guest post Mônica Candido

Custo-benefício: como comprar um notebook e economizar

Conheça as principais dicas para comprar um notebook bom e barato

Com o crescimento da modalidade home office e das aulas on-line durante a pandemia, o notebook ganhou destaque na lista de compras dos consumidores. O dispositivo é prático e eficiente, auxiliando em diferentes tarefas do dia a dia, seja para trabalhar, estudar ou manter contato com parentes e amigos.

Porém, escolher o modelo ideal para sua rotina não é uma tarefa fácil e, com a alta dos preços, o produto ficou um pouco mais distante da realidade dos brasileiros. Por isso, uma das principais dicas para encontrar o item com o melhor custo-benefício é aproveitar as ofertas de Black Friday.

Mas, enquanto a data não chega, é possível pesquisar o produto que mais se adequa às suas necessidades. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para comprar um notebook bom e barato.

Finalidade

O primeiro passo para comprar um notebook é saber quais são os seus objetivos com o dispositivo. Caso a ideia seja utilizar o aparelho apenas para documentos e arquivos leves, é possível investir em modelos mais simples e com processadores mais baratos.

Se você deseja baixar programas pesados e utilizar diferentes funcionalidades ao mesmo tempo, o ideal é apostar em modelos potentes e com componentes mais modernos.

Para isso, você deve identificar quais são as principais atividades da sua rotina, qual sua dinâmica de trabalho ou estudo, como o aparelho pode contribuir para sua produtividade e o que esperar do produto.

Sistema operacional

Atualmente, existem centenas de modelos de notebooks, das mais variadas marcas, com configurações intermediárias e valores acessíveis. O sistema operacional do produto pode ter um impacto significativo no preço final, então pesquise qual a melhor opção para as suas tarefas e para o seu bolso.

Windows e Linux são os principais sistemas encontrados em máquinas boas e intermediárias, porém possuem diferenças entre si e podem variar de acordo com o gosto do consumidor. Para quem já está acostumado com o sistema da Microsoft, a dica é escolher um produto com a mesma especificação.

Processador

Outro item que encarece (e muito) o notebook é o processador, nada mais, nada menos que o cérebro do computador. O componente é responsável por integrar todas as tarefas do dispositivo para que este funcione de maneira eficiente e sem travamentos.

 

O notebook precisa operar de forma estável para que você possa realizar suas atividades sem interrupções, seja para fazer download de arquivos e assistir a aulas on-line ou participar de uma videoconferência.

Um processador moderno e potente é capaz de otimizar o tempo e, até mesmo, a autonomia da bateria ao trabalhar com múltiplas tarefas. Se você deseja economizar, a dica é apostar em um processador de uma linha mais antiga, porém de uma geração mais nova.

Dessa forma, você consegue executar diferentes tarefas em seu notebook e poupar a bateria do dispositivo, uma vez que os processadores mais básicos esquentam menos a sua máquina.

Memória

A memória do notebook é um dos itens mais importantes para considerar no momento de comprar seu aparelho. Antes de definir o modelo ideal, estipule a média necessária que você vai usar para baixar programas, salvar arquivos e editar mídias.

Esse detalhe é fundamental para evitar que o consumidor tenha gastos posteriores, como expansões, incluindo cartões de memória e HDs externos.

Além disso, a memória afeta diretamente o desempenho da sua máquina, agilizando processos e executando tarefas com mais rapidez e eficiência.

Lojas confiáveis

Após definir todas as especificações necessárias para comprar o notebook ideal para a sua rotina, o próximo passo é escolher uma loja de confiança. Evite pegadinhas da internet e desconfie de promoções exageradas, principalmente se estiverem vinculadas a links suspeitos.

Selecione a loja de sua preferência e pesquise entre ofertas e descontos de notebooks no site e aplicativo. Assim, você aproveita as melhores condições do mercado e, de quebra, leva para casa um produto de qualidade e com procedência garantida.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.