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5 dicas de estratégia para lançamento de produto

Um lançamento de sucesso é o sonho de qualquer empreendedor, mas isso não depende apenas do produto ou serviço e do quanto inovador pode ser.

Independentemente da qualidade, do preço ou do segmento, o sucesso de qualquer solução depende quase que exclusivamente das estratégias usadas antes, durante e depois de seu lançamento.

Se você não der a devida importância a esse trabalho, pode prejudicar as vendas da solução e até mesmo a credibilidade de seu negócio junto ao público. 

Portanto, nunca se esqueça de que a primeira impressão é a que fica.

Não estamos dizendo aqui que o empreendedor não deve se importar com mais nada, além do lançamento do produto ou serviço.

O foco é apenas garantir que o primeiro contato entre a solução e o público precisa ser bem trabalhado, uma vez que isso aumenta as chances de estabelecer um relacionamento duradouro e induzir o cliente à compra.

Se você não sabe como fazer um bom lançamento, que garanta o sucesso de seu produto ou serviço, não se preocupe.

Neste artigo, vamos esclarecer o conceito de lançamento, falar sobre sua importância para o marketing digital e dar algumas dicas para esse trabalho. Confira.

O que é lançamento?

Muitas pessoas acreditam que lançar um novo produto ou serviço simplesmente significa incluí-lo no estoque ou disponibilizá-lo para os clientes, esperando que alguém compre.

Na verdade, trata-se de um trabalho mais abrangente, que tem como objetivo promover a compra de um produto ou serviço. Tudo isso é feito rapidamente, para que os lucros apareçam o quanto antes.

É necessário investir em acao de marketing promocional e planejar com antecedência, se você quer que tudo dê certo.

O primeiro passo é aquecer os leads, para que eles despertem seu desejo de compra antes que a solução esteja disponível no mercado.

Em outras palavras, precisamos gerar um senso de urgência e fazer com que os consumidores anseiam pela compra.

Só que essa estratégia não termina depois que o produto é lançado, pelo contrário, existe uma etapa de pós-lançamento, onde acompanhamos as vendas e analisamos os KPI, para trilhar o caminho de lançamentos futuros.

O lançamento é uma estratégia muito importante para o marketing voltado para ele porque estamos falando de um trabalho mais amplo.

O objetivo é promover a compra de uma nova solução, para assim gerar receita para a marca em curto espaço de tempo.

Sendo assim, agora que já sabe o que é lançamento, no próximo tópico, vamos mostrar algumas estratégias de marketing para divulgá-lo. Acompanhe a leitura.

Dicas de marketing para lançamento de produtos

Se uma empresa de assistencia tecnica de informatica computador pretende lançar os serviços de conserto de celulares, precisa investir em boas estratégias de marketing para esse lançamento. Tais como:

1. Construir autoridade de marca

Os consumidores se sentem inseguros ao comprar um produto ou serviço que não conhecem, principalmente se não conhecerem a marca também. 

Sendo assim, é necessário construir autoridade. Uma das melhores formas de fazer isso é investindo em marketing de conteúdo.

Esta é uma das estratégias de marketing digital mais importantes atualmente, e consiste na criação de materiais relevantes e ricos para o público-alvo.

Você precisa conhecer o seu público e entender quais são os assuntos importantes para ele, dentro de seu mercado de atuação. 

A partir disso, pode desenvolver materiais em diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Infográficos.

Todos esses materiais devem ser disponibilizados na internet gratuitamente. 

Por exemplo, ao publicar um novo texto em seu blog, um consultório especializado em bichectomia odontologica pode compartilhar o link nas redes sociais.

2. Utilizar das redes sociais

Já que falamos sobre elas, um lançamento conquista um alcance muito maior quando compartilhado nas redes sociais. 

Isso acontece porque 8 em cada 10 brasileiros estão conectados a essas plataformas.

Entretanto, é necessário tomar alguns cuidados. Por exemplo, esses sites são ótimos para criar expectativas e fazer com que os usuários queiram comprar o seu produto.

Outra forma de divulgar nessas plataformas é promovendo ações interativas, como sorteios. 

Por exemplo, pedindo para os usuários marcarem um amigo na publicação e concorrer a um exemplar do produto no dia do lançamento.

Entretanto, nunca se esqueça de que o sorteio deve ser verdadeiro e transparente, para não prejudicar a imagem do seu negócio ou ser penalizado pela plataforma.

