guest post Henrique

O que é a moda gorpcore que virou febre na gringa durante a pandemia

Depois do normcore, o gorpcore tem sido o destaque no street style internacional. Não sabe o que é essa tendência? A gente te conta já!

 

Com o surgimento da pandemia da Covid-19, o mundo inteiro passou por algumas adaptações. Inclusive, a moda também foi atingida por certas influências. Com boa parte da população passando mais tempo em casa, utilizando pijamas e peças extremamente confortáveis, as fashionistas sentiram a necessidade de vestir looks mais descomplicados e desapegados dos padrões. 

 

Se antes, chic mesmo era vestir trajes muito bem alinhados e sofisticados, agora, o foco é prezar pela funcionalidade. Isso significa, que daqui para frente, você verá nas ruas um amplo uso de capas de chuva, pochetes, sandálias de velcro (e com meias!), além de outros elementos que faziam muita gente torcer o nariz. 

 

Assim, que tal entender melhor esse hit e, quem sabe, se motivar a usá-lo em suas programações do dia a dia? Para facilitar, vamos mostrar tudo sobre o assunto e, de quebra, daremos dicas que te ajudarão a fazer bonito!

Os primeiros sinais do gorpcore na moda 

Que o gorpcore é uma febre em tempos pandêmicos, não há dúvida. No entanto, não se engane. Essa estética vem sendo utilizada já há alguns anos ainda que de forma tímida. 

 

O termo foi citado pela primeira vez em 2017, na New York Magazine. Naquele período, a previsão era que a tendência celebrasse as atividades feitas ao ar livre e uma nova versão do athleisure que consiste em um mix do estilo casual com o esportivo. 

 

Entre as suas principais influências, estão as práticas realizadas em meio à natureza, como é o caso do acampamento e do montanhismo. Hábitos que ganharam mais força a partir de 2020, já que muitas academias estão fechadas e as pessoas estão em busca de soluções para exercitar o corpo e a mente. 

 

Seguindo esse conceito, as roupas mais estilosas são aquelas que todo mundo acha “feia” ou “cafona”. Porém, tais vestimentas são extremamente úteis e funcionais, permitindo que toda e qualquer pessoa consiga ter comodidade e bem-estar ao realizar as práticas mais diferentes e imagináveis, como fazer uma trilha ou caminhar em temperaturas baixíssimas. 

Os elementos que compõem o gorpcore

Aliás, trouxemos uma boa notícia: existem vários itens que fazem parte do estilo gorpcore. O segredo é explorá-los ao máximo e usar a imaginação. 

 

 

Um fato curioso, é que você não precisa seguir muitas regras para integrar tal estética ao seu dia a dia. Basta encarar o conforto como protagonista e ir montando o look como bem entender de um jeito para lá de descomplicado. 

 

De todo modo, garantimos que o processo é simples e, assim que “pegar o jeito”, vai ser difícil esquecer. A seguir, listamos os elementos marcantes da proposta. Olha só!

 

  • Jaqueta puffer com comprimento cropped ou oversized
  • Coletinho feito em flanela; 
  • Camiseta de manga longa; 
  • Capa de chuva em variadas cores e estampas; 
  • Shorts e calça com velcro; 
  • Sandálias do tipo papete; 
  • Meias coloridas ou esportivas; 
  • Botas tratoradas de salto baixo;
  • Pochetes;
  • Mochilas. 

 

Ou seja, estamos falando de itens típicos do universo sporty e que foram muito explorados nos anos 1990. Desta vez, porém, parece que eles voltaram para as ruas com um novo propósito. Não é demais?

Dicas para montar os melhores looks gorpcore

Além de “deixar a imaginação fluir”, existem outros métodos que podem ser praticados ao criar a sua produção gorpcore no dia a dia. Um segredo é adicionar, de forma pontual, algumas peças “mais arrumadinhas” no visual. Isso te ajudará a obter um efeito mais contemporâneo, urbano e, claro, equilibrado. 

 

Para exemplificar: imagine que você deseja vestir uma jaqueta puffer bem descolada. Então, vale coordená-la com uma calça de alfaiataria e um sneaker casual. 

 

Os acessórios também são ótimos curingas nesse processo. Uma combinação toda formal, como aquelas compostas por blazer e camisa social, pode ficar incrível quando coordenada com uma belíssima pochete ou mochila de lona. 

E aí, curtiu a leitura? Como vimos, a tendência gorpcore é única, repleta de autenticidade e, ao que tudo indica, veio para ficar. Aproveite para incluí-la em seus visuais e deixá-los mais confortáveis. Temos certeza de que será um sucesso!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.