guest post Mônica Candido

Assessoria de imprensa: 5 principais funções

Assessoria de imprensa é uma forma de comunicação entre as corporações, buscando criar bons relacionamentos com canais de comunicação e por meio dessas estratégias conquistar divulgação espontânea para a empresa. 

Basicamente, o assessor de imprensa faz com que o seu cliente seja transformado em notícia. 

Sendo assim, uma forma muito eficiente para e utilizada por marcas que desejam aumentar a sua visibilidade, alavancando sua exposição no mercado. 

Isso porque é essencial para qualquer empresa ter uma imagem de qualidade na visão dos meios de comunicação, possibilitando, assim, o aumento da confiança dos seus consumidores e possíveis compradores. 

Sendo assim, uma empresa de modelismo que tem sua divulgação nas redes sociais consegue aumentar a quantidade de pessoas que têm acesso ao seu conteúdo, além de haver uma transferência de autoridade do divulgador para o divulgado. 

Contudo, o profissional de assessoria de imprensa engloba mais funções do que o que foi citado, mas seu objetivo principal tem o foco em realizar uma ponte entre seus clientes e os veículos de comunicação. 

Dessa maneira, o assessorado consegue alcançar espaço de qualidade na mídia, aumentando a sua exposição, credibilidade e confiança por parte dos telespectadores e da sociedade. 

Em suma, basicamente, a assessoria de imprensa tem a função de fazer com que um cliente passe a ser atraente na visão dos veículos de comunicação. 

Isso acontece porque ganhar destaque na imprensa gera a chamada mídia espontânea, sem custos. 

Como consequências naturais, a empresa aumenta a sua divulgação e visibilidade, ponto essencial para o desenvolvimento dela, graças à disponibilização de consequências positivas. 

Por exemplo, uma empresa que realiza coffee break para empresas com um assessor de imprensa será capaz de colocar fotos e informações sobre os seus eventos em algum jornal da região, aumentando o seu alcance e suas chances de melhoria. 

Dessa forma, para conseguir realizar um trabalho de qualidade, o assessor de imprensa precisa saber todas as informações sobre o seu cliente, entendendo os seus pontos fortes, oportunidades de melhoria, objetivos e tudo mais. 

Além disso, o profissional da área precisa se manter atualizado sobre o seu mercado de atuação e suas tendências, permitindo que consiga se manter relevante para a sua audiência e continue no interesse de seus consumidores. 

Características da profissão

Existem algumas características específicas dessa profissão, permitindo que haja uma maior compreensão de como ela funciona e quais são os seus objetivos e auxílios fornecidos.

O profissional assessor de imprensa deve construir um relacionamento com os jornalistas e os veículos de comunicação. 

O assunto que ele oferecerá para o público ou para a imprensa deve ser, obrigatoriamente, de interesse dos leitores e relevante para eles de alguma forma. 

Essa profissão não é a mesma coisa que propaganda, publicidade, informe publicitário, patrocínio ou branded content, uma vez que tratar de um assunto totalmente comercial não é notícia. 

É um trabalho em que o profissional precisa ter paciência e insistir em determinadas situações, pois as redações e os jornalistas estão se tornando meios cada vez mais difíceis de acessar. 

Essa atividade precisa ter boas ofertas de fontes para servirem com matérias fornecendo entrevistas, mas lembre-se que qualquer informação dada para o repórter será utilizada como ele desejar, exigindo muito cuidado com tudo que for passado. 

Funções desse recurso

Por ser uma ferramenta da área de comunicação, ela engloba diversas funções amplas e exige a contratação de funcionários que possuem diversas habilidades. 

Dessa forma, serão analisadas as suas principais funções.

1 – Planejar a exposição

Como citado, a principal função da assessoria de imprensa é fornecer informações relevantes para o público de determinada empresa por meio do veículo de comunicação utilizado. 

Para conseguir realizar essa tarefa com qualidade, ela precisa realizar um planejamento completo das informações com as quais trabalha, como a pauta a ser tratada, os veículos disponíveis e criar uma estratégia  de interesse. 

Ele será o responsável por direcionar o trabalho, servindo como um guia de todas as ações a serem realizadas, incluindo todos os detalhes para o estabelecimento de uma nova campanha e sobre os assuntos oferecidos à imprensa. 

Sendo assim, a assessoria de imprensa de uma empresa de rastreamento de veículos terá que se planejar para definir como o assunto chegará até os outros veículos.

Portanto, qual evento será comentado sobre, se será por meio da televisão ou dos jornais e tudo mais. 