 

Outra dica nas redes sociais é investir em anúncios pagos, visto que ela aumenta o alcance do lançamento, assim como um flyer de divulgacao.

Anunciar pelas redes sociais traz muitos retornos porque os anúncios são segmentados. Basta que você tenha algumas informações básicas sobre o público que deseja impactar.

Assim, as pessoas certas, ou seja, as que têm potencial para se tornar cliente verão a publicação e vão se interessar pelo lançamento.

3. Anunciar no Google

Por falar em anúncios pagos, outra estratégia de marketing digital para lançamentos de produtos e serviços é criar anúncios no Google Adwords. Qualquer pessoa que tenha uma conta Gmail pode usar esse recurso.

Seu funcionamento se baseia no uso de palavras-chave, para que a campanha seja exibida para os usuários, de acordo com termos usados por eles em suas pesquisas.

Isso faz com que a sua página de vendas ou neste caso, a página de lançamento do produto receba tráfego qualificado. 

Trata-se de um leilão em que o empreendedor faz um lance por uma palavra-chave, pagando o valor quando as pessoas clicarem no anúncio.

Quando uma grafica de impressao digital quiser usar essa ferramenta, terá o seu lance, a qualidade do anúncio e página de destino analisada pelo Google, para definir de que forma o link será posicionado na página de resultados.

Dessa forma, o buscador garante que o usuário só vai ver conteúdos que estão de acordo com os seus interesses.

Você precisa se lembrar que quando o assunto são as estratégias de marketing para o lançamento de um novo produto ou serviço, é necessário estar presente em vários canais diferentes, para estar onde o público está.

Isso quer dizer que, além do Google, você pode anunciar o lançamento em outros buscadores, como o Bing. 

Eles podem ter um alcance menor, mesmo assim, trazem bons resultados e um custo por clique mais barato.

4. Landing page

Sabe aquele front light banner que vemos dentro das lojas, destacando um produto ou serviço que acaba de ser lançado? Na internet, podemos trabalhar com algo semelhante, conhecido como landing page.

No caso de lançamentos, ela é importante porque ajuda a criar uma base de leads engajados, uma vez que tem um objetivo específico. É para ela que os usuários serão direcionados ao clicarem em um anúncio.

Essa página possui um menu de navegação simples, composto apenas por alguns elementos, como:

  • Título;
  • Oferta;
  • Formulário;
  • Call to Action.

Com isso, assim como no caso de um banner com foto, o visitante não vai se dispersar da proposta principal, que é o lançamento.

A landing page precisa ser simples e direta, afinal, se o usuário demorar muito tempo para descobrir qual é o objetivo dela, vai acabar desistindo.

Sendo assim, mantenha o foco apenas nas informações realmente necessárias e que precisam ser transmitidas para o visitante, em relação ao lançamento que será feito.

5. Influenciadores

Um influenciador digital é uma pessoa influente e que dita comportamentos para os seguidores nas redes sociais.

Só que antes de procurar aquele influenciador cheio de seguidores, analise se o perfil dele é compatível com o seu mercado de atuação.

Não tem sentido, por exemplo, fazer o lançamento de um carro com uma influenciadora que fala sobre exercícios físicos e vida saudável.

Ademais, o público-alvo de uma empresa de automacao eletrica industrial dificilmente vai seguir um influenciador que fale sobre animes.

Em linhas gerais, caso queira investir nessa boa estratégia para o lançamento de seu produto ou serviço, baseie sua escolha nas preferências dos usuários.

Mais do que aumentar o alcance de sua campanha de lançamento, trabalhar com influenciadores ajuda o negócio a construir uma audiência.

Isso porque as pessoas vão associar o seu produto ou serviço a alguém que eles respeitam e confiam, portanto, vão respeitar e confiar em sua marca também.

Conclusão

Lançar um produto ou serviço é disponibilizar no mercado mais uma solução útil para o dia a dia. 

Entretanto, mesmo que seja algo imperdível, se o lançamento não for bem trabalhado, o sucesso da solução pode ser totalmente comprometido.

Neste artigo, você pôde conhecer um pouco mais sobre esse assunto e quais são as melhores estratégias de marketing digital para alavancar seu lançamento. 

Portanto, só precisa escolher qual ou quais delas melhor atende às suas necessidades e objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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