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5 dicas de como escolher uma agência de marketing digital

Toda empresa precisa investir na internet, pois os resultados trazidos pelo meio digital são enormes e podem mudar a vida de todo negócio, inclusive as clínicas médicas. Para isso, uma boa sugestão é contratar uma agência de marketing digital.

Essas agências são responsáveis por colocar em prática as métricas digitais definidas pelo plano de marketing da empresa, cuidando das redes sociais, site, blog, criando estratégias de otimização para os mecanismos de pesquisa e outros fatores importantes.

Para alguns empreendedores, investir no marketing digital parece ser mais um gasto, mas quando entendem o poder de vitrine que o mundo online tem, acabam por ficar de queixo caído. Não é à toa que as maiores empresas do mundo estão bastante engajadas nisso.

É comum pensar que quanto maior a empresa, menor a necessidade de elas contratarem um agência de marketing digital, mas na prática, é totalmente diferente, uma vez que estamos falando não apenas da criação de flyer de divulgacao, vai muito além.

Não se pode simplesmente achar que por se tratar do ambiente online, as ações podem ser feitas às pressas e sem estratégia. Pelo contrário: o público da internet é um pouco mais rígido do que as pessoas comuns que somente assistem à televisão e escutam o rádio.

Na web, existe o fator onde todo mundo pode ser um especialista, uma vez que qualquer um pode expressar sua opinião sobre qualquer que seja o assunto em pauta. Por conta disso, atrair pessoas para o canal digital dessas companhias é uma tarefa e tanto.

Isso justifica o fato de grandes empresas e clínicas buscarem a ajuda de uma agência de marketing digital com experiência em lidar com estratégias para obter os resultados desejados.

Além de estar investindo em sucesso, ao terceirizar essas ações, as empresas tiram delas essa responsabilidade, possibilitando focar em demais assuntos.

Foi assim que a necessidade de muitos negócios em fazer marketing digital deu espaço para agências especializadas. 

Antes, vender uma bichectomia odontologica, por exemplo, parecia ser algo que acontecia somente após a recomendação do próprio dentista.

Com o marketing digital, o profissional consegue escrever um artigo explicando os benefícios de fazer esse tipo de tratamento, assim, o paciente já chega no consultório com uma decisão tomada. Observe que a ordem mudou. 

Isso ocorre pelos diversos benefícios causados pelo marketing digital como:

  • Aumento da visibilidade da empresa;
  • Geração de clientes em potencial (leads);
  • Crescimento do número de acesso às páginas da empresa;
  • Contato com possíveis clientes;
  • Atendimento mais rápido e prático;
  • Divulgação de trabalhos e promoções;
  • Mostrar autoridade no assunto.


Todos esses benefícios podem ser atingidos por meio de boas estratégias realizadas da maneira correta para atingir o público específico de cada empresa, inclusive clínicas médicas. 

No entanto, muitos donos de negócio não têm tempo para realizar todo esse trabalho.

Optar por uma agência pode ser a melhor opção para atingir esses objetivos. A questão que fica é: como contratar uma agência de marketing digital e quais são os cuidados que, como empreender, você deve tomar em relação a elas?

Acompanhe algumas dicas infalíveis de como escolher uma boa agência de marketing digital para sua clínica.

1 – Defina seus objetivos 

Ter em mente o que você deseja é o primeiro passo antes de realizar qualquer que seja o investimento. Ideias gananciosas exigirão um valor maior, enquanto ideias contundentes poderão exigir um valor menor.

É fato que um banner com foto chama a atenção, mas uma dezena de flyers com foto de diferentes assuntos chamam mais atenção ainda. Por isso, entender a realidade da sua empresa e seu potencial de investimento é importantíssimo.

As empresas de marketing digital trabalham de diversos modos. Seja pela contratação de um serviço completo onde você terá o acompanhamento de tudo que for ocorrer ou uma consultoria do que deve ser feito para melhorar os resultados. 

Existem também os designers freelancers que fazem conteúdos para a sua empresa postar frequentemente, exigindo um valor por publicação. Todos esses casos são válidos e irão depender do que você esteja procurando. 

Tenha em mente que todo o início é ruim, mas tende a melhorar com qualidade do conteúdo e constância. As pessoas precisam saber que você está ali publicando e é ativo, nem que seja fazendo um stories no Instagram abrindo um champagne.

2 – Estude a empresa escolhida

Agências de marketing digital sobrevivem de seus resultados, o que significa que se não entregam números, perdem muitos clientes. Apesar do marketing digital exigir uma certa paciência para começar a gerar resultado, os clientes desejam resultados mais rápidos.

