guest post Henrique

O pelo do cão está amarelando? Veja como lidar

Exposição indevida ao Sol e uso inapropriado de shampoos podem justificar a aparência amarelada dos pelos.

Todo cachorro demanda de cuidados higiênicos não apenas para manter a sua pelagem bonita, mas também por uma questão de saúde. No entanto, quem é dono de cães com pelo branco sabe que o trabalho e a atenção precisam ser redobrados para garantir o bem-estar do companheiro.

Essa é a realidade de donos da raça maltês, Akbash, Pastor Suiço branco, Coton de Tuléar e Spitz Japonês, para citar alguns exemplos. Deixá-los com a pelagem branca não é fácil, sobretudo ao redor dos olhos e nas patas. Outra grande preocupação dos tutores é o surgimento de pelos amarelos.

Por isso, o texto abaixo explora alguns dos motivos que causam essa condição, o que pode ser feito para reverter o quadro e formas de prevenção desse problema. Confira!

Exposição ao Sol

Os cães de pelo branco, focinho rosado e olhos claros necessitam de cuidados em relação à exposição aos raios UV e ao calor de uma maneira geral. A recomendação é não passear com ele em horários de Sol muito forte, que costumam ser entre 10h e 16h. A melhor opção é sair de manhã cedo ou no início da noite.

Durante o verão, quando o calor é intenso logo de manhã, também é recomendável utilizar protetor solar apropriado para evitar irritações na pele, danos nos pelos e queimaduras.

Cuidado no banho

O pelo branco tem facilidade de sujar e, sem a devida higiene, essa sujeira pode ser a causadora dos pêlos amarelos. Portanto, é importante ter regularidade nos banhos do animal, que em média devem ser tomados a cada 10 dias.

Para ajudar a manutenção da limpeza neste período, uma boa alternativa é realizar o chamado “banho seco” com talco. A substância absorve a sujeira e umidade presente na pelagem do animal, de forma que a sua remoção depende apenas da escovação e de uma ajudinha do secador de cabelo.

As manchas podem dar mais trabalho, mas também podem ser retiradas. Existem produtos clareadores específicos para cães que ajudam a resolver essa questão, mantendo o bom aspecto do pelo.

 

Shampoos apropriados

Por falar em banho, também fique atento ao uso dos shampoos corretos para o pelo do seu animal. Em muitos casos, quando o pelo do animal está amarelando, a solução é utilizar um shampoo especial que irá descolorir os pelos do seu companheiro e retorná-lo ao seu estado original.

Também é uma boa ideia pedir indicações aos veterinários sobre qual é o melhor sabonete para utilizar no banho. Porém, em hipótese alguma, utilize produtos de limpeza como alvejantes e água sanitária para dar banho nele. Essa irresponsabilidade não resolve a questão e ainda coloca a saúde do seu companheiro em risco.

Sujeira “controlada”

É muito comum que os cachorros brinquem e cavem buracos na terra. E se eles fazem isso após um dia chuvoso, pode ter certeza que eles irão se sujar bastante. Por isso, quem tem cães com pelos brancos precisa “controlar” o quanto eles podem se sujar, já que é mais difícil tirar toda a sujeira dos pelos brancos – principalmente se eles forem longos.

Nesses casos, tente controlar um pouco aonde o seu animal pode ir, para diminuir a quantidade de sujeira. Outra dica importante é não deixar que ela se acumule. Caso fiquem nos pelos por muito tempo, a sujeira irá amarelar os pelos, com a possibilidade de surgirem manchas de difícil remoção.

Alimentação adequada

Por fim, o segredo para que os pelos fiquem brilhantes e sadios está na alimentação. Ao adotar uma dieta saudável e balanceada, o organismo tem os nutrientes necessários para manter a boa aparência da pelagem.

Por exemplo, aspectos avermelhados na pele sugerem uma deficiência nutricional. Assim, o ideal é que você consulte o veterinário responsável e siga uma dieta recomendada por ele, respeitando a idade, raça e o porte do seu companheiro.

A hidratação também é importante para a manutenção da saúde dele, incluindo dos pelos. Certifique-se que ele tenha sempre à disposição água limpa e fresca.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.