guest post Mônica Candido

4 dicas para transformar um potencial cliente em oportunidade

A tecnologia e a internet tem causado diversos benefícios às pessoas no geral e as empresas, têm utilizado dessas ferramentas para aumentar a sua influência no meio digital, atraindo cada vez mais pessoas e criando um mercado ótimo para qualquer novo lead.

O texto de hoje abordará dicas para transformar um potencial (lead), em oportunidade de negócios, mostrando a importância e o impacto que ele pode causar no seu negócio, além de algumas dicas valiosas sobre o assunto.

O mundo digital está cada vez mais enraizado na vida das pessoas e é bastante difícil de imaginar um mundo tão moderno que não usa a tecnologia ou até mesmo de pensar em como a vida a alguns anos atrás pode ser considerada ultrapassada.

Até mesmo uma loja de equipamentos para cozinha industrial pode utilizar o meio digital para se promover.

Isso quando feito da maneira certa, é muito provável que ganhe maior destaque quando comparada a outros concorrentes do ramo atuante.

Onde antes existiam tarefas que demoravam horas, como pagar algumas contas em casas lotéricas, hoje, tal ação pode ser feita em questão de seguros por meio de um único aplicativo de smartphone. O mundo está mais tecnológico e dinâmico.

Portanto, assim como a vida mudou, os interesses das pessoas também mudaram. 

Seja em informações sobre cabeamento estruturado de redes ou novos modelos de computadores, o dinamismo é essencial para se manter no mercado.

Por isso, os leads são tão importantes para qualquer empresa nos dias de hoje. 

Eles impactam diretamente o negócio, e tão importante quanto gerar novos leads, é nutri-los com boas informações, e futuramente, convertê-los e fidelizá-los como um cliente.

Mas, afinal de contas, o que é um lead e porque ele é tão importante assim para todas as empresas que se aventuram no mercado de trabalho? A resposta dessa pergunta e de muitas outras você pode conferir no tópico a seguir.

O impacto dos leads no seu negócio

Seja na venda de um computador semi novo ou na realização de um serviço de fresa, toda empresa deve saber o que são leads e como nutrí-los e fazer com que se interessem no seu negócio. Mas, antes disso, é necessário saber quem eles são.

Um lead nada mais é do que um potencial cliente que ainda não está pronto para consumir os seus produtos, independentemente do motivo. 

Pode ser porque ainda não confia em sua organização ou porque ainda não entende o real motivo de comprar o seu produto.

Quaisquer que sejam tais motivos, o lead é uma pessoa que tem algum interesse no que você como empresa oferta.

Portanto, ele deve ser trabalhado para que, futuramente, você consiga convertê-lo em um cliente e fidelizá-lo.

O usuário pode procurar o seu site para, por exemplo, verificar sobre informações do mais novo guarda roupa em madeira que a sua empresa colocou no estoque. 

Seu negócio deve estar preparado para informá-lo de tudo que é necessário para captar a atenção do lead.

Portanto, quando pensamos em atrair a atenção e nutrir seus leads de informações de qualidade, alguns elementos devem ser desenvolvidos em sua organização, como:

  • Marketing de conteúdo efetivo;
  • Presença online;
  • Utilização assertiva das redes sociais;
  • Automação de marketing;
  • Aprimoramento na jornada de compras.

Outros elementos podem ser destacados mas, todos em sua maioria, acabam caindo nessas subcategorias. 

É necessário entender todo o processo de compra do seu lead desde o momento em que se torna um visitante do seu site, por exemplo.

Independentemente se o motivo da visita foi um smartphone ou um carimbo para empresa, seu site, página nas redes sociais ou blog devem sempre mostrar tudo que o cliente precisa saber sobre seus produtos.

Caso ainda não tenha ficado claro, os leads serão seus futuros clientes, portanto, eles irão consumir e adquirir seus produtos e serviços, consequentemente, são eles que movimentam o seu negócio.

Por isso, se atente e tenha uma equipe com profissionais responsáveis por essa constante nutrição de leads para que não perca nenhuma oportunidade de fazer com que mais pessoas se interessem pelo seu serviço de impressão cartões de visita.

Como transfazer leads em clientes

Primeiramente, é importante entender que isso não é algo que acontece da noite para o dia, portanto é necessário um longo trabalho e uma harmonia em diversos setores da empresa para fazer com que tudo siga conforme o planejado.

