guest post Mônica Candido

O SEO ainda é relevante para posicionamento? Entenda

Criar site pensando no SEO ainda vale a pena? Investir em tráfego orgânico ainda é uma estratégia de marketing viável? O SEO está morto?

Quem trabalha com marketing digital, especialmente com otimização de sites, costuma lidar frequentemente com as questões acima. 

Um dos principais problemas é que as velhas técnicas de SEO que costumavam obter resultados simplesmente não funcionam mais.

O SEO evoluiu drasticamente e agora requer muito mais do que apenas ter um ótimo conteúdo.

Então, o SEO ainda é um bom investimento? Sim, ele é mais importante do que nunca! 

Essa é uma das estratégias de marketing digital mais potentes que geram resultados de longo prazo. Porém, você precisa de técnicas corretas.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e compreenda porque o SEO ainda é relevante para posicionamento! 

O que é SEO?

SEO significa otimização de mecanismo de pesquisa. É um conjunto de ajustes e otimizações para o seu site com o objetivo de direcionar o tráfego orgânico (gratuito) com uma alta classificação nos resultados de pesquisa do Google.

Uma alta classificação nos motores de busca ajuda o seu site a ser descoberto pelos usuários quando eles procuram palavras-chave relacionadas ao seu setor (nicho), marca ou produtos / serviços.

Por que o tráfego orgânico é tão importante?

O tráfego orgânico é responsável por conseguir uma grande parte de todos os visitantes que chegam aos sites.

O tráfego orgânico não é apenas a principal fonte de visitantes do seu site, mas também o beneficia de várias maneiras:

1. As pessoas pesquisam no Google quando procuram comprar produtos ou serviços

Para a maioria das pessoas, a primeira coisa que farão é utilizar um motor de pesquisa para procurar informações, produtos ou serviços quando precisam deles. A maioria dos compradores realiza pesquisas online antes de fazer grandes compras.

2. O tráfego orgânico é altamente segmentado em termos de intenção do usuário

Os usuários que pesquisam por uma palavra-chave como: “oficina mecânica em São Paulo” provavelmente desejam consertar o carro e na região onde moram. 

Os resultados de pesquisa do Google desempenham um grande papel na descoberta de uma loja ou serviço, bem como na tomada de decisão de compra. 

O mesmo vale para pesquisas relacionadas a produtos como “iphone x 256gb”, caso em que os usuários desejam comprar esse produto exato.

3. É mais econômico

Investir em SEO trará benefícios de longo prazo. Depois de ser classificado no topo da página, você pode desfrutar de estar “em destaque” por um longo tempo (presumindo que você continuará aplicando as técnicas de SEO em seu site).

4. Mais vendas

Classificações altas trazem mais clientes em potencial para seu site. O SEO torna mais fácil para os usuários interessados ​​em seus produtos / serviços descobrirem seu negócio.

 

5. Preparado para o futuro

Com o aumento da pesquisa por voz e das tecnologias de IA (Inteligência Artificial), você tem ainda mais oportunidades de ser encontrado organicamente.

6. Autoridade do Google

As pessoas confiam no Google para fornecer os resultados mais relevantes para qualquer pesquisa. 

É por isso que, no geral, a classificação nº 1 nos resultados de pesquisa do Google obtém a maioria dos cliques. 

Portanto, uma classificação alta aumentará seu tráfego orgânico exponencialmente.

Por último, mas não menos importante, graças aos smartphones, as pessoas podem encontrar sua empresa a qualquer hora e em qualquer lugar!

As pessoas podem descobrir o seu negócio em qualquer hora ou local, o que leva a mais visitantes e clientes!

É por isso que o tráfego orgânico e o SEO são mais importantes do que nunca! E você pode apostar que todo e qualquer investimento feito em SEO vale a pena.

Conclusão

É comum que muitas pessoas tenham dúvidas sobre a eficácia do SEO nos dias atuais. Afinal de contas, o Google tem feito muitas alterações em seus algoritmos nos últimos anos. 

No entanto, essas alterações não significam que o SEO não funcione mais, pelo contrário. O que acontece é que certas técnicas que eram utilizadas antes não funcionam mais hoje em dia, e tudo bem. 

O orgânico ainda domina todas as fontes de tráfego e não mostra sinais de abandono. Quando as pessoas precisam de seus produtos ou serviços, elas vão pesquisar palavras-chave relevantes no Google (ou perguntar a seus assistentes de voz).

Novas tecnologias oferecem ainda mais oportunidades para clientes em potencial descobrirem seu negócio.

Para aumentar suas chances de aparecer no topo dos resultados de pesquisa do Google, você precisa executar as técnicas de SEO corretas.

PPC e mídia social são ótimos, mas não vão substituir o tráfego orgânico. Esses canais de marketing se complementam perfeitamente para uma experiência completa de marketing digital.

Investir em SEO proporcionará tráfego confiável de longo prazo, gerando mais vendas e clientes leais. E isso o torna um ótimo investimento.

Portanto, sim, o SEO ainda vale a pena, desde que seja feito da maneira correta! 

 

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