guest post Henrique

5 pontos turísticos para visitar em Uberlândia

Saiba quais os lugares que você deve conhecer na passagem pela segunda maior cidade de Minas Gerais

Uberlândia é um município localizado no Triângulo Mineiro, em uma rota privilegiada entre os estados de Goiás e São Paulo, contemplado pela frota da Viação Gontijo.

Hoje, como a segunda maior cidade mineira, Uberlândia se destaca em logística, acessibilidade, mobilidade urbana e educação, com sua universidade federal que atrai estudantes de todo o país. Quem passa pelo local também se encanta com as belezas dos ipês coloridos nas ruas e a hospitalidade do povo uberlandense.

Se você está de passagem pela cidade, não fique preso somente aos afazeres de estudo ou trabalho. Separamos 5 pontos turísticos para visitar em Uberlândia e que, com certeza, vão te fazer querer voltar!

Complexo Parque do Sabiá

O parque mais famoso da cidade é um dos principais pontos turísticos e de área verde na cidade. Os próprios moradores já criaram uma rotina de dar uma passada por lá sempre que possível, seja para descansar no final de semana, seja para as caminhadas diárias.

Ótima opção para aproveitar com a família ou mesmo ir sozinho para relaxar e tomar uma água de coco à beira da represa, o parque é aberto ao público e por lá é possível aproveitar algumas das atrações:

  • Pista de corrida, caminhada e ciclismo;
  • Quadras;
  • Piscinas;
  • Represa;
  • Zoológico;
  • Aquário;
  • Bares;
  • Viveiro;
  • Pedalinho;
  • Trenzinho para crianças;
  • Parque infantil.

Cachoeira Sucupira

Uberlândia também foi agraciada pela natureza com lindas quedas d’água. As divisas com outras cidades são um ótimo passeio para o final de semana e para apreciar o cerrado.

A cachoeira mais procurada da cidade é a Sucupira. E não é para menos: uma queda bem cheia e larga, de impressionar! É considerada um refúgio para os dias cheios e uma ótima oportunidade de estar em contato com a natureza. Por lá, você encontra trilhas que tornam o passeio ao destino final recompensador.

Parque Municipal Victório Siquieroli

O parque Siquieroli é um dos mais visitados da cidade. Com área de quase 25 hectares, o local é ideal para conhecer a vegetação do cerrado. São árvores de troncos retorcidos e muitas flores para colorir o ambiente.

 

Quem visita o parque pode percorrer a trilha em mata fechada que leva ao Córrego do Óleo e Córrego Liso. Eles ficam dentro do complexo e o percurso é lindo e bem relaxante.

O espaço também conta com parque infantil, casinha de pau a pique e o Museu de Biodiversidade do Cerrado. O museu é uma unidade especial do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia e possui um acervo didático de animais e vegetais típicos do bioma.

Mercado Municipal 

Outra parada obrigatória na cidade mineira é o Mercado Municipal. Foi construído em 1944, com arquitetura considerada moderna para a época.

Para quem visita Uberlândia com pouco tempo disponível, é uma boa parada para um almoço durante a semana e para comprar produtos locais. São doces, bebidas e comidas mineiras de dar água na boca. Como é localizado na região central da cidade, é bem fácil de chegar.

Aos finais de semana, o local fica cheio e é ideal para aproveitar a tarde com os amigos ao som de música ao vivo.

Museu Municipal de Uberlândia

Conhecido como Palácio dos Leões, o espaço abriu as portas em 1987 para a primeira exposição. Antes disso, o prédio histórico abrigou a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. Ele fica localizado no meio de uma das praças mais tradicionais da cidade e no bairro Fundinho, que carrega muita história.

O museu tem caráter histórico e antropológico e concentra um acervo de objetos de uso cotidiano. A ideia é retratar aspectos da vida urbana e rural do município e revelar mentalidades, hábitos e costumes da comunidade.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.