É importante que tudo seja bem detalhado para não correr o risco de haver uma má interpretação durante o percurso de produção, impedindo que a imagem da empresa seja danificada. 

 

2 – Atrair a mídia a eventos

Outra função da assessoria de imprensa é garantir que a mídia seja atraída para notícias de interesse do assessorado, garantindo matérias sobre o assunto e maior divulgação de seu cliente. 

Por exemplo, uma empresa de móveis que irá realizar um evento para lançar o seu novo armário de escritório deverá ter sua assessoria de imprensa cuidando para que diversos representantes de mídia compareçam. 

Dessa forma, ela consegue gerar engajamento em cima de um assunto essencial para o seu desenvolvimento e ter cobertura especial que será capaz de impulsionar a divulgação e o alcance. 

3 – Ensinar o cliente

Uma das funções da assessoria de imprensa é garantir que o cliente consiga aprender a lidar com todo o tópico em geral, ou seja, com a própria imprensa diretamente. 

Isso é muito importante, pois torna o indivíduo capaz de se comunicar com ela corretamente. 

Isso é muito importante, porque, para ter um relacionamento de qualidade com a imprensa, é necessário que ela tenha contato com o gestor e o responsável em si por todo o projeto que será tratado por ela. 

Nesse contexto, surge a necessidade do assessor, que explicará como se comunicar com ela, garantindo uma imagem positiva e preparando o seu cliente para não se prejudicar sem intenção em certas situações. 

Assim, o gestor de uma empresa de assessoria empresarial precisa se comunicar com a imprensa sobre um novo projeto, é importante que ele já conheça as táticas desse meio, pois não falará nenhuma informação que pode ser distorcida, cuidando da sua imagem. 

4 – Diminuir os prejuízos nas crises

Todos sabem que as empresas ou pessoas inseridas no mundo negócios são obrigadas a enfrentar certas crises passageiras, sejam elas ocasionadas por diversos motivos, como:

  • Instabilidade do mercado; 
  • Insatisfação de algum cliente;
  • Problemas na produção;
  • Problemas internos.

Contudo, o importante surge após a identificação da crise, o momento que passa a afetar os consumidores dela. 

É nesse momento que a assessoria de imprensa precisa entrar e cuidar da imagem da empresa. 

O fator principal para uma marca conseguir se desenvolver mesmo em meio aos problemas é garantir a transparência com os seus acompanhantes e mantê-los informados do que irá acontecer, passando a informação dos gestores para o público através da imprensa. 

Os assessores são os responsáveis por elaborar um plano de comunicação efetivo nesses momentos, adotando o tom correto e auxiliando o público, assim como esclarecendo todos os pontos que os incomodam. 

Ademais, esse profissional já sabe como lidar com grande exposição, especialmente em momentos de distúrbios, conseguindo, muitas vezes, reverter as situações ao fornecer informações boas sobre a instituição. 

Para essas horas, é essencial ter tudo planejado e organizado sobre as informações a serem fornecidas ao público, assim como as formas de cuidar do assunto em si. 

Esse ponto é essencial para não danificar a imagem construída. 

Por exemplo, uma empresa de entrega motoboy que teve um problema em todas as contratações de seu serviço é importante que ela entre rapidamente em contato com a imprensa para esclarecer o que aconteceu. 

Dessa maneira, há maior possibilidade de os clientes relevarem o acontecido, pois compreendem exatamente a situação, vendo que não foi culpa dela. 

Assim, a visão que eles têm da marca consegue se manter intacta. 

5 – Expandir a autoridade da empresa

A partir do momento que uma empresa é citada como fonte ou referência em uma matéria, ela ganha autoridade e credibilidade na visão da sociedade.

Uma vez que teve um conteúdo jornalístico reservado para ela, estratégia que não pode ser comprada. 

Isso é, uma empresa de curso de violão iniciante que tem um espaço reservado para falar de seus trabalhos em um jornal consegue aumentar a sua autoridade, pois interessou um jornalista profissional e o agradou. 

Considerações finais

Portanto, em resumo, ter uma assessoria de imprensa de qualidade é muito importante para qualquer empresa, não importando o seu tamanho ou se vende película para janela de quarto ou comidas exóticas, pois ela garantirá uma imagem boa frente ao mercado. 

É importante ter um profissional de qualidade, uma vez que ele precisará encontrar oportunidades essenciais para expor a marca aos jornalistas e realizar essa conexão entre seu cliente e os veículos de comunicação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.