SEO serviços Thaís Correa

Consultoria de SEO: saiba mais sobre

Otimização de motores de busca, o significado do termo trás consigo uma promessa para todos os gestores que buscam uma consultoria de SEO

Portanto, estar no topo dos resultados de pesquisa gera um profundo impacto sobre as projeções de venda.

As consultorias empresariais são um laboratório de inovação para o cenário da Administração, considerando que muitas das maiores teorias da organização institucional surgiram neste tipo de prestação de serviços. 

Uma agência que presta consultoria de SEO reúne profissionais experientes na aplicação das diversas práticas que formam o ecossistema desta técnica, fornecendo às empresas uma visão completa de como funcionam os algoritmos que regem resultados de busca. 

Os serviços de consultoria podem ser considerados uma espécie de comercialização ou compartilhamento da experiência. 

Assim compreendendo que são necessários anos de esforço para adquiri-la, esta se torna um produto de alto valor.

Por isso, investir em uma consultoria na área é uma excelente opção para gestores estreantes, que enxergam na internet um campo fértil para o desenvolvimento de sua marca e oferta de seu produto, como uma limpeza de carpete residencial

Uma consultoria qualificada em SEO pode indicar ao gestor metodologias eficazes para montagem e avaliação de suas equipes de marketing, além de esclarecer os conhecimentos e qualidades necessárias na contratação de colaboradores.

No contexto das pequenas e médias empresas, as atividades de marketing digital são por vezes relegadas ao status de atividade secundária, quando o gestor entende a produção como a área mais importante de seu negócio

Apesar de não partir de uma percepção falsa, os empreendedores que abraçam esta visão, por vezes, expõem-se a um vício de comportamento: a abordagem de todo investimento que não seja insumo para fabricação dos produtos como um gasto opcional. 

Fatal para o desenvolvimento saudável das empresas, é necessário construir uma cultura onde todos os investimentos que efetivamente impactam sobre as vendas e as operações internas de um negócio são vistas como essenciais. 

Assim, surge no leitor a pergunta: como definir investimentos efetivos de inefetivos? Para isso, em matéria de marketing digital, a consultoria de SEO surge como um solucionador desta questão, através do simples aluguel de sala por hora

Consultoria de SEO: uma bússola necessária

O conceito mais associado ao SEO são as palavras-chave, um método de classificação de temas que facilita a indexação correta de endereços vinculados a um resultado de busca específico. No entanto, a técnica SEO vai além disso. 

Desde o crescimento dos motores de busca na rotina digital, as empresas migram para as plataformas online mirando nestas ferramentas para posicionamento de marca. 

O frenesi gerado pela promessa das primeiras posições desencadeou diversos fenômenos. 

Entre uso exagerado de palavras-chave até a exploração de pontos cegos dos algoritmos, as ferramentas de indexação passaram por inúmeras atualizações que concediam respostas aos novos usos dos motores de busca pelos sites. 

A internet se expandiu vertiginosamente desde o surgimento dos sites de busca, impulsionados pela multiplicação das redes sociais e serviços mobile

Atualmente, uma pequena empresa de limpeza disputa a mesma posição com grandes corporações. 

Por isso, as consultorias de SEO precisam ir além das palavras-chave. A relevância deste serviço repousa sobre a oferta de diversas ferramentas que auxiliam a operação certeira dos mecanismos de busca, estabelecendo uma série de bússolas. 

Análise de concorrência

As consultorias de SEO costumam ser formadas por equipes de especialistas em diversas áreas, habilitados a realizarem extensos diagnósticos de mercado. 

A análise de concorrência é importante para definir quais são as oportunidades da nova marca. 

Um modo de compreender como a análise de concorrência pode influenciar os resultados de SEO é introduzir o conceito SWOT, desenvolvido pelo diagrama de mesmo nome, que visa analisar uma empresa em contexto externo e interno. 

A sigla SWOT indica quatro indicadores: forças (strength), fraquezas (weaknesses), ambas de nível interno e os indicadores externos oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). 

Um serviço de piscina pequena de fibra pode beneficiar-se com as métricas. As forças e fraquezas indicam qualidades e pontos a melhorar, respectivamente, na cultura organizacional de um empreendimento. 

Nestas categorias cabem questões de produtividade, delegação de tarefas e qualidade do serviço prestado. 

Por outro lado, as oportunidades e ameaças dizem respeito a como esta empresa se comporta em seu mercado, sendo portanto, uma análise de concorrência. 

As oportunidades podem ser demandas ainda não exploradas, nichos ou diferenciais no serviço. 

As ameaças representam desafios para a sobrevivência do negócio, utilizadas para desenvolver soluções por ordem de prioridade em uma empresa. 

Elas podem ser uma crise econômica, um novo concorrente ou a obsolescência de um produto importante. 

