custos fazem parte de todo o processo de um empreendimento, é inevitável. Se você é gestor, terá de enfrentar as despesas fixas do seu negócio. Porém, com prevenção é possível reduzir os custos da sua empresa e não agir de uma forma mais emergencial, como acontece na maioria dos casos.

Para uma empresa conter os custos, ela deve saber exatamente o que são. Esse entendimento se, não apenas com muita planilha, mas também, com muito conhecimento de gestão empresarial.

 

Mas, afinal, o que são custos?

Primeiramente, para saber o que são custos, é necessário entender a diferença das palavrinhas: custo e despesa. Ambas têm conceitos diferentes.

Despesas são gastos necessários que movem e fazem a empresa funcionar, como: salário de colaboradores, manutenção do espaço, investimentos. E os custos estão associados à aquisições, mercadorias, matéria-prima, mão de obra, impostos, energia, etc.

Geralmente são divididos em:

  • Custos fixos: aqueles que estão ligados a atividade produtiva do negócio
  • Custos variáveis: aqueles que mudam de acordo com a quantidade de trabalho e produção.

Dicas de redução de custos empresariais

 

1 – Tenha organização e planejamento

O primeiro passo para reduzir custos da sua empresa é fazer um bom planejamento de todos os gastos. Coloque numa planilha as despesas e investimentos recém feitos. Feito isso, organize o que é prioridade e o que pode ser modificado. Estipule metas para poder controlar o que entra e sai e ter um fluxo de caixa rentável para sanar alguns custos fixos.

Lembre-se: não coloque em prática nenhuma estratégia antes de realizar um planejamento estratégico. No Sebrae, por exemplo, há profissionais capacitados que orientam a realizar um planejamento empresarial de sucesso.

 

2 – Economize luz e água

Se o seu empreendimento precisa ter um espaço físico, faça economia de energia elétrica e água do estabelecimento. Contas assim costumam ter valores bem significativos, mas que são essenciais para o negócio.

Pense em soluções que diminuem esses custos. Opte por descargas e torneiras econômicas e substitua as lâmpadas convencionais pelas de LED ou aquelas de sensores, que ligam apenas quando há alguém no local.

 

3 – Refaça planos de internet

Todos sabem que, hoje em dia, é indispensável viver sem serviços de internet. Independente do ramo do seu negócio, o serviço de telefonia e internet é eficaz para otimizar atendimentos e prazos.

 

Porém, para reduzir custos da sua empresa, recomendamos analisar os planos existentes e que encaixem na sua necessidade. Confira a velocidade e veja as melhores opções das operadoras existentes. Em casos de internet empresarial há planos corporativos que são mais em conta e atendem melhor as demandas.

Já no setor de telefonia, atualmente prefira ligações via aplicativos, que além de economizar, têm a mesma qualidade de uma ligação normal.

 

4 – Reveja o seu estoque

Estoque parado não é bom sinal. Empreendimento de sucesso é aquele que repõe diariamente seu estoque, porque é sinal que as vendas estão de vento em popa. Por isso, a nossa dica é conferir os produtos parados do estoque da sua empresa. Mercadorias paradas ocupam espaço e podem até estragar.

Lembre-se de conferir no planejamento estratégico o controle certinho de controle do seu estoque.

 

5 – Economize papel!

Essa é uma dica muito útil não apenas para a reduzir custos da sua empresa, como também, reduzir danos ao planeta Terra. Há tempos que empresas utilizam do reaproveitamento de papel. Isso com certeza gera uma economia grande no caixa do seu negócio.

Uma dica para economizar os papéis é usar o bloco de notas do computador, digitalizar mais os documentos e ferramentas colaborativas. Pense nisso! Uma empresa sustentável e consciente ganha muito mais.

 

6 – Tenha os colaboradores certos!

Uma boa gestão sabe o número de funcionários que precisa para cada função. Portanto, tenha apenas os colaboradores certos para auxiliarem no crescimento do seu negócio. Funcionários demais que fazem a mesma coisa são custos excessivos à empresa.

 

7 – Conte com todos

Para que a empresa reduza custos é necessário que todos caminhem juntos, não é mesmo? Por isso, incentive os colaboradores a práticas de economia, seja no desligamento correto de aparelhos eletrônicos, digitalização de documentos e guias e usando os aplicativos.

Essa consciência é não apenas do gestor, mas de todos!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.