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Como gerenciar negócios digitais: dicas essenciais

Hoje em dia, é necessário saber como gerenciar negócios digitais se você quer estar na vanguarda do empreendedorismo. Afinal de contas, os negócios mais criativos e dinâmicos do mercado, hoje em dia, são feitos em âmbitos digitais e online, tanto no mercado brasileiro, quanto no mercado internacional. Dessa forma, entender como gerenciar esse tipo de negócio é vital para ter sucesso na economia moderna.

Também chamada de Economia 4.0, essa nova maneira de pensar as relações econômicas em um mundo constantemente conectado, atualizado e interligado cria uma série de negócios diferentes. Isso vai desde as posições mais conhecidas e ligadas ao público, como influenciadores, agências de Marketing Digital e empresas prestadoras de serviços digitais (Netflix, Uber, etc), quanto posições mais desconhecidas e que ainda assim causam um impacto significativo no dia a dia.

Quer aprender algumas dicas essenciais de como gerenciar negócios digitais com sucesso? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 dicas essenciais de como gerenciar negócios digitais

1. Não tenha medo de delegar tarefas

Gerenciar um ou mais negócios é um trabalho de período integral, e isso pode causar burn out se você não tiver uma equipe. Algumas pessoas associam a ideia de delegar tarefas como se fosse uma ‘trapaça no jogo’, mas pelo contrário: contratar especialistas para cuidar das áreas secundárias de seu negócio trará melhores resultados do que se sobrecarregar e fazer tudo pela metade.

Por exemplo, se você trabalha em um nicho como o de influencer, é uma boa estratégia focar no planejamento de conteúdo e gravação, enquanto repassa as etapas de filmagem, edição, postagem e gerenciamento da conta para profissionais especializados.

Aliás, você precisará investir em apoio profissional para poder formalizar o seu negócio. Isso incluirá, por exemplo, um contador para afiliados, um CNPJ, contrato de trabalho e toda a “burocracia” de uma empresa que não atua no mercado digital.

Isso é necessário não só para reduzir a sua carga tributária (empresas pagam menos impostos do que pessoas físicas), quanto para evitar problemas com a Receita depois.

2. Tenha um planner

O planner é como uma agenda, mas personalizado e com separadores e índices mais específicos para cada trabalho. Nele você pode planejar a sua semana, com detalhamento de cada etapa, como por exemplo, se é necessário comprar algum produto para realizar o trabalho, como um novo figurino ou maquiagem.

O planner também ajuda a separar a vida profissional da vida particular, uma tarefa bem difícil para gestores de negócios digitais.

 

 3. Faça cursos de especialização

O mundo digital está em constante evolução, com ferramentas tornando-se obsoletas para dar lugar a novas a cada instante. Por isso, é necessário manter-se atualizado em todas as áreas de seu negócio, para que suas estratégias estejam sempre de acordo com o que está presente no mercado.

Faça cursos de especialização com profissionais renomados, que têm muita experiência no mercado (e que estejam dispostos a compartilhar este conhecimento). Participe de palestras, feiras e workshops ligados à sua área e esteja um passo à frente em seu trabalho.

4. Crie uma network

Nem tudo nesta área se mantém restrito ao mundo virtual, e a network é um dos itens de seu trabalho que deve ser exercitado presencialmente. Isso porque pessoas que trabalham com a internet recebem interações de milhares de pessoas todos os dias, e consequentemente, torna-se mais difícil criar uma conexão real com elas. Sem conexão, dificilmente esta pessoa lembrará de seu nome quando precisar referenciar alguém.

A network é importante em todas as áreas de trabalho, mas quando se fala de negócios digitais, ela pode te levar além: parcerias, recomendações, apoio e rede de segurança são só alguns exemplos dos benefícios de ter colegas de trabalho no mundo turbulento da internet.

5. Trabalhe com ferramentas de gerenciamento

Mesmo os negócios digitais contam com uma carga e uma demanda de trabalho enorme. São posts a serem publicados, campanhas a serem analisadas, resultados a serem comparados e relatórios a serem lidos. É muita coisa para fazer ao mesmo tempo, em muitas vertentes.

Por isso, é importante ter o apoio de softwares e ferramentas de gerenciamento para facilitar essa parte do trabalho. Desse modo, você consegue maior produtividade e dá conta de mais coisas a fazer, evitando reduzir o seu fluxo de crescimento porque a demanda de trabalho ficou grande demais. Eventualmente, no entanto, será preciso contratar uma equipe para ajudar o seu negócio.

Agora que você já viu como gerenciar negócios digitais, é hora de colocar essas dicas em prática para ter os melhores resultados possíveis na hora de empreender na Internet. Esse tipo de negócio está na vanguarda do empreendedorismo atualmente e, portanto, ainda não há uma “fórmula mágica” para ter resultados, mas sim um conjunto de orientações que aumentam as chances de sucesso.

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