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Pagamentos no e-commerce: conheça as tendências

Existem muitas tendências de pagamentos no e-commerce atualmente. É importante tê-las em mente conforme se avança no segmento para ter mais sucesso na área, afinal o mercado depende muito do seu formato de pagamento para ter sucesso. Dependendo das formas para pagar, um consumidor pode escolher ser cliente de uma loja ou de outra, o que determina quem terá mais ou menos sucesso.

Por exemplo, é importante ter em mente que muitas pessoas preferem fazer as compras parceladas. Se não tiverem essa oportunidade, elas provavelmente não farão a compra na loja, que perderá o cliente. Em muitos casos, as pessoas podem até pagar mais caro do que o normal em troca do meio de pagamento favorito ou que faz mais sentido para elas. Considerando que o setor vem crescendo (só no ano passado foram 13 milhões de novos consumidores), vale a pena incorporar novas maneiras de pagar em seu e-commerce.

Quer saber quais são as principais tendências de pagamentos no e-commerce e como adicioná-las na sua loja? Então siga a leitura do artigo abaixo!

5 tendências de pagamentos no e-commerce

1. Criptomoedas

Se você ainda não entende como funciona o Bitcoin, precisará aprender em breve. Isso porque é provável que essa e outras moedas digitais se tornarão meios de pagamentos comuns, especialmente em ambientes digitais, como e-commerces.

Atualmente, já são algumas empresas que aceitam o pagamento via moedas digitais, enquanto outras não fazem o mesmo. No entanto, com a popularização do Bitcoin e outras criptomoedas (especialmente por causa da rentabilidade do ano passado), o número de pessoas que começaram a usar as moedas digitais aumentou e, com isso, a necessidade de ter esse tipo de pagamentos na sua loja virtual.

Uma das vantagens para as lojas virtuais que aceitam criptomoedas como pagamento é o fato de que essas moedas digitais se valorizam com o tempo. Na prática, recebê-las é uma boa maneira de aumentar seu lucro no longo prazo, pois elas poderão se valorizar e trazer mais lucro no futuro.

2. Parcelamento no boleto

O parcelamento, como já mencionado, é uma prática muito desejada pelos consumidores brasileiros. É, também, quase que uma exclusividade nossa, já que não é algo tão comum assim em outros mercados.

No entanto, a maioria dos parcelamentos é feita via cartão de crédito. Entretanto, isso exclui muita gente, já que milhões de brasileiros não têm conta em banco, o que impede que eles façam compras parceladas em lojas digitais.

Para incluir essas pessoas, uma das tendências do futuro próximo é o pagamento parcelado via boleto. Na prática, isso faz com que muitas pessoas a mais possam comprar na sua loja. Essa tendência é importante para quem tem loja de produtos com alto valor agregado (eletrônicos, por exemplo) e também para quem vende cursos e infoprodutos.

 

3. Pix

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo entre bancos criado e mantido pelo Banco Central. Na prática, o sistema permite que as pessoas possam transferir dinheiro entre bancos e pagar contas instantaneamente, sem custos e 24 horas por dia, independentemente do dia (se é dia útil, feriado ou fim de semana).

Para empresas, essa tecnologia até tem custos, mas são bem pequenos e vale a pena tê-los para poder pegar os clientes que desejam fazer pagamentos via Pix. Isso porque, para os consumidores, o Pix permite um pagamento rápido, cômodo e que é confirmado na hora, agilizando o envio. Isso também pode ser usado como um projeto pela loja: ela pode garantir a entrega no mesmo dia com um motoboy (na mesma cidade) caso o pagamento seja via Pix.

4. Débito no e-commerce

Como mencionado, normalmente os e-commerces são focados em pagamentos no cartão de crédito. No máximo, o cliente pode ter a opção de boleto (que pode levar até 3 dias para compensar).

Para agilizar, muita gente tem pedido por métodos de pagamentos mais ágeis, mas também focados em débito. O uso do cartão de débito é uma das grandes tendências para o futuro próximo, especialmente agora que muitos cartões estão com dupla função: tanto crédito, quanto débito.

5. Teclados virtuais

Para finalizar, uma tendência recente é o uso de teclados virtuais para fazer pagamentos. Alguns bancos no Brasil já contam com essa ferramenta, permitindo que os clientes possam acessar suas contas em qualquer aplicativo de mensagens, como o WhatsApp.

Se a sua loja tem atendimento via mensageiro, é uma ótima ideia permitir pagamento via teclados virtuais, especialmente conforme a tecnologia sobe de importância.

Pronto! Agora que você já viu quais são as principais tendências de pagamentos no e-commerce, é hora de considerar aplicá-las na sua loja virtual. Lembre-se de que o ideal é que você atenda o máximo possível de pessoas no seu e-commerce. Assim, ampliará as suas chances de vendas e isso permitirá que tenha mais lucro e faturamento no seu negócio. Esse é um dos segredos para conseguir um bom desempenho financeiro.

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