guest post Mônica Candido

7 dicas de engajamento com as marcas

Podemos definir engajamento como o grau de participação e proximidade entre uma empresa, seus clientes e potenciais clientes.

A transformação digital empoderou os consumidores, mas isso deixou mais difícil a tarefa de lidar com eles. 

Se antes bastava apenas anunciar um produto ou serviço, agora é necessário estabelecer uma relação de confiança.

É a partir disso que surge a necessidade de engajar o público, e é possível promovê-lo de várias formas. 

Elas possibilitam que as marcas se aproximem das pessoas que elas querem convencer a comprar.

Isso pode acontecer por meio da produção de conteúdo até a prestação de um atendimento mais eficiente e humanizado. 

Tudo isso pode fazer a diferença quando o assunto é engajamento. Mas, não basta apenas se comunicar ou se aproximar dessas pessoas. 

É necessário fazer com que elas sintam a relevância e o valor de uma marca em suas vidas, para que a aquisição tenha sentido.

Conquistar o engajamento do público-alvo é uma tarefa complexa, mas possível, desde que a empresa saiba como fazer.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de engajamento, sua importância e dar algumas dicas para trabalhá-lo. Acompanhe a leitura conosco.

Engajamento: entendendo o conceito

O engajamento representa o nível de proximidade entre uma empresa e seus consumidores, portanto, o quanto os envolvidos se relacionam e interagem naturalmente.

Quanto mais engajamento uma marca conquista, mais próxima ela está de seu público-alvo e maior é a sua relevância.

Você já parou para pensar no quanto as pessoas interagem com a sua marca de maneira voluntária, seja para promover o negócio ou comentando em uma publicação nas redes sociais?

Uma empresa de cabeamento estruturado de redes vai descobrir essas informações mensurando o engajamento. 

Por meio dele, você descobre se as estratégias de marketing são ou não eficientes.

Dito isso, agora que você já entende esse conceito, no próximo tópico, vamos falar sobre a importância dele para as organizações.

Importância do engajamento

Quanto mais clientes engajados uma marca possui, melhor será a construção de sua imagem no mercado.

Quando um cliente se torna um promotor da marca, leva até as outras pessoas sentimentos positivos e as incentiva a comprar.

Para se ter uma ideia da importância disso, um cliente satisfeito vai falar para, em média, 11 pessoas sobre a experiência que teve com uma companhia.

Por outro lado, se a experiência foi negativa, ela vai falar para uma quantidade ainda maior, visto que um cliente insatisfeito relata sua situação para, em média, 15 pessoas.

Mas, se a organização tem um bom engajamento, ela tem acesso a diversas vantagens, como:

  • Previsibilidade de negócio;
  • Redução de custos com marketing;
  • Redução de churn;
  • Maior valor de marca.

O engajamento ajuda uma loja de computador semi novo a reter clientes, e isso é importante porque ela tem mais previsibilidade de sua receita. Com isso, o negócio se torna mais sólido e bem estruturado.

Conquistar um cliente novo custa mais caro do que fidelizar alguém que já comprou com você. 

Para conquistar um consumidor, é necessário investir em estratégias mais elaboradas e que demandam mais esforço e dinheiro.

Para se ter uma ideia, esse custo chega a ser de 5 a 25 vezes maior do que as ações de fidelização. 

Sendo assim, se as pessoas começarem a comprar regularmente com você, é possível diminuir os investimentos para conquistar novos clientes.

De acordo com uma pesquisa, 56% dos consumidores deixariam de comprar com uma marca se tivessem uma experiência ruim com ela.

Mas, os consumidores engajados são mais fiéis, portanto, as taxas de cancelamento são menores e elevam a margem de lucro do negócio.

Por fim, os clientes engajados criam propaganda espontânea e promovem a companhia, e isso amplia a percepção positiva acerca de seus produtos e serviços.

Para ter acesso a todas essas vantagens, uma gráfica de banner acadêmico ou qualquer outro negócio precisa investir nas estratégias certas. Vamos falar um pouco mais sobre elas no próximo tópico. Acompanhe.

Como gerar engajamento

O engajamento melhora a forma como a empresa é vista pelo público, por isso, ela torna a experiência de compra mais personalizada.

