noticias Danilo

Fui promovido! Como devo agir?

A promoção é um momento esperado na carreira e é preciso saber quais passos tomar nesse momento

Ser promovido e chegar a cargos de chefia e cada vez mais estratégicos é uma aspiração de muitos profissionais. Mais do que criar seu plano de carreira, seguir exemplos de endomarketing para engajar seus times e desempenhar bem suas funções, é preciso estar em constante preparação e atenção para novos cargos.

Existe muita preparação e dedicação para que a promoção aconteça e a movimentação do colaborador não pode parar por aí. Você já se perguntou como lidar após uma promoção? Reunimos algumas dicas para esse importante momento!

Avalie seu perfil e suas novas responsabilidades

Se você foi escolhido para uma função superior, certamente é por seus bons resultados e desempenho no trabalho realizado, certo? Portanto, reflita sobre seu perfil e os motivos que te fizeram ser escolhido. Fazer uma autoanálise e entender o que de positivo e negativo existe em seu perfil profissional é muito importante para seguir o próximo passo.

Mais do que isso, avalie as suas novas responsabilidades, entenda qual será o novo escopo de trabalho e reflita sobre o que você tem pleno domínio ou o que precisa trabalhar para evoluir.

Iniciar a nova posição fazendo uma análise real sobre seu perfil profissional e sua nova posição é essencial para que bons resultados sejam visualizados a longo prazo.

Saiba que é necessário ter um tempo para entender a nova posição

Assim como é natural que exista um tempo de onboarding quando um novo colaborador inicia na empresa, é preciso de momentos de adaptação para assumir uma nova posição.

É claro que, nesse ponto, o profissional já conhece a empresa, pessoas, regras, responsabilidades e tende a levar menos tempo para isso, mas assumir um novo cargo exige preparação e entendimento.

É normal se sentir perdido nos primeiros momentos, principalmente quando a responsabilidade aumenta e a necessidade de gerir pessoas ocorre pela primeira vez. Saiba que tudo bem se sentir assim e ter um tempo para sua organização. Não se esqueça que se você foi escolhido para essa posição é porque seus superiores acreditam em seu desempenho.

Siga se atualizando

Estar em cargos de liderança ou mais altos no organograma não significa que o profissional sabe de tudo e que sua jornada de conhecimento acabou. Mais do que nunca, é hora de entender quais temas exigem mais preparação para que seus estudos e atualizações estejam sempre em dia.

Desenvolva o trabalho em equipe e liderança

Ao ser promovido para cargos estratégicos e que contam com maiores lideranças, é preciso saber lidar com suas equipes e pessoas que passam a reportar para você. Não importa se existe um colaborador ou uma grande equipe sob sua responsabilidade, é preciso lidar com eles de forma adequada.

Saber gerir pessoas é uma habilidade essencial e é preciso treinar sua capacidade, comunicação, empatia, senso de justiça, colaboração, entre outros.

 

Conheça sua equipe, saiba os pontos fortes e fracos de cada componente, crie ações para melhorias individuais e em grupo de forma contínua, tenha atenção a distribuição de tarefas, supervisão e feedbacks.

Muito mais do que um supervisor ou gerente, por exemplo, é importante dar suporte para as pessoas, acompanhar de perto seus trabalhos e usar sua experiência para fazer com que os times cresçam com você.

Não esqueça de entender seu papel em relações de poder. Mesmo que a promoção coloque colaboradores em cargos de liderança, isso não significa que o profissional pode exercer poder sobre colaboradores e se impor sobre eles.

Tenha em mente que liderar não é sobre impor, mas sim sobre construir relações saudáveis de cooperação, confiança e colaboração.

E claro, não deixe que a liderança “suba a cabeça” e não se afaste dos antigos colegas de setor, colaboradores e grupos. Mudar de cargo não significa mudar de perfil, certo?

Assuma responsabilidades

Ao ser promovido, maiores são as responsabilidades do profissional e é preciso assumi-las. Muitas pessoas ocupam cargos superiores e, mesmo assim, não se sentem à vontade para assumir acertos, erros e necessidades da equipe.

Lembre-se que a liderança exige esse passo a frente e saber lidar com problemas é preciso. Infelizmente, nem tudo são flores e existirão adversidades, erros nos trabalhos e processos, perdas e decisões a serem tomadas.

É natural que maior seja a cobrança sobre essas questões e é preciso se responsabilizar por elas.

Assumir um novo cargo é momento importante da vida dos profissionais e saber como lidar com isso é importante para que o sucesso seja ainda mais rapidamente alcançado. Como você está se preparando para esse momento? Aproveite nossas dicas e decole na carreira!

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.