guest post Mônica Candido

A importância das redes sociais na sua estratégia de vendas

Hoje em dia, as redes sociais são um dos principais canais de comunicação de toda a sociedade, o que inclui as pessoas físicas e jurídicas. De acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios de 2019, realizada pelo Cetic.br, o Brasil possui 134 milhões de pessoas com acesso a internet.

Dessas, a maioria utiliza a internet pelo celular. Em relação às redes sociais, a pesquisa aponta que 92% utilizam aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Messenger e Skype e 76% utilizam redes sociais como o Facebook.

Tendo em vista tais dados, ver como é importante estar presente nas redes sociais se torna algo extremamente fácil. Contudo, podemos ir além e incluí-las em uma estratégia de vendas. Tem dúvidas de como fazer isso? Continue a leitura deste artigo e descubra!

O que é uma estratégia de vendas?

Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, “estratégia é uma combinação engenhosa para conseguir um fim”. Logo, estratégia de vendas é uma combinação engenhosa para conseguir vender um produto ou serviço.

No entanto, como estamos falando de algo dentro do Marketing, esse conceito pode se ampliar um pouco, dando origem, inclusive, a áreas exclusivas que possibilitam um trabalho home office.

De modo geral, a estratégia de vendas é elaborada por gestores de uma empresa para fortalecer a marca e, claro, aumentar o número de conversões. 

Para isso, são realizadas diversas pesquisas para coleta de dados relevantes que serão utilizados para elaboração da estratégia final. Neste processo, nada impede de incluir as redes sociais, aliás, elas devem ser incluídas! Não sabe o porquê? Compreenda melhor no próximo tópico.

Como as redes sociais ajudam em uma estratégia de vendas?

No início deste artigo, você pôde ver que as redes sociais são utilizadas por pelo menos 73% do público total que acessa a internet no Brasil. Dessa forma, ao investir nelas, você está investindo em algo no qual a maior parte do país acessa diariamente.

 

Certamente, você já se deparou com diferentes tipos de anúncios em mídias sociais populares, como o Facebook e o Instagram. Essas propagandas podem ser realizadas gratuitamente, com um simples stories para engajar com a audiência já conquistada.

Mas nada impede um impulsionamento pago de uma publicação para alcançar um público diferenciado e específico. Tudo isso eleva o alcance da sua marca e aumenta muito as suas chances de vendas.

Portanto, investir em redes sociais é praticamente uma garantia de sucesso em sua estratégia de vendas. Afinal, você está lidando com os canais de comunicação online mais acessados do país, bem como com recursos voltados para divulgação de sua marca, produtos e serviços e é assim que elas ajudam em sua estratégia.

Em quais redes sociais investir?

Ainda que existam diversas redes sociais, não é necessário que sua empresa esteja presente e invista em todas elas. Nessa lógica, basta saber quais são as mais acessadas pelo seu público e analisar se elas estão ou não alinhadas aos seus objetivos.

Para uma escolha assertiva, é importante ter pleno conhecimento sobre o objetivo de cada rede social. Desse modo, se você deseja publicar textos constantemente, conteúdo para o Instagram pode não ser uma boa opção para você, pois ele é focado em imagens.

Da mesma maneira, se vai publicar muitas fotos, não há nem por que pensar no YouTube. Se o seu público é mais adulto e seu nicho mais sério, por que não apostar no Linkedin?

Cada mídia social tem um público-alvo específico e recursos que podem ou não auxiliar em seus objetivos. Analise tudo isso com cuidado no momento da coleta de dados para elaboração da sua estratégia de vendas e, assim, não há como você errar.

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