 

Enquanto a análise dos fatores internos é realizada ao aplicar métricas de desempenho organizacional, a análise de fatores externos é sempre comparativa, onde o desempenho é definido com base no que os outros estão fazendo. 

Assim, se estabelece que a análise de concorrência é uma análise comparativa e por isso, deve ser executada por aqueles que não apenas conhecem uma empresa específica, mas compreendem com profundidade, o funcionamento daquele mercado. 

É difícil que um gestor, especialmente dos empreendimentos mais jovens, com 0 a 10 anos de existência, possua um conhecimento muito rico do mercado ao qual está inserido. A consultoria de SEO oferece esta possibilidade. 

Onpage e offpage: personalização de cada interface

A partir deste ponto, a consultoria de SEO trabalha mais ativamente na otimização de páginas na web para motores de busca. 

Tal processo depende da personalização das interfaces onpage e offpage de um site. 

Compreender a interface onpage é uma tarefa mais intuitiva, visto que consiste na página que será otimizada, incluindo todos os recursos que serão exibidos nesta. 

As ações de interface onpage abordadas por uma consultoria de SEO, são: 

Meta tags

Presentes a partir da versão 5 do HTML, a linguagem de hipertexto utilizada pela web, as meta tags são atributos usados para descrever o conteúdo de uma página. 

Essenciais para as estratégias de SEO onpage, dividem-se em: 

  • Title tag: o título que aparece no resultado de busca; 
  • Meta Description: descrição de página, aparece nos resultados; 
  • Meta Keywords: principais palavras-chave da página; 
  • Meta Robots: instruções para bots de indexação. 

Exibidas na seção inicial do código fonte da página, as meta tags são usadas para potencializar a leitura da página pelos algoritmos responsáveis pela indexação, tornando o processo mais rápido e menos custoso para todas as partes envolvidas. 

A ação das meta tags pode ser percebida ao clicar no título de um link, exibido no resultado de uma busca, e ao carregar a página, notar que o título sofreu modificações. 

Isso acontece para otimizar a chamada de um infográfico sobre uma ribbon impressora, por exemplo. 

Palavras-chave em links

Apesar da maior parte das estratégias envolvendo links se caracterizarem como offpage, a inserção de endereços web no corpo do texto pode ser feita com o uso de palavras-chave, uma prática onpage

As palavras-chave linkadas, desde que relacionadas ao conteúdo expresso no endereço, melhoram o posicionamento de uma página diante de algoritmos de busca, que interpretam a página como detentora de um rico conteúdo e portanto, mais relevante. 

Coerência de conteúdo

A maior parte das estratégias de SEO onpage giram em torno das palavras-chaves, que são escolhidas por meio de uma pesquisa minuciosa quanto à sua relevância e potencial de qualificar uma publicação para web. 

No entanto, a boa aplicação destes termos é uma parte tão importante como a escolha destes. 

Uma empresa que instala película antivandalismo deve buscar termos associados ao seu produto e combiná-los a abordagens interessantes para o público. 

No caso do SEO offpage, seu conceito é menos intuitivo, trata-se da análise de relevância de um site com base em sua reputação, ou seja, no que outras fontes dizem sobre ele. 

O SEO offpage avalia todo o ecossistema de sites associados a uma marca, seja por meio de menções frias, como o nome da empresa não-linkado, até a referência a um artigo específico, publicado em um de seus canais. 

Parcerias para link building

Link building é a prática off page que consiste na referência de outros sites em publicações de sua plataforma, uma espécie de publicidade que confere pontos de relevância ao endereço vinculado, de acordo com os algoritmos de busca. 

As parcerias permitem que dois criadores de conteúdo citem um ao outro, auxiliando as estratégias de ambos, como uma empresa de venda de computador semi novo e uma pequena loja de jogos para desktop, por exemplo. 

Benefícios de uma consultoria de SEO

Uma consultoria especializada nesta técnica é fundamental para uma empresa que pretende investir em marketing digital, sem ter os recursos necessários para contratar profissionais experientes ou desenvolver uma estratégia independente. 

Além das vantagens já demonstradas neste artigo, os benefícios de escolher uma consultoria de SEO para um negócio, são:

  • Comunicação robusta e coerente com o público; 
  • Aprofundamento da identidade organizacional; 
  • Antecipação de cenários; 
  • Maior competitividade. 

Portanto, seja uma loja que fornece rodo de limpeza ou uma clínica estética, a consultoria de SEO se aplica em todos os casos, capaz de vender qualquer produto e orientar equipes de marketing de maneira personalizada. 

Conclusão

Em resumo, a consultoria de SEO é importante para o desenvolvimento de estratégias de crescimento de sites na web, um aspecto imprescindível para as empresas que precisam posicionar ou relançar suas marcas. 

Buscar uma consultoria especializada, além de aumentar as chances de sucesso nessas estratégias, auxilia a criação de elementos importantes para uma cultura organizacional em sintonia com as necessidades do público e do mundo tecnológico. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.