Blogger Diego Bini

Como alavancar a carreira depois da graduação?

Depois de concluir a graduação, muitos profissionais ficam na dúvida sobre qual caminho seguir. Afinal, o término do ensino superior é um período marcado por questionamentos e incertezas por grande parte das pessoas. No entanto, o mercado de trabalho, em diferentes áreas, segue competitivo e, para muitas oportunidades, é necessário investir no aprendizado contínuo.

Hoje, cada vez mais empresas buscam contratar profissionais que estejam qualificados para assumir as posições e que tenham determinadas habilidades desenvolvidas. Então, é importante que os candidatos busquem atualização constante e não parem de estudar se quiserem conquistar oportunidades desafiadoras e com salários mais atrativos.

Diversos mercados estão aquecidos e com grande concorrência. Portanto, é importante buscar aprimorar o currículo para ganhar destaque em processos seletivos. Mas, o que deve ser feito, de fato, para alavancar a carreira depois da graduação? Confira as dicas que preparamos para você e saiba como transformar o seu futuro profissional.

Após a graduação, o que fazer para alavancar a carreira?

Existem alguns passos importantes que devem ser seguidos após o fim da graduação para conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho. O primeiro é, sem dúvida, desenvolver as habilidades mais buscadas pelos recrutadores e saber como desenvolvê-las no dia a dia de trabalho.

É importante, portanto, ter boa comunicação, saber trabalhar em equipe, ter flexibilidade, ser uma pessoa resiliente e, claro, ter inteligência emocional. Essa última, inclusive, é a mais buscada pelas companhias, segundo uma pesquisa feita pelo PageGroup. Isso porque as emoções ficam mais controladas e, assim, age-se mais com a razão, o que gera menos conflitos.

No geral, todas essas habilidades são essenciais para um profissional que deseja crescer na vida profissional e se sobressair diante dos concorrentes. Afinal, atualmente, é cada vez mais necessário conseguir lidar com situações inesperadas e enfrentá-las de cabeça erguida, bem como ser capaz de passar por mudanças repentinas e assumir novas responsabilidades.

Outro ponto importante, de acordo com o mesmo estudo, é dominar um segundo idioma. O inglês, por exemplo, é o principal para se comunicar com pessoas de diferentes países. Além disso, ter conhecimentos em outras línguas amplia suas chances no mercado de trabalho, assim como a possibilidade de fazer networking com profissionais de outras nacionalidades e, quem sabe, seguir carreira internacional no futuro.

Invista em uma pós-graduação

 

Além de se dedicar ao aprendizado de um novo idioma, é interessante fazer uma pós-graduação. Na graduação, você tem uma formação generalista, que abrange diversas vertentes da profissão. Com a especialização, é possível se aprofundar em uma determinada área e, assim, obter o certificado de especialista, que é muito valorizado pelas empresas.

Para se ter uma ideia, um advogado, após a conquista da OAB, pode atuar em diferentes frentes. Por isso, se a ideia é se tornar referência na área, o profissional consegue se especializar com uma pós-graduação em Direito na LFG, como Direito Penal, Civil, Tributário ou Constitucional. Com isso, dá para escolher o segmento desejado e, assim, conquistar todo o conhecimento necessário para atuar na especialidade escolhida.

As pessoas que optam por cursar uma pós-graduação, inclusive, podem chegar a ganhar cerca de 50% a mais que aquelas que pararam os estudos no ensino superior, segundo uma pesquisa divulgada pela Catho. Além disso, ter essa informação no currículo é um diferencial competitivo, além de dar espaço para promoções no ambiente de trabalho.

A especialização ainda tem como benefício permitir que os estudantes estejam em contato com matérias alinhadas às tendências de mercado. Assim, dá para se manter sempre atualizado e por dentro de todas as disciplinas que são interessantes para expandir o aprendizado e se tornar uma pessoa mais preparada para os desafios da profissão.

Outras dicas para crescer profissionalmente

Ainda é interessante fazer networking e ter uma rede de contatos forte para mapear oportunidades e trocar experiências. Para isso, vale ter um perfil no LinkedIn, com todas as informações preenchidas corretamente, incluindo a formação acadêmica e os certificados de cursos livres. A rede social é perfeita para seguir profissionais das empresas que você tem interesse em trabalhar e ficar de olho nas posições anunciadas.

O espaço ainda é ótimo para você compartilhar conquistas, receber recomendações de colegas que já trabalharam com você e interagir nas publicações de outras pessoas de forma relevante. A plataforma é o seu currículo on-line e, por isso, precisa estar preenchida com a sua trajetória profissional, incluindo estágios e projetos acadêmicos, principalmente para quem está em começo de carreira.

Bom, agora que você já sabe como alavancar a sua carreira depois da graduação, coloque as dicas em prática e lembre-se do quão importante é continuar a estudar ao longo da sua vida. Novos conhecimentos abrem portas no mercado de trabalho e permitem que você comece a construir a sua carreira rumo ao sucesso e, claro, seja protagonista da sua própria história.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.