guest post Mônica Candido

Growth marketing: o que é e como aplicar em uma empresa?

O processo de growth marketing é uma ciência, que estuda por meio de experimentos as possibilidades de movimentação dentro do funil de vendas.

Isto permite que empresas utilizem táticas novas e pouco convencionais para atingir seus objetivos.

Embora algumas pessoas pensem nesse tipo de estudo como uma fórmula secreta ou mágica de solucionar problemas, a realidade é que o growth marketing é um conceito muito mais sério do que se pensa.

Além disso, é preciso foco, conhecimento e pesquisa para conseguir atingir os resultados esperados pela técnica, então você precisa se dedicar e entender o processo científico por trás desse tipo de ferramenta.

Growth marketing significa, em uma tradução rude, “marketing de crescimento”. Sua origem vem do método growth hacking, desenvolvido pelo pesquisador Sean Ellis para explorar o potencial de criação de oportunidades.

Algumas das startups mais bem-sucedidas da atualidade trabalharam com Ellis e utilizaram o growth hacking como parte de sua estratégia, permitindo que novos caminhos fossem planejados e estruturados, por meio de pesquisa e experimentação.

Já o growth marketing surgiu da necessidade de Sean Ellis de expandir seu conteúdo. 

Ele começou a procurar pessoas para assumir sua posição nas startups em que estava para conseguir ir para o próximo desafio.

Para a vaga, diversos profissionais de marketing entregavam seus currículos, normalmente com muitas qualificações. 

Entretanto, o método tradicional de ensino e qualificação de marketing não importava muito a ele.

O foco aqui era identificar as capacidades e possibilidades de explorar novas técnicas, que não fossem tão padronizadas.

A ideia de aplicar o conceito de growth marketing é compreender a necessidade de fazer a empresa de computador completo crescer a qualquer custo, buscando sempre melhorias.

Essa mentalidade está muito alinhada aos conceitos mais modernos de marketing. 

Por conta da transformação digital que o mundo tem passado, o mercado como um todo mudou, e isso afetou o marketing.

Antes, o consumidor era uma figura reativa, que recebia publicidade e propaganda, e caso se interessasse, procuraria o produto ou serviço para adquirir.

Entretanto, com o avanço da tecnologia, sobretudo em relação a internet móvel, mudou completamente esse tipo de ação.

O cliente hoje é muito mais questionador e exigente, não há espaço para conteúdos rasos e programáticos. 

O marketing começou a se transformar e o marketing digital nasceu, trazendo uma série de ramificações.

Conseguir identificar as melhores maneiras de usar essas técnicas, sempre tentando escalar os resultados positivamente e aprimorar sua capacidade é a base do growth marketing, mantendo as estratégias em constante movimento.

A idéia principal por trás do growth marketing é compreender o quanto pode ser explorado além do funil de vendas.

A métrica tenta expandir o conceito para criar um relacionamento muito mais firme e duradouro com os clientes, gerando assim mais vendas e mais engajamento para seu tratamento de bichectomia odontologica.

Dessa maneira, você consegue explorar muito mais seus conceitos, aproveitando todos os elementos a disposição para conseguir criar mais benefícios para a empresa a longo prazo.

Growth hacking ou growth marketing?

Embora o growth hacking seja uma parte importante do conceito de growth marketing, ambos não são sinônimos. 

O marketing no caso busca uma orientação mais próxima da experiência, testando continuamente o conteúdo.

O hacking nesse caso funciona criando novas ideias e metodologias para serem aplicadas, buscando o engajamento de clientes novos e antigos e mantendo-os envolvidos com suas ações de venda de banner com foto.

Para entender melhor os dois conceitos, você pode compreender suas diferenças em vantagens que cada um pode proporcionar para sua empresa.

Tempo de resultados

O growth hacking é uma estratégia que busca resultados rápidos. As ações são feitas para o agora, e não há muito tempo para gastar e desperdiçar com esse tipo de ação. 

Já o growth marketing é uma técnica que aposta em um prazo mais longo.

Você deve testar e experimentar com mais calma e precisão, levando um pouco mais de tempo para atingir os resultados desejados com vendas de mobiliario urbano em Sao Paulo.

Entretanto, estes resultados são muito mais expressivos e qualificados do ponto de vista do marketing.

Tratamento de relações

O growth marketing se foca em algumas ações para que sua marca seja sempre reconhecida. 

É importante ter em mente que atrair um novo cliente é muito mais complicado do que trabalhar em cima daqueles que já existem.

