organização Mônica Candido

Saiba como reduzir o custo do gás nos fornos e fogões utilizando a energia solar térmica

O preço do botijão de gás aumentou significativamente, e as pessoas estão buscando alternativas mais econômicas para poder cozinhar. Uma das opções utilizadas vem sendo a energia solar térmica. Opção renovável, sustentável e muito econômica, ela representa o futuro no que tange a questões de energias alternativas.

Forno e fogão a gás e elétrico: diferenças

Antes de falar sobre a energia solar como alternativa para você cozinhar, é preciso entender melhor sobre os fogões convencionais, tanto a gás quanto elétricos.

Quando comparado com outros equipamentos eletrônicos, o fogão, de fato, gasta muita energia, principalmente se o aquecimento é feito por meio de resistência elétrica. Este consumo energético também vale para o forno elétrico.

O custo dessa energia pode ser bastante oneroso. Em razão disso, na hora de escolher entre o fogão a gás e o elétrico, grande parte das pessoas acaba ficando com a primeira alternativa. Isso acaba acontecendo porque, mesmo com a crescente no aumento dos preços, o gás continua sendo relativamente barato e bastante disponível.

Outro ponto favorável para fornos e fogões a gás é sua simplicidade técnica. Os custos de construção desses equipamentos domésticos são consideravelmente menores do que suas versões elétricas.

É natural que a maior parte das pessoas prefira pagar por um equipamento mais barato e com menos gasto como o fogão a gás, já que o elétrico tem um alto consumo de energia.

No entanto, a possibilidade da instalação de um sistema de energia solar térmica muda o comparativo das opções. O custo recorrente com energia pode ser zerado e o gás pode ser deixado de lado.

Afinal, como funciona um fogão de energia solar?

Um fogão à base de energia solar nada mais é do que um fogão convencional abastecido pela energia gerada por painéis fotovoltaicos. Tais painéis convertem radiação solar em eletricidade, que pode ser utilizada para abastecer qualquer eletrônico ou eletrodoméstico de uma residência ou empresa.

 

Dentre as vantagens da instalação de um forno e fogão à base de energia solar podemos destacar:

  • Segurança;
  • Economia;
  • Responsabilidade ambiental;
  • Confiabilidade;
  • Durabilidade.

Além de não precisar pagar pelas tarifas exorbitantes das companhias elétricas, o sistema à base de energia renovável é bem mais seguro. A questão ambiental também apresenta papel fundamental. Mesmo que o valor do gás seja relativamente barato, essa alternativa cobra um preço muito alto ao meio ambiente, como qualquer outro combustível fóssil não renovável.

Mesmo o gás de cozinha emite quantidades significativas de dióxido de carbono para a atmosfera. Outro ponto a ser considerado e que tem grande valia em momentos de crise econômica é que o sistema solar fotovoltaico traz autonomia e estabilidade para as famílias: dos fornos e fogões às outras aplicações de energia elétrica.

Como possui geração própria, não existe dependência de concessionárias para fornecimento de energia. As instabilidades na rede elétrica também não afetam a produtividade na cozinha, tampouco de outro equipamento que seja conectado, principalmente se o sistema fotovoltaico possuir baterias.

 

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.