Uncategorized Mônica Candido

Cursos online servem para garantir horas extracurriculares?

O que mais te deixa ansioso em um curso de ensino superior? O TCC? Aquele trabalho gigantesco que envolve uma pesquisa extensa e que realmente transforma todo o seu curso em uma bagunça de atividades ao mesmo tempo?

Ou será que você possui mais medo do estágio? Aquela oportunidade de colocar tudo o que aprendeu em prática e então tentar conciliar os estudos com um trabalho? (sem contar na dificuldade de achar uma vaga em si)

O fato é que muitos não levam a sério um dos principais pontos, e um dos que mais gasta tempo, que são as horas complementares. Estas são verdadeiras armadilhas para o estudante sobrecarregado, preguiçoso ou desorganizado.

Não existe uma cobrança direta delas durante o curso, mas a verdade é que existe sim uma necessidade de completar centenas delas antes de se formar. Muitos evitam até o último segundo, e acabam tendo sua formatura adiada, porque é praticamente impossível realizar tudo em um semestre só.

Entretanto não é positivo ter pânico, até os casos mais tristes costumam ter solução! Basta você realmente entender como funciona a dinâmica deste tipo de atividade. E assim será possível que você consiga matar todas as horas sem nenhum problema.

Entenda este artigo aqui como um curso para horas complementares, em que você vai realmente poder se focar em informações interessantes e positivas para sua carreira. 

Entretanto é válido também dizer que existem variações nas avaliações de uma entidade para outra. Então tenha muito cuidado para não acabar simplesmente fazendo tudo aqui sem verificar a validade no seu curso.

Vamos dar uma olhada?

Para que servem horas complementares?

Antes de mais nada é importante entender o que as horas de atividades complementares de um curso realmente são. Assim as possibilidades começam a se abrir diante de você, fazendo com que você tenha capacidade de alcançar melhores e maiores resultados.

Sem dúvida nenhuma é importante entender que um curso de graduação não prepara você para uma tarefa específica. Ele na verdade resume a grande base dos conhecimentos sobre determinada área e suas principais ferramentas.

Então a função do estágio seria reduzir a lacuna entre o que você aprendeu na teoria da faculdade, para atividades práticas mais interessantes. E por isso é importante ter um pouco de boa vontade para começar o seu primeiro trabalho.

É comum que muitos até mesmo digam que o que aprenderam na faculdade não serviu para nada. Embora seja um pensamento bastante equivocado, é interessante notar que existem maneiras de preencher essa lacuna, evitando um tombo tão grande que gera um certo desânimo.

Para isso, minha recomendação à você seria de que realmente se preocupasse em procurar alguns assuntos que ficam à margem da parte principal da teoria. Como por exemplo aprender a utilizar os principais softwares do mercado.

As atividades complementares entraram como pequenos incentivos para que você procurasse algo que fizesse esta ponte entre o curso e o seu trabalho. Ou mesmo como algo que incentiva a pesquisa mais à fundo, para aqueles que querem seguir a carreira acadêmica.

Então várias coisas podem ser consideradas atividades para horas complementares. Mas lembre-se que quem decide isso é o regulamento da faculdade. Não tente criar as suas, pois você pode acabar gastando tempo, foco e dinheiro sem obter retorno nenhum.

O que serve para horas complementares?

Pesquisa é uma das atividades mais comuns em faculdades federais. Pois você verá a teoria sendo aplicada em um ramo bastante específico, criando conhecimentos novos e possivelmente novas tecnologias (mas nem sempre).

 

Outro ponto muito comum são as monitorias, onde o aluno utiliza parte do seu tempo para auxiliar o aprendizado em alunos de matérias no qual ele foi aprovado. Este tipo de atividade costuma muitas vezes ser organizado com vagas limitadas pela sua faculdade.

E outro ponto são cursos, workshops e treinamentos intensivos de algo relacionado ao assunto. Quando você participa deste tipo de conteúdo acaba tendo excelentes resultados, que muitas vezes acumulam muitas horas, sem contar o fato de que melhoram consideravelmente seu currículo.

Cursos online servem para horas complementares?

Com o avanço da internet, uma grande variedade de sites passaram a oferecer opções incríveis para quem quer ter um resultado de verdade. Por isso é comum pensar se estes cursos também possuem alguma serventia para a conclusão das suas horas.

E sim, você pode, normalmente, descontar várias destas horas utilizando cursos. Às vezes a faculdade costuma impor limites, mas não muitos.

Mas é necessário entender que isso só é válido para cursos online com certificado. Algo que comprove que aquele curso realmente tem conteúdo de qualidade e é entregue por uma empresa de verdade.

Por isso recomendamos plenamente que você opte por essa opção sempre que possível. Existem várias vantagens ao se fazer um curso destes, desde que orientados para a sua área.

Valor acessível: Diferente do valor que costumam ser cobrados em cursos e atividades presenciais, este tipo de curso costuma não chegar nem a R$100,00. E em alguns casos é possível até mesmo fazer o curso inteiro de graça, pagando só pela emissão do certificado.

Horário acessível: Você poderá estudar onde e quando quiser. Assim não precisa ficar preocupado com datas de provas e entregas de trabalho. Nem mesmo irá se preocupar em conflitos com alguma matéria.

Melhora do seu currículo: Além de entregar o certificado para a faculdade, você pode utilizar ele e esta informação no seu currículo. Assim conseguirá entregar mais valor para a sua apresentação. Muitos dos cursos que você encontrar são até mesmo obrigatórios para a admissão em uma empresa.

Conclusão

Algo muito importante é tentar sempre distribuir o seu aprendizado de maneira homogênea, assim como as horas de atividades complementares. Tentar fazer 30 ou 60 delas em um mês será realmente um grande desafio.

Como muitos deixam para a última hora, as coisas se complicam com as provas finais e acumulação com TCC e outras atividades. Por isso, o ideal mesmo é distribuir tudo de maneira regular.

E se quiser encontrar um site com bons cursos, eu recomendo o Certificado Cursos Online. Uma plataforma completa e incrível!

Até a próxima dica!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.