Blogger Diego Bini

Descubra as 6 características mais buscadas por recrutadores

Conquistar um espaço no mercado de trabalho vai além de ter um bom currículo. É claro que investir em especializações faz toda a diferença para ganhar destaque entre a concorrência. No entanto, é preciso ir além da formação técnica e desenvolver características comportamentais que são cada vez mais valorizadas pelos recrutadores.

Todos os dias, profissionais de Recrutamento e Seleção buscam novos talentos que estejam alinhados com o descritivo da vaga e com a cultura organizacional da empresa. Mas, para conseguir a tão sonhada oportunidade e permanecer nela, é necessário ter um perfil composto por algumas habilidades importantes no mundo corporativo.

Para se ter ideia, uma pesquisa feita pela consultoria Page Personnel traz um dado interessante: nove em cada 10 profissionais são contratados por suas competências técnicas e demitidos pelo comportamental. Por isso, é tão importante que a pessoa sempre busque novas habilidades para que tenha sucesso na carreira e alcance todos seus objetivos.

6 características buscadas por recrutadores

O mercado de trabalho segue competitivo e, por isso, o colaborador que deseja se destacar em sua área de atuação ou conseguir uma promoção deve desenvolver habilidades que são importantes para sua vida profissional. Elas ainda são importantes para você melhorar o seu relacionamento interpessoal com outras pessoas. Vamos conferir ao longo do texto!

1 – Inteligência emocional

Saber gerenciar emoções é importante no dia a dia. Esse processo envolve autoconhecimento para entender os sentimentos e ver como eles afetam o seu desempenho. Por isso, quando passar por alguma situação de estresse ou tristeza, faça um exercício para entender o que causou essas sensações para que tenha controle sobre elas.

2 – Resiliência

Ser resiliente é fundamental para enfrentar as adversidades. O profissional que coloca a resiliência em prática consegue lidar com os desafios de forma mais otimista. Com isso, ao passar por um problema, ele não enxerga apenas o lado negativo da situação. Além disso, deve ser capaz de resistir às pressões, aprender com erros e saber ouvir críticas. 

3 – Flexibilidade

Um bom profissional precisa saber se comunicar e, ao mesmo tempo, ter flexibilidade para se adaptar a diferentes cenários. Diante disso, é fundamental que a pessoa consiga passar por mudanças de forma positiva, sem que isso afete suas emoções.  Esse perfil, com certeza, terá mais sucesso em sua carreira, visto que não tem medo de encarar novos desafios. 

 

4 – Trabalho em equipe

Saber trabalhar ao lado de outras pessoas está entre as características mais buscadas por trabalhadores. Esse processo é importante para compartilhar ideias e analisar diferentes pontos de vista de um mesmo projeto, por exemplo. Para isso, é importante ter empatia e saber escutar os colegas. Essa troca é muito rica e incentiva a produtividade de todos.

5 – Proatividade

Essa é uma habilidade importante para se destacar no mercado de trabalho. Isso porque, nesse caso, o profissional tem atitude e está sempre à frente na tomada de decisões. É uma pessoa que vai atrás de soluções com autonomia e não espera para agir. Esse perfil também tende a estar em constante aprendizado, além de ser eficiente e ter iniciativa.

6 – Olhar estratégico

Todo profissional com visão estratégica tem a capacidade de analisar todo o cenário e tomar decisões mais assertivas. A capacidade de planejamento faz toda a diferença para o negócio ter sucesso e crescer de forma orgânica. Por isso, é importante desenvolver essa característica para atingir os objetivos da empresa com sabedoria.

Como desenvolver essas habilidades?

Para desenvolver essas e outras habilidades, é preciso dedicação. Dê os primeiros passos e não tente abraçar o mundo de uma só vez. Com isso, você deve escolher uma habilidade por vez – ou duas, no máximo – e, a partir disso, definir os objetivos principais. Em seguida, eles devem ser separados em metas menores, que possam ser alcançadas.

Nesse processo, você pode contar com o auxílio de outras pessoas que já tenham essas habilidades bem desenvolvidas. É interessante fazer networking para trocar experiências. Além disso, realizar um curso de especialização ajuda a garantir informação técnica e desenvolver características comportamentais. É possível encontrar bolsas pós-graduação EAD em diversas áreas. 

Além disso, é importante praticar e ficar de olho no seu comportamento diante das situações. Se o seu desejo é saber trabalhar em equipe, por exemplo, que tal prestar atenção na forma como age quando precisa desenvolver um projeto com outras pessoas? Junto a isso, tenha uma boa comunicação, confiança nos seus colegas e mantenha a mente aberta.

Por fim, não tenha pressa. Desenvolver características não é algo que acontece da noite para o dia. É preciso ir aos poucos e não desistir. Cada pessoa tem o seu tempo e é importante respeitá-lo para não pular etapas. Nesse processo, faça reflexões e uma autoanálise. Essas ações vão ajudar a acompanhar o seu desenvolvimento rumo a novas habilidades.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.