guest post Henrique

Onde descartar o celular antigo?

O descarte incorreto de celulares pode trazer prejuízos para o meio ambiente e até mesmo para a saúde humana. Saiba como se desfazer do seu modelo antigo da forma correta antes de comprar um novo.

A preocupação com o meio ambiente está cada dia mais presente na vida dos brasileiros. As emissões de carbono e a produção de lixo entraram em níveis alarmantes, e todos temos que agir caso queiramos propiciar um futuro melhor para as próximas gerações.

Uma das questões mais preocupantes com relação à poluição ambiental está relacionada com o descarte de eletrônicos. Hoje em dia, as pessoas estão trocando seus eletrônicos em um prazo cada vez mais curto, mas muitos não sabem como se desfazer dos antigos e acabam descartando-os como lixo comum.

Por isso, na hora de comprar smartphone, notebook, tablets ou qualquer outro eletrônico, é importante saber como e onde é possível fazer o descarte. Continue lendo para entender mais sobre o porquê se deve fazer o descarte correto desses produtos e como fazê-lo. 

Como descartar meu celular antigo?

Descartar o celular antigo de forma correta é mais fácil do que você imagina. E a solução pode estar bem próxima da sua casa. 

Muitos programas feitos pelas próprias fabricantes dos itens recolhem smartphones usados para reciclagem e descarte correto. Motorola, Samsung e Apple, por exemplo, três grandes empresas na área de tecnologia, possuem programas de recolhimento de celulares. Os programas das três marcas aceitam celulares antigos de qualquer fabricante.

Além dessa solução, você também pode levar o aparelho para lojas das operadoras, que dão o destino correto para os eletrônicos usados. Nessas lojas, você pode apenas descartar seu aparelho antigo, ou, em alguns casos, seu celular antigo pode te gerar descontos na compra de um modelo novo. Portanto, vale a pena ir até uma loja de operadora tentar garantir seu desconto.

Muitas vezes, você nem precisa se deslocar até as lojas das operadoras, pois, em alguns bancos, farmácias, supermercados e escolas, existem urnas para as pessoas depositarem esse tipo de material e dar-lhe o destino correto.

 

Por fim, em algumas cidades, normalmente, nos grandes centros, há postos de recolhimento de lixo eletrônico espalhados pelas ruas. Lá, você pode descartar seu smartphone antigo, pilhas, baterias, notebooks e outros eletrônicos.

Antes de descartar o aparelho, lembre-se de remover o chip e o cartão de memória. O bom é que as lojas de operadoras também fazem o recolhimento desse material usado. Além disso, não se esqueça de fazer o backup dos arquivos e apagar todos os seus dados do aparelho.

Quais os riscos do descarte incorreto?

Você deve estar se perguntando quais são os perigos de se descartar um smartphone em um lixo comum. Saiba que na composição dos equipamentos eletrônicos, principalmente aqueles que fazem uso de baterias, como celulares e notebooks, há muitos metais pesados que podem contaminar lençóis freáticos, solos, rios e mares, e que, quando incinerados, podem emitir gases tóxicos.

Segundo o programa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o meio ambiente, o PNUMA, dos 118 elementos presentes na tabela periódica, a composição de um smartphone moderno possui 43, entre eles estão o mercúrio, o cádmio e o chumbo, que são altamente tóxicos.

Além de causar problemas para a biodiversidade local, essa contaminação pode, inclusive, voltar para nós em algum momento, pois poderemos usar águas e solos contaminados.

A decomposição do eletrônico também é um processo muito lento, a estimativa é que dure entre 100 e 500 anos. Ainda, a bateria dos celulares é feita de material que não se decompõe, portanto, ela ficará para sempre trazendo contaminação para o solo daquela região que foi descartada. 

Um problema mais óbvio do descarte dos eletrônicos no lixo comum é o acúmulo de lixo em locais como lixões ou até mesmo em ilhas de lixo no meio do oceano. Ainda, segundo o PNUMA, são descartadas por ano mais de 41 milhões de toneladas de smartphones mundialmente.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.