Desse modo, é comum as agências trabalharem com estratégias que gerem um abalo inicial, e isso deve ser estudado com calma. Os choques iniciais tendem a passar, mas a constância das publicações precisam se manter com um engajamento razoável. 

 

Pensando nisso, antes da contratação verifique se os trabalhos da empresa que você deseja são, de certa forma, duradouros, ou que pelo menos tenham tido bons resultados no tempo em que se mantiveram ativos.

Uma empresa de automacao eletrica industrial precisa de clientes diferentes de uma clínica, logo, as estratégias utilizadas em um segmento são diferentes daquelas usadas na sua empresa. 

Esse ponto é importante, visto que muitas pessoas contratam uma agência por causa de uma indicação que recebeu de um amigo que teve bons resultados, mas a empresa indicada só sabe trabalhar com um tipo de segmento no mercado, por exemplo.

É interessante olhar para essas agências e buscar premiações e cases de sucesso sobre sua atuação. Ter uma ciência da boa reputação da agência e da experiência dela com o seu segmento é fundamental.

3 – Saiba como a agência faz seu próprio marketing

Uma agência de marketing digital que não faz o próprio marketing pode parecer, no mínimo, contraditório. Se uma grafica de impressao digital está contratando uma empresa que promete engajar o seu negócio na internet, a atuação dela na internet deve ser positiva. 

O mesmo acontece para as clínicas médicas. Ou seja, é preciso analisar como se ela não é incongruente com a promessa de serviço que está sendo oferecida. 

Busque pelas redes sociais da agência, veja quem são os designers de atuação e olhe se os trabalhos são feitos de forma que te agrade. 

A assinatura de cada empresa estará representada em suas redes sociais e portfólios expostos para seus futuros clientes.Essa mesma assinatura também será visível dentro das suas redes sociais, sites, blogs e todos os conteúdos produzidos por ela. Por isso a extrema necessidade de, além de ver quem você está contratando, observar o marketing pessoal delas.

4 – Faça uma visita 

Já pensou comprar todo um mobiliario urbano em sao paulo sem sequer ver um móvel pessoalmente? Parece absurdo, mas esse exemplo ilustra o perigo de contratar um serviço sem conhecer onde ele é feito ou por quem é realizado. 

Então, a nossa dica aqui é uma recomendação para você realizar uma visita a agência que está prometendo grandes resultados. Isso é algo necessário, pois como diz um famoso ditado popular, quem não deve não teme. 

Se por algum motivo não deixarem você conhecer o centro dos trabalhos, ele precisa ser bem justificado.

É comum que muitas dessas empresas trabalhem com sistema de home office, mas todas precisam ter uma central de atuação registrada e operante em algum lugar, e é exatamente esse local que você quer conhecer.

Também há a possibilidade de marcar essa visita de modo remoto, principalmente se a agência estiver localizada em uma cidade ou estado distante da sua clínica. Portanto, não estranhe se solicitarem que a visita seja feita de modo online.

5 – Compare os preços e faça orçamentos 

Quanto mais famosa a agência, maior o preço. Mas nem sempre será possível começar pela maior de todas. Isso não quer dizer que uma agência menor não possa entregar um bom resultado, às vezes melhor do que uma super requisitada.

As quatro primeiras dicas são para você conhecer a área de atuação delas e ter uma noção de como escolher a melhor para o que você está buscando. É como fazer o orçamento de um computador completo, olhando peça por peça até fechar a compra.

Antes de realizar a contratação, não fique emocionado com a primeira proposta que receber, nem mesmo agitado quando uma agência falar que você tem um tempo para contratar os serviços delas.

Seja sincero em relação à sua pesquisa, e fale abertamente que está consultando outros orçamentos para que eles ofereçam algo ainda melhor para sua clínica médica. A negociação é importante para que você contrate o melhor serviço pelo melhor preço.

Também não se sinta incomodado de pagar um pouco mais caro pela confiança de estar recebendo um excelente trabalho, visto que, às vezes, o barato pode sair caro. 

Considerações finais

Equipe às suas necessidades com o que as agências estão lhe oferecendo e realize a contratação que te deixe mais confortável. Os contratos podem durar até 12 meses, dependendo do caso, portanto, a comunicação e transparência são essenciais.

Por fim, para além de escolher uma agência de marketing digital para auxiliar sua clínica na elaboração de estratégias, é necessário avaliar a atuação dela no mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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