como criar um blog Diego Bini

5 regras importantes na criação de sites

Quando se trata do desenvolvimento de site, deve-se prestar atenção extra a cada detalhe para garantir que ele tenha um desempenho ideal para atender a sua finalidade e ser relevante para seu público alvo.

Portanto neste artigo estão cinco regras básicas importantes a serem observadas para garantir que seu site funcione bem.

  • Não use páginas introdutórias sem contexto

As páginas introdutórias são aquelas primeiras páginas que você vê ao acessar um site. Elas normalmente têm uma imagem muito bonita com palavras como “bem-vindo” ou “clique aqui para entrar”. Na verdade, eles são apenas isso – lindos vasos sem nenhum propósito real. Não deixe que seus visitantes tenham um motivo para clicar no botão “voltar”! Dê a eles o valor do seu site logo de cara, sem uma página introdutória breve. 

Ao invés disso, desenvolva uma página inicial que seu cliente possa encontrar informações rápidas do que ele vai encontrar em todo o seu site, um breve texto sobre seus serviços, como entrar em contato algumas imagens do produto ou serviço e etc.

  • Não use anúncios em banner excessivos

Mesmo as pessoas menos experientes estão habituadas a ignorar os anúncios de banner em sites, de modo que você estará desperdiçando valiosos espaços do site. 

Em vez disso, forneça conteúdo mais valioso e insira links afiliados relevantes em seu conteúdo, e deixe seus visitantes sentirem que querem comprar em vez de serem pressionados a comprar.

Esta estratégia é muito utilizada em artigos de blogs com indicação de infoprodutos, cursos, e-books e etc, quando fornecemos informações relevantes aos leitores a chance de conseguirmos vender é bem maior do que se oferecermos diretamente o produto. 

  • Tenha uma navegação simples e clara

Você deve fornecer um menu de navegação simples e direto para que até uma criança saiba como usá-lo. Fique longe de menus complicados baseados em Flash ou menus suspensos de várias camadas. Se os seus visitantes não souberem navegar, eles sairão do seu site.

Atualmente plataformas como wordpress possuem construtores de páginas bem intuitivos e simples de configurar os menus, conseguimos organizar o menu do site com um simples arrasta e solta sem precisar programar nenhuma linha, por isso quando estiver em processo de desenvolvimento de site, se você não souber programar, opte por construtores de página.

 

  • Ter uma indicação clara de onde o usuário está

Quando os visitantes estão profundamente imersos na navegação de  seu site, você vai querer ter certeza de que eles sabem em que parte do site estão naquele momento. Dessa forma, eles poderão navegar por informações relevantes ou navegar para qualquer seção do site facilmente. Não confunda seus visitantes porque confusão significa “abandonar o navio”!

Tenha sempre uma sinalização de onde seus usuários estão através dos breadcrumbs (seria um caminho que seu usuário percorreu até chegar a página que ele está atualmente, em sua tradução ao português: MIGALHAS DE PÃO). Normalmente eles ficam bem visíveis em uma fonte menor logo abaixo do título da página.

  • Evite usar áudio em seu site

Se o seu visitante vai ficar muito tempo no seu site, lendo o seu conteúdo, você vai querer ter certeza de que ele não ficará incomodado com o looping de áudio em seu site. Se você insistir em adicionar áudio, certifique-se de que eles tenham algum controle sobre ele – os controles de volume ou mudo funcionariam bem.

Por isso a maioria dos sites da atualidade aboliram as músicas que estavam presentes em quase todos os sites que navegávamos em épocas passadas, além de roubarem a atenção do usuário, você corre  o risco de colocar um estilo musical que não agrade o leitor, por isso tome bastante cuidado ao adicionar textos em seu site, pode se tornar um problema para que seu site tenha novos acessos.

Em resumo

Dentre outros cuidados que devemos tomar, estes são alguns cuidados importantes que um desenvolvedor precisa tomar para que a navegação e a usabilidade do site não fique comprometida após a finalização do processo de desenvolvimento do site.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Agência Vinidesign, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre design gráfico e marketing.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.