guest post Mônica Candido

Consultoria empresarial: 5 tipos para melhorar o seu negócio

A concorrência do cenário econômico atual é alvo de temor por parte de muitos empreendedores que estão iniciando suas atividades. Para minimizar desvantagens causadas pela inexperiência, a consultoria empresarial surge como opção. 

Formada por empresas de serviços que reúnem um grupo de profissionais de diversas áreas, ou por profissionais liberais com longos anos de experiência, a consultoria empresarial é um meio de transferir conhecimento a custos acessíveis. 

Os empreendimentos deste ramo desenvolvem técnicas a serem aplicadas nos negócios avaliados e técnicas de ensino, voltadas a facilitar a compreensão de conceitos essenciais para a boa gestão de instituições privadas. 

Atingindo o comércio, indústria e serviços, a consultoria empresarial se ramifica em segmentos tão numerosos quanto as etapas de criação, desenvolvimento e manutenção de ambientes organizacionais, suprindo demandas de todos os tipos. 

O papel da consultoria empresarial no desenvolvimento da indústria é inquestionável, demonstrado pelo nascimento das maiores teorias da administração, marketing, logística e finanças, provenientes deste tipo de serviço. 

Sua importância se baseia na capacidade de fortalecer marcas no início de sua jornada, abrindo espaço para a consolidação de novas empresas e profissionais, mantendo o mercado sempre dinâmico e atualizado. 

Os espaços de consultoria empresarial servem, inclusive, como um laboratório para área, onde há sempre o impulso em desenvolver métodos inéditos e mais eficientes, acelerando as modificações do cenário, por compor um ambiente exclusivo para esta prática. 

Presente mesmo em nomes consolidados, as equipes de consultoria trabalham lado a lado com o planejamento estratégico de grandes empresas, fornecendo uma perspectiva mais ampla e diferenciada das circunstâncias que norteiam o desempenho do negócio. 

Características e funções: investimento que economiza capital

Uma das razões para a resistência de pequenas empresas em recorrer a serviços de consultoria é a noção de uma perda de dinheiro envolvida na ação. Empreendimentos em sua fase inicial possuem pouco capital de giro e muitas despesas. 

O capital inicial, termo utilizado para referir-se ao montante investido por proprietários e sócios no início do negócio, é voltado especialmente para o financiamento de despesas operacionais enquanto a empresa ainda não é capaz de gerar receita. 

Por isso, investir em uma consultoria empresarial é visto como um gasto adicional e, portanto, opcional. Analisar os casos de sucesso e a importância que as empresas mais bem-sucedidas depositam em seus consultores é um meio de mudar essa mentalidade. 

Uma consultoria administrativa e financeira pode variar em termos de tamanho, pacotes de serviços e preços oferecidos ao consumidor, criando opções para empreendimentos com baixa capacidade de investimento. 

Os resultados da implementação deste tipo de atividade na rotina estratégica de uma marca sobre seu estado financeiro são observáveis a longo prazo. As fases de execução de uma consultoria empresarial são comuns a todos os seus segmentos. 

Diagnóstico de desempenho

Neste contato inicial, através de uma série de reuniões, a equipe de consultores solicita um conjunto de dados sobre a empresa que permite um diagnóstico geral ou específico por área. Entre os dados solicitados figuram: 

  • Demonstrativos financeiros; 
  • Malha logística; 
  • Resultados de campanhas de marketing anteriores;
  • Portfólio de produtos. 

A consultoria empresarial analisa aspectos de ordem interna e externa, comparando os dados disponibilizados com paralelos do mesmo mercado, desenvolvendo um quadro de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação aos concorrentes. 

Aplicando métricas da administração como matrizes e testes de posicionamento de marca, a consultoria fornece relatórios de desempenho que abordam a competitividade dos produtos oferecidos, clientes potenciais, promoção de produtos e raio de comercialização.

Uma empresa de entrega motoboy, no início da instalação de seu projeto de atuação, pode calibrar o planejamento estratégico e modificar rotas ainda nas primeiras fases do negócio. A análise preventiva do potencial de um plano de ações previne prejuízos. 

Análise ambiental 

Enquanto o diagnóstico de desempenho observa o comportamento da empresa diante de sua concorrência, observando todas as condições favoráveis e desfavoráveis, a análise ambiental foca seu olhar no ambiente organizacional do empreendimento. 

A análise ambiental envolve sistemas de delegação, estrutura departamental, modelos de liderança, estratégias de marketing, treinamento de colaboradores, produção e logística de transportes. A combinação entre diagnóstico interno e externo viabiliza um plano de ações. 

Avaliação de resultados

A avaliação dos resultados da implantação de modificações necessárias é realizada através do uso de ferramentas verificáveis, denominadas indicadores de desempenho: 

  • Taxa de ticket médio; 
  • Retorno sobre o Investimento e margem líquida;
  • Rotatividade de estoque e contratações;
  • Índice de satisfação do cliente. 

