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Como a higiene do estabelecimento impacta na experiência do cliente?

Entenda como a limpeza do estabelecimento é importante para atrair mais clientes.

A organização dos estabelecimentos comerciais se preocupa cada vez mais com a experiência do cliente. É uma maneira de atrair mais público e ganhar clientes fiéis, fazendo com que lojas de diversos setores se organizem para deixar o consumidor mais satisfeito.

Manter a higiene e limpeza do estabelecimento é um dos pontos importantes para garantir uma boa experiência do cliente. Ter uma rotina de limpeza, organizar os produtos e disponibilizar itens de higiene são medidas necessárias nesse processo. Descubra agora o que fazer para tornar o seu estabelecimento agradável para o público.

O que significa experiência do cliente?

A experiência do cliente significa descobrir o que seu consumidor pensa sobre seu estabelecimento. Ou seja, o que é agradável para ele, o que o deixa satisfeito com o seu serviço, visando utilizar essas informações para melhorar o seu negócio e agradá-lo.

O processo para entender os desejos e necessidades do cliente envolve quatro pontos principais: descobrir quem é seu consumidor e quais suas necessidades, como atendê-las e fidelizar o cliente. A partir disso, algumas estratégias devem ser postas em prática de modo a tornar a experiência agradável.

A higiene do estabelecimento é o principal ponto em que todo cliente repara, pois qualquer que seja o setor, ele deve estar limpo e organizado. Por isso, é necessário manter o local sempre limpo e arrumado, tornando-o confortável e agradável para os consumidores.

Como manter a limpeza?

Como mencionado anteriormente, um estabelecimento limpo é essencial para que a experiência do cliente seja positiva, assim, a limpeza deve ser feita regularmente. Para isso, é preciso adotar algumas estratégias específicas de limpeza.

Criar um cronograma de limpeza com os funcionários responsáveis é um bom começo. Ao fazer limpezas no estabelecimento em determinado período diariamente, você garante que ele esteja limpo a qualquer hora do dia. Também é uma boa ideia limpar lugares que ficam sujos rapidamente mais de uma vez por dia, como banheiros ou praças de alimentação.

 

Os lugares em que são colocados os produtos também devem estar limpos. Seja em prateleiras ou mesas, devem ser colocados em lugares limpos, de modo que o cliente veja que são bem cuidados.

Como organizar os produtos?

Os produtos do seu estabelecimento sempre devem estar devidamente organizados. A boa organização ajuda o cliente a encontrar o que precisa, e melhora sua experiência, facilitando também o trabalho do funcionário ao direcionar o consumidor para o setor que ele está interessado.

Ao organizar os produtos em diferentes setores e deixar essa divisão visível para os clientes, você otimiza o tempo que ele passa no estabelecimento e, consequentemente, melhora o atendimento.

Itens de higiene são necessários?

O cuidado com a limpeza do local mostra a preocupação em garantir uma ótima experiência para o cliente, já que torna o ambiente mais agradável e organizado. Também é importante disponibilizar alguns itens de higiene para garantir o conforto do consumidor.

Embora deva ser feita a limpeza constante do local onde estão os produtos, também é importante dar atenção para outros espaços que o consumidor frequenta, como a praça de alimentação e o banheiro.

Na praça de alimentação é importante que tenha um local próximo para lavar as mãos e álcool em gel, facilitando assim a higienização do consumidor caso se faça necessária. Também é essencial que tenham guardanapos sempre disponíveis.

No banheiro são necessários os itens básicos (produtos de qualidade): papel higiênico, sabonete e toalha para as mãos, garantindo o maior conforto possível a qualquer um que frequentar seu estabelecimento.

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