guest post Mônica Candido

HDMI 4K: O que é? Saiba como escolher cabo de TV!

Imaginar altas resoluções está completamente relacionada a linguagem geek: “4K e 8K”. Esses são os dois termos que qualificam a resolução de uma imagem de computador ou notebook, mas você sabia que existem cabos HDMI 4K?

Sim! Essa já é uma opção bem em alta no mercado e, apesar de o preço ser um pouco mais altos que outros HDMI, vale muito a pena melhorar as imagens de seu computador a esse nível.

Entendendo isso é que nós, da BringIT, além de oferecer esse guia, possuímos cabos HDMI para venda em nossa plataforma, mas antes de decidir comprar, veja alguns fatores importantes a seguir.

HDMI 4K: O que é

Entendendo o HDMI 4K

Primeiramente, esse produto somente será item para peças que conseguirem suportar essa qualidade de imagem. Então, televisores, notebooks e computadores podem se beneficiar disto, apesar de no caso dos notebooks existirem critérios diferentes.

A questão é que a imagem 4K significa “4.000p”, ou 4.000 pixels. Você já deve ter visto algo assim no Youtube. Geralmente os vídeos da plataforma chegam a 1080p em sua grande maioria, entretanto, com a máquina certa, é possível encontrar vídeos e imagens com até 8K de resolução!

A função do HDMI é conseguir levar essa qualidade total até a sua tela. Ou seja, se a sua máquina consegue produzir imagens com essa qualidade, o cabo HDMI apenas liga a imagem ao monitor.

Falando de valores

Bem, considerando a alta dos preços no último período a variação de um cabo HDMI não foi tão grande. É possível encontrar um cabo com essas características por até R$20,00 sem muitas dificuldades.

Entretanto, esse valor depende também da qualidade do produto, da sua capacidade de adaptação, quantidade de Hz oferecida e outros critérios. Por esse motivo, o valor pode superar R$80,00. 

Vale lembrar também que um cabo HDMI 8K, dependendo das suas funcionalidades, pode chegar a casa dos 2 mil reais.

Por fim, no momento da compra é importante saber o que o produto irá oferecer de inovador ou de melhoria para sua máquina e se realmente ele consegue comportar essa qualidade toda.

HDMI 4K: Como escolher o melhor?

Primeiramente entenda que diferentes cabos, mesmo com a resolução ainda em 4K, podem apresentar potenciais diferentes. O primeiro item que destaca essa diferença é o modelo que se encontra, variando de 1.4 até 2.1.

Além desse importante fator, é trivial entender sobre a compatibilidade, comprimento do cabo, o tipo e o material.

Entendendo os modelos

O modelo 1.4 apresenta a mais antiga configuração, nesse caso, sua taxa de reprodução de imagens é menor, fazendo com que a frequência não seja tão chamativa assim.

Por outro lado, o modelo 2.0 consegue alcançar até 60 quadros por segundo, deixando a imagem mais nítida e rápida. Lembrando que isso apenas acontece desde que seu aparelho seja compatível com o formato do cabo.

 

Por último, apresentamos o HDMI 2.1, lançado em 2017. Com esse cabo é possível conseguir o máximo de desempenho para imagens e vídeos, tornando a experiência mais agradável. Os preços desses produtos são semelhantes, mudando apenas com relação ao material do cabo e a compatibilidade.

O comprimento do cabo

Não é um item que merece total atenção, mas é interessante que saiba o tamanho do cabo para não ter problemas de mal contato com seu aparelho.

Na hora da compra, observe essa especificação levando em conta toda a ergonomia que seu aparelho e você merece, sendo assim ficará mais fácil trabalhar com os diferentes padrões de posicionamento da máquina também.

Nesse caso, dependendo do comprimento, o preço pode variar um pouco, mas é um investimento importante para que tenha total capacidade e não gere problemas para seu dispositivo.

O comprimento do cabo

Cabo HDMI e o material

Como dito acima, um cabo 4K pode apresentar variações no preço por conta do material utilizado na fabricação. Isso impactará diretamente no desenvolvimento de certas funções e na durabilidade do produto.

Assim, a capacidade do cabo aumenta conforme o material escolhido, ou seja, mesmo que comporte uma mesma configuração, o preço aumentará conforme aumentar a qualidade do material usado no cabo.

Esse fator está ligado a todo o cabo, portanto, confira também as entradas, assim terá maior certeza que o produto cumpre com as especificações. 

Nesse caso, é interessante uma pesquisa mais aprofundada sobre os tipos de materiais mais interessantes a utilizar.

Quanto ao tipo

Bem, existem 2 tipos de cabo HDMI 4K. o primeiro é o tipo A, que apesar de ser eficiente apresenta uma entrada HDMI e o outro conector é DVI, o que dificulta um pouco a qualidade.

O tipo B oferece HDMI nas duas entradas, por esse motivo pode ser mais caro e ao mesmo tempo mais vantajoso, já que é possível obter toda a capacidade da sua máquina.

Cabo HDMI 4K: finalizando

Você já sabe como escolher, onde comprar e detalhes técnicos que podem ajudar na decisão. Veja bem, na maior parte do tempo os cabos HDMI 4K apresentam preços baixos, portanto, não compre um de alto valor sem antes entender tudo sobre.

Aqui na BringIT, além do suporte e dados, oferecemos diversos tipos de produtos, facilitando assim a sua compra. Se deseja aprender mais sobre os cabos HDMI, pode olhar em nosso blog informações relevantes a respeito.

Aqui deixamos claro que a alta resolução e a frequência obtida por cabos de qualidade 4K é muito importante. Além disso, entender a compatibilidade da sua máquina a esse produto acaba ajudando muito para não comprar de forma equivocada. Não se prenda somente a essas informações, veja mais antes de decidir! 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.