Só que para chegar a isso, é necessário saber em quais estratégias investir, e dentre as mais importantes estão:

1.    Conhecer o público-alvo

Não é possível estabelecer uma comunicação e muito menos um relacionamento com pessoas que você não sabe nada a respeito.

 

A base para qualquer estratégia de marketing digital é conhecer bem o público-alvo, e com o engajamento não é diferente.

Por isso, um fabricante de máquina de café automática busca saber ao máximo todas as informações sobre seu público. 

É com base nessas informações que você vai oferecer o que as pessoas procuram e aumentar a satisfação delas.

2. Ter uma presença digital excepcional

A internet é indispensável no dia a dia das pessoas, nesse contexto, é essencial que a sua empresa tenha uma presença forte nela. 

O primeiro passo é criar o site da companhia, pois é nele que o consumidor vai acessar as informações que precisa.

Seu site precisa estar sempre atualizado, além disso, é importante ter um blog e alimentá-lo continuamente com conteúdos ricos e relevantes.

Por exemplo, uma gráfica pode falar sobre vários assuntos relacionados ao seu mercado, como a digitalização de livros.

Para saber como organizar o site e o blog e os assuntos que vai abordar, considere todas as informações que levantou sobre o seu público-alvo.

3. Investir em canais de atendimento bons e variados

O atendimento ao cliente deve ser prioridade em qualquer negócio, pois ele ajuda a fortalecer uma experiência positiva do consumidor com a sua marca.

Para aprimorar esse serviço, invista em diferentes canais de atendimento, para que o usuário possa escolher aquele que mais lhe agrada.

Você pode atender essas pessoas pelo telefone, e-mail, chat, aplicativos de mensagens, dentre outras possibilidades que forem viáveis, tanto para você quanto para o seu público.

4. Deixar personalizada a experiência do cliente

Personalizar a experiência do cliente com a sua marca está muito além de chamá-lo pelo nome em um e-mail.

Um fabricante de guarda roupa em madeira vai entregar aos seus clientes informações que estejam relacionadas ao seu histórico de compras, e de acordo com suas necessidades reais.

É dessa forma que o consumidor vai se sentir único e especial, e para ele se tornar um defensor da sua marca é apenas um passo.

5. Dedicar esforços ao e-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia muito eficiente porque garante mais proximidade entre empresa e cliente.

Em outros canais, como as redes sociais, você não tem um espaço privado e fechado para falar com o consumidor. O e-mail é um canal mais pessoal, quase como o telefone da pessoa.

Por meio dele, um fabricante de carimbo para empresa pode enviar conteúdos e outras formas de contato mais personalizadas. Consequentemente, a companhia tem mais chances de sucesso em sua abordagem.

6. Estabelecer uma comunicação extremamente atraente

Uma vez que você sabe quem é o seu público-alvo, saberá como se comunicar e quais canais usar nessa comunicação.

Por exemplo, o foco do Instagram é o compartilhamento de imagens, por isso, a comunicação deve ser mais visual.

No Facebook, o formato que mais faz sucesso são os memes, e as marcas fazem uso deles para divertir os seguidores e conquistar a atenção deles.

E tanto no Facebook quanto no Instagram você pode trabalhar com materiais em formato de vídeo, que chegam a aumentar em 85% o engajamento da publicação.

Portanto, quando uma loja de equipamentos para cozinha industrial utiliza a mídia e a linguagem corretas, ela conquista muito mais engajamento por parte de seu público.

7. Ser criativo

Por fim, nossa última dica é usar sempre a criatividade, pois a internet está cheia de conteúdos concorrentes. 

Garanta que os seus materiais sejam exclusivos e inovadores e tenha um objetivo a cada novo conteúdo.

Além disso, garanta que tudo será útil para quem vai consumir, independentemente do formato ou do canal que você escolher.

Conclusão

O engajamento é essencial para qualquer negócio que queira ser reconhecido e ter sucesso no mercado. 

Mas, é preciso atenção, porque mesmo sendo algo extremamente importante, não é simples de ser conquistado.

Tudo vai depender de como você vai investir nas estratégias, do quanto conhece o seu público e da receptividade das pessoas.

O papel da empresa é facilitar o caminho até ela para que realmente tenha uma relação próxima com seus clientes e potenciais clientes.

Portanto, com as dicas que demos aqui, é possível fazer isso, pois elas vão te ajudar a conquistar o engajamento do seu público e a se consolidar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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