Outros indicadores podem ser utilizados, a depender da maneira como os problemas foram identificados e abordados pelo consultor. A base para a implantação de qualquer indicador ou métrica de avaliação de resultados consiste na delimitação de objetivos. 

Uma escola de treinamento profissional apresenta um catálogo de cursos voltados para a especialização de colaboradores em diferentes áreas do conhecimento. A proposta do negócio é fornecer qualificação para segmentos de alta demanda, por exemplo. 

 

Os indicadores de desempenho a serem aplicados para esses casos buscam entender até onde o objetivo proposto pelo empreendimento foi alcançado, como o volume de estudantes absorvidos pelo mercado de trabalho, taxa de salários, procura diante de concorrentes, etc. 

Segmentos da consultoria empresarial

Apesar da possibilidade de encontrar serviços que ofereçam uma visão panorâmica do negócio, muitos empreendedores enfrentam problemas específicos, que exigem avaliações e soluções localizadas. 

Para suprir esta demanda, o mercado de consultoria empresarial é desenvolvido em diversos segmentos, sendo cinco principais. Organizados em termos de demanda, complexidade e níveis de investimento, eles são: 

1. Consultoria de marketing

As múltiplas ferramentas do marketing, a multiplicação de canais de publicidade e de venda, além de marcas disputando espaço tornam a gestão de marketing um processo complexo, especialmente quando se trata de empresas com pouco poder de propulsão. 

Estes aspectos tornam a consultoria de marketing uma das mais buscadas por empreendedores, principalmente no que tange ao gerenciamento de crises de imagem, acompanhamento de reputação de marca e assessoria de imprensa. 

As consultorias de marketing oferecem serviços para negócios já consolidados, porém, em situação de declínio, traçando planos de reconstrução de marca, modificando estética, linguagem e público-alvo de uma empresa de modelismo ou qualquer outra.  

2. Consultoria de Recursos Humanos

Outro aspecto complexo é a manutenção de uma cultura organizacional saudável. O equilíbrio entre a produtividade e o bem-estar dos colaboradores depende da aplicação de processos que otimizem a execução de tarefas na rotina diária. 

Muitos empreendedores inexperientes subestimam a necessidade de formar uma boa dinâmica entre os funcionários de uma companhia, tentando recuperar o prejuízo quando as consequências geram impacto sobre a situação financeira do negócio. 

Desde a implantação de congressos, viagens e coffee break para empresas, até a criação de programas de treinamento e bonificações, uma consultoria em Recursos Humanos auxilia o empreendedor a escolher o instrumento mais eficaz para seu orçamento. 

3. Consultoria de projetos

Voltado para atividades extra oficiais, como a instalação de uma nova loja, evento, criação de uma nova interface virtual ou a ampliação da sede, a consultoria de projetos é o tipo de serviço buscado comumente por grandes empresas. 

Utilizando conceitos contábeis, tributários, de logística e engenharia, a consultoria nesta área analisa a viabilidade de projetos, calcula os custos estimados e auxilia a empresa a fazer as adaptações necessárias para encaixá-lo ao planejamento estratégico. 

A consultoria de projetos é necessária até mesmo para tarefas de menor impacto, como o repaginamento da estrutura interna de uma empresa, como a compra de um novo armário de escritório

4. Consultoria de vendas 

Setor que envolve a precificação de produtos, a adoção de técnicas de atendimento, a avaliação de taxas de ticket médio, índices de retenção do cliente, a consultoria de vendas aplica os métodos mais eficientes e atualizados para expandir as vendas de uma empresa. 

Abordando diferentes canais de contato direto com o consumidor, o consultor de vendas direciona o empreendedor à escolha de locais físicos e virtuais para venda, configuração destes espaços e implementação de medidas de nível estratégico. 

Entre as principais causas de falha no planejamento de vendas está a má adequação das decisões de nível organizacional mais alto aos departamentos e colaboradores de base, reduzindo o impacto das medidas e construindo uma comunicação ruidosa.

Um negócio que vende película para janela de quarto pode receber, de uma consultoria, diretrizes para criação de um site oficial para a marca, interfaces de mensagem automática e locais para atendimento de pós-venda. 

5. Consultoria contábil e tributária

A situação tributária de muitas empresas pode variar de acordo com o local onde o empreendimento está instalado, sendo necessária a observância de leis nacionais e regionais que incluem autorizações e emissões de nota fiscal. 

Em termos contábeis, fatores como o tamanho da empresa, o tipo de produto comercializado, a quantidade de colaboradores contratados e o regime de tributação incidem sobre a maneira como as finanças devem ser organizadas oficialmente. 

Conclusão

A consultoria empresarial é um recurso de extremo valor para o desenvolvimento de empresas em todos os aspectos, um elemento decisivo para o sucesso e sobrevivência de instituições privadas em um ambiente cada vez mais competitivo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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