Além disso, quanto mais próximo for um cliente de sua empresa, maior será o valor gasto em seus produtos e serviços.

 

A conexão emocional desse relacionamento acaba tendo um peso muito importante na hora da negociação de sua grafica de impressao digital.

Já o growth hacking, por sua estratégia mais ágil, foca-se em alcançar as metas de vendas de maneira pré-determinada, sem muita preocupação em como estas metas são elaboradas e o que você pode conquistar com elas.

A tecnologia está presente em ambas as técnicas, mas enquanto ela é a base do hacking para conseguir conquistar mais vendas, no caso do marketing ela funciona como um apoio do verdadeiro foco, que é o desenvolvimento da relação entre consumidor e marca.

Aplicando o growth marketing em sua empresa

Para conseguir aplicar a técnica com qualidade e conseguir atingir seus objetivos, é importante pensar em como você pode explorar todo o seu potencial para conseguir engajar melhor os clientes.

Dessa forma, você consegue ter uma estrutura muito mais assertiva para conseguir utilizar a experimentação como forma de explorar os recursos da empresa com mais qualidade.

Definindo o público-alvo

Uma empresa possui pessoas de todos os tipos visitando-a até mesmo consumindo produtos.

Entretanto, existem algumas pessoas com gostos e interesses em comum que têm uma propensão muito maior para consumir de seu estabelecimento de automacao eletrica industrial.

Estas pessoas são conhecidas como público-alvo. É ele que será o foco do growth marketing, uma vez que estas pessoas são a segmentação de seu público de forma que você consiga compreender melhor quem tem mais interesse em seu negócio

Essa segmentação pode ser:

  • Por gênero;
  • Por idade;
  • Por classe social;
  • Por geolocalização.

Independente dos motivos de segmentação, encontrar seu nicho de atuação ajudará a conquistar uma estratégia mais assertiva de growth marketing.

Conheça seus clientes

O público-alvo pode ser uma forma de entender melhor seu público, mas o growth marketing pede um conhecimento muito mais aproximado e que possa ser aplicado com mais certeza.

Por conta disso, é importante ter em mente que a relação deve ser muito mais pessoal para você vender mais champagne.

Procure conhecer alguns de seus clientes individualmente. Dessa maneira, você consegue se comunicar de forma mais assertiva, gerando um diálogo mais próximo e de fato conhecendo e se comunicando com o público.

Se você não possui uma presença online marcante, pode começar fazendo isso em seu próprio estabelecimento. 

Conheça os clientes que costumam frequentar seu local. Questione, mostre interesse e entenda o quão importante essa relação é.

Caso você já esteja pronto para o mercado digital, as redes sociais são uma importante ferramenta para trabalhar esse tipo de ação.

Nas redes sociais, o diálogo é muito mais próximo e direto, e demonstra interesse da parte da empresa em conhecer seus clientes.

Trabalhe seu conteúdo

O conteúdo é uma das etapas mais importantes de qualquer estratégia de marketing.

É com esse material que você conseguirá engajar melhor seus clientes, compreendendo as qualidades de cada tipo de apresentação para conquistar uma proximidade maior.

Procure variar seu conteúdo, experimentando canais de comunicação e formas de publicação diferentes.

Dessa maneira, você consegue identificar aqueles elementos que têm chamado mais ou menos atenção do público.

Quanto maior for o engajamento em uma determinada publicação, mais material como esse deve ser utilizado. 

Assim, você consegue explorar em sua totalidade sua produção de conteúdo em seu flyer de divulgacao.

Avaliação de resultados

O growth marketing é uma estratégia que valoriza muito a avaliação de dados. 

Por isso, é importante buscar as informações necessárias para identificar se os resultados apresentados estão melhorando com as ações propostas.

Dessa maneira, você consegue explorar muito melhor o marketing de sua empresa, com a garantia de que o trabalho está gerando os resultados adequados e que você conseguirá explorar melhor o lucro que a empresa gera.

Não hesite em procurar profissionais especializados em growth marketing para conseguir esse tipo de resultado.

Considerações finais

O mercado passa por inúmeras atualizações, e em um ambiente cada vez mais competitivo, se destacar é fundamental. 

Por isso, estratégias que fogem do convencional como o growth marketing são muito importantes para o desenvolvimento de uma empresa.

Quando você consegue explorar todo o potencial de suas ações, por meio de experimentação e trabalhando em cima do cliente, acaba se tornando uma liderança em seu nicho de atuação, conquistando uma posição muito mais satisfatória.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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