Blogger Danilo

Teste QUATI – Prepare-se para novas entrevistas de emprego

Conquistar talentos tem sido cada vez mais uma tarefa desafiadora para empresas de todos os tipos e, por isso, se torna necessário o uso de ferramentas inovadoras nos processos de recrutamento. Uma delas é o teste QUATI, confira agora tudo sobre ele!

Nos dias atuais, a psicologia conta com inúmeras estratégias de avaliação com objetivos bem distintos, sendo a testagem psicológica um instrumento importante para o sucesso de qualquer empresa no processo de seleção de novos talentos.

Dentre os vários instrumentos de avaliação psicológica, existe o teste QUATI, que consiste numa poderosa ferramenta de recrutamento e seleção para novas vagas, bem como para qualificar melhor as equipes já existentes e melhorar a comunicação interna e o endomarketing

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe este artigo para conhecer mais sobre essa poderosa ferramenta de avaliação.

O que é um teste QUATI? 

Baseado nas ideias do psiquiatra e psicoterapeuta sueco Carl Jung, o teste QUATI –  Questionário de Avaliação Tipológica – é um modelo de avaliação psicológica que procura identificar em um indivíduo seus padrões cognitivos (tendências de pensamentos, decisões e interpretações) e comportamentais (maneiras de agir que se repetem diante de situações iguais). 

Através desse teste, é possível classificar essas pessoas em grupos distintos, além de tornar mais fácil para as empresas organizarem as suas equipes de trabalho, ministrar treinamentos mais apropriados e fazer uma gestão de conflitos mais eficiente. 

Além de melhorar a produtividade com um todo e até mesmo a qualidade dos produtos criados.

Qual o objetivo do teste QUATI? 

Explicando melhor, o objetivo do teste QUATI é fornecer aos profissionais de Recursos Humanos o perfil exato dos profissionais, contribuindo para que a empresa faça as melhores escolhas em relação aos seus colaboradores.

Ao avaliar aspectos como afinidade, aptidão, interesse e disposição, o teste identifica se o profissional possui as competências necessárias para o cargo em questão. 

Quais são as características do teste QUATI?

O manual QUATI possui um questionário de fácil compreensão, que propõe uma avaliação simples e objetiva, e disponibiliza as principais características dos 16 tipos de psicológicos propostos por Carl Jung. 

Composto de 6 propostas de situações do cotidiano, cada uma com aproximadamente 15 pares de afirmações, o teste pede que o indivíduo escolha as que mais se aproximam do seu comportamento.

O resultado do teste QUATI permite identificar de que forma age o foco do sujeito, se é mais interno (ideias) ou externo (fatos).

Se o resultado demonstrar o que o foco está evidenciado para o mundo interno, o indivíduo será classificado como introvertido  – o que significa que são profissionais que tendem a se aprofundar mais em determinados assuntos, com maiores chances de se tornarem especialistas em suas profissões.

Se o resultado demonstrar que o foco está evidenciado para o mundo externo, o indivíduo será classificado como extrovertido – o que significa que são profissionais que dispõe de atitudes empreendedoras e que podem se adaptar mais facilmente aos desafios. 

Além de reconhecer esses dois tipos psicológicos, introvertido e extrovertido, o teste QUATI também procura reconhecer os tipos ligados às funções de percepção (intuição e sensação) e as funções de julgamento (pensamento e sentimento)

 

A correção do teste é feita com base na quantidade de respostas fornecidas para cada uma das dimensões descritas, tendo uma avaliação de caráter qualitativo e quantitativo. 

Quais as vantagens do teste QUATI?

De forma geral, o Questionário de Avaliação Tipológica ajuda tanto na contratação de novos profissionais quanto na estruturação de todos os processos dentro de uma empresa. 

O teste QUATI fornece informações importantes para que os profissionais de Recursos Humanos encontrem candidatos adequados ao perfil das vagas oferecidas, montem equipes pontuais para novos projetos e criem ações e estratégias mais direcionadas para o capital humano da empresa. 

Esse questionário oferece respostas valiosas, entre elas: 

  • identifica se o profissional funciona melhor em grupo ou de forma individualmente;
  • se possui atitude empreendedora ou funciona melhor sob comandos específicos;
  • análise do comportamento das pessoas diante de situações diferentes;
  • se possui facilidade em se aprofundar e especializar-se em uma função;
  • identifica traços de personalidade como resiliência, liderança, dinamismo, entre outros;
  • se toma decisões baseadas na razão ou na emoção;
  • se é criativo e inovador;

Com respostas como essas em mãos, é possível que o profissional de Recursos Humanos possa observar com antecedência de que forma o profissional realiza seu trabalho, como ele se comporta diante de situações difíceis e como é o seu processo de tomada de decisão.

Dessa forma, a empresa realiza contratações mais eficientes, aumenta o seu conhecimento sobre seus colaboradores, incentiva a diversidade e consegue preparar treinamentos mais bem direcionados.

Como aplicar o teste QUATI?

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que esse teste só pode ser aplicado por profissionais com graduação em psicologia e que estejam devidamente inscritos no Conselho Regional de Psicologia (CRP).

O questionário pode ser aplicado em grupo ou individualmente e não há tempo limite para fazê-lo, mas a média para sua realização é de 45 minutos. 

As condições do ambiente onde o teste será aplicado são muito importantes. Ele precisa ser confortável, com boa temperatura e iluminação, e também é preciso evitar distrações externas como barulhos. 

Além disso, é preciso que os profissionais responsáveis expliquem com calma o funcionamento do teste e o que ele pretende avaliar e que, ao final, mostre o resultado para quem realizou o teste. 

Se você não é um recrutador, mas sim um profissional que fará o teste QUATI, não se preocupe e nem tente “treinar” para o teste. Procure dormir bem na noite que antecede a avaliação, evite bebidas e mantenha foco na tarefa.

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.