Também é importante ter ciência do que se está comercializando e investir na boa qualidade do mesmo. 

Não existe estratégia que segure um produto de pouca qualidade por muito tempo, busque sempre oferecer o melhor para seus clientes.

 

Sendo assim, seja no aluguel de uma sala privativa ou na compra de cosméticos, confira algumas dicas e orientações valiosas para transformar seus leads em clientes.

01- Invista no marketing de conteúdo

Qualquer empresa que queira crescer no mercado digital nos dias de hoje precisa investir em um marketing de conteúdo funcional e que chame a atenção dos leads, nutrindo-os sempre com informações relevantes e de qualidade.

Da mesma forma que é possível conseguir a atenção das pessoas, você pode perdê-las com a mesma velocidade.

Principalmente, quando pensamos na quantidade de empresas utilizando dos mais variados recursos para atingir o mesmo resultado que a sua organização.

Sendo assim, procure sempre pesquisar e entender muito bem o seu produto. Supondo que seja um banner acadêmico, procure sempre lançar informações que mostrem ao usuário como é vantajoso comprar seu produto. Isso faz toda a diferença.

02- Conheça muito bem o seu público-alvo

Se tem um erro bastante comum em empresas iniciantes ou naquelas que não dão a devida atenção aos seus leads, é não pensar no seu público-alvo na hora de montar qualquer e toda estratégia de negócios.

Quando pensamos no meio digital, sua empresa deve saber dos hábitos de compra, principais gostos, nicho de mercado atuante, modelo de negócios e canal de comunicação que os seus clientes preferem.

Tal atitude ajuda e muito na hora de traçar estratégias e tomar decisões para o futuro do seu negócio e impacta diretamente na hora de transformar um lead em um cliente.

Isso porque, quando você tem uma estratégia de negócio traçada, muito provavelmente atrai pessoas que se interessam por esse modelo ou que têm alguma afinidade com o modo que você comercializa o produto, mesmo que não saiba disso.

Crie personas que o ajudem a identificar melhor o público e ser bastante assertivo na hora de tentar entendê-lo, tendo um representação do seu cliente ideal e facilitando muito na compreensão do espectro dele como um todo.

Portanto, pense no público que deseja atingir e monte suas estratégias em cima disso, a chance de sucesso é muito maior.

03- Invista na jornada de compras

A jornada de compras é um dos itens fundamentais para atrair novos leads e fazer com que eles passem por todo o processo necessário até se tornarem clientes de fato, e possivelmente, fidelizá-los num futuro próximo.

Tudo deve ser pensado, desde o momento em que o usuário entra no seu site até o pós-venda. 

Quanto melhor estruturado e maior o investimento em todas essas etapas, maior será a probabilidade de conversão.

Pense no funil de vendas e como ele pode impactar no dia a dia de sua empresa. 

Se atente aos gargalos tanto de produção de seu negócio quanto na etapa que está menos automatizada. Utilize a tecnologia a seu favor e saiba valorizar todo o processo.

04- Utilize os canais de comunicação 

De nada adianta investir pesado no que sua empresa precisa para atrair mais clientes se a linguagem que você se comunica com seus leads não é a ideal ou não é a mais utilizada por eles, podendo desperdiçar assim tempo e energia.

Por exemplo, de que adianta focar nas redes sociais se 75% do seu público prefere utilizar o rádio? Lembrando que é apenas um exemplo, mas é bastante necessário para entender como funciona o relacionamento entre organização e clientes.

Entenda qual o melhor meio de entrar em contato com seus leads e clientes, qual tem maior aprovação e quais que existe um maior engajamento por parte deles. 

Entendendo isso, ficará muito mais fácil ser bastante assertivo na hora de se comunicar com eles.

Considerações finais

Portanto, o texto de hoje te deixou muito mais por dentro sobre o que é um lead e como ele impacta na rotina da sua empresa.

Além da sua importância e algumas dicas e orientações de como transformá-los em clientes em potencial.

É muito importante que utilize todas as informações disponibilizadas ao longo do texto e adapte-as à realidade do seu negócio, explorando ao máximo os seus pontos fortes e melhorando o que ainda não é tão bom quanto você espera.

Acima de tudo, seja autêntico e coloque a marca de sua empresa em tudo que faz, e agora que já sabe como atrair mais leads e convertê-los em clientes, comece a planejar quais as primeiras ações que tomará rumo a uma empresa de ainda mais sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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