Blogger Mônica Candido

Você conhece o curso NR 35?

Os direitos trabalhistas no Brasil são realmente amplos, e entre eles estão várias regulamentações diretamente ligadas à segurança do trabalho. Seja qual for o tipo de trabalho, a pessoa sempre estará exposta a riscos, alguns maiores e alguns menores.

Gerenciar estes riscos é essencial tanto para o trabalhador, quanto para a empresa. Afinal de contas, é inegável que ignorar a situação pode ter consequências terríveis.

E um dos pontos de risco que mais se repete em todas as profissões é exatamente o trabalho em grandes alturas. Pois mesmo em um escritório a pessoa pode se ver envolvida neste tipo de situação.

Então, todo trabalhador que está envolvido com esta situação deve fazer obrigatoriamente um curso NR 35. Este curso ensina de maneira direta e eficaz a lidar com todos os riscos diretos de trabalhos feitos em grandes alturas, e por isso, é a melhor maneira de evitar problemas.

Hoje gostaria de falar um pouco mais sobre o tema, te deixando mais informado e preparado para iniciar o curso em questão. Mas vale a pena dizer que os resultados são realmente interessantes e você pode encontrar até mesmo uma grande variedade de oportunidades de emprego.

Vamos conferir?

O que é o curso NR 35?

Primeiramente é importante ter em mente que este é um curso que ensina práticas e teorias sobre a segurança em trabalhos em altura. Sendo que toda a base dele é feita em cima da própria NR 35.

Então, para entender o curso em si, é importante explicar um pouco mais sobre este outro objeto muito importante de nosso sistema trabalhista.

O que é a NR 35?

NR 35 é a sigla para Norma Regulamentadora 35. Este é um dispositivo legal que rege os trabalhos em grandes alturas, trazendo uma série de definições e informações para garantir que um trabalhador que corra este risco fique longe de acidentes.

Então, em geral você vai encontrar várias informações sobre equipamentos, técnicas e burocracias que as empresas precisam obedecer para garantir a segurança dos seus funcionários.

Talvez o mais interessante do assunto seja a própria definição do que é uma grande altura. O normal é imaginar um trabalho em um prédio em construção ou mesmo antenas de dezenas de metros.

Entretanto, para a lei, as grandes alturas se iniciam a partir de 2 metros. Ou seja, é uma situação em que você pode encontrar desafios até mesmo dentro de um escritório ou em uma casa.

O que você vai aprender no curso

Primeiramente você vai passar por uma série de instruções sobre a parte burocrática do assunto. Você vai ver quais as vantagens e necessidades de se aplicar à norma.

Mas a parte mais importante e interessante vem exatamente na hora de lidar com o assunto em questão. Você verá todos os riscos envolvidos em trabalhos em altura, que vão desde a falta de apoio e uso inadequado de equipamentos, quanto situações de clima em geral.

Depois, será possível aprender sobre os diferentes tipos de equipamentos envolvidos e como eles são utilizados da forma adequada. Chamamos estes equipamentos de EPIs e EPCs.

Basicamente são os equipamentos de proteção individual (EPI), que podemos listar como:

  • Cinto de proteção;
  • Capacete;
  • Óculos de proteção;
  • Etc…

Depois você encontrará a lista dos equipamentos de proteção coletiva e seus respectivos usos. Sendo eles, por exemplo:

  • Rede de proteção;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Etc…

Cada um destes equipamentos terá a capacidade de diminuir riscos e facilitar o atendimento de várias situações.

 

Vantagens de se fazer o curso

Primeiramente é possível dizer que a principal vantagem está exatamente na segurança dos profissionais envolvidos. Por isso, até mesmo quem não é obrigado a fazer o curso em si, acaba dando o braço a torcer e se capacita por conta própria.

Outro ponto, que não é uma vantagem em si, mas vale a pena citar, é que as empresas são obrigadas a pagar o curso para você quando seu trabalho envolve riscos de grandes alturas.

Entretanto, também é justo dizer que muitos fazem o curso antes de serem contratados. Pois isto envolve menos investimentos e riscos para a empresa, facilitando até mesmo a velocidade na contratação.

Depender da emissão de um certificado e até mesmo correr atrás de um material complementar pode significar vários dias perdidos.

E claro, você apresenta a imagem de ser um profissional bem capacitado e preocupado com o desempenho do seu trabalho.

Realmente é a melhor forma de se apresentar para uma vaga em grandes empresas. Toda diferença pode contar para um trabalho específico.

Principais tópicos abordados em um curso de NR 35

Aqui vai uma lista bem concisa do que você encontrará em um curso de NR 35:

  • Normas e regulamentos (burocracia);
  • Análise de riscos e principais possibilidades;
  • Medidas de controle de riscos em geral;
  • EPIs, EPCs e técnicas em geral;
  • Resposta a emergências.

Em geral, você terá tudo o que precisa para garantir um trabalho mais seguro e eficiente. Afinal de contas, correr riscos vai afetar diretamente o seu desempenho no trabalho.

Considerações finais

Um ponto que precisamos levar em conta é exatamente o entendimento que sacrificar um pouco da agilidade nos trabalhos não é mais prejudicial do que contar com um risco tão alto quanto uma queda.

Quando você se expõe a situações como estas, está dizendo que entende mais do que as pessoas que estiveram focadas e especializadas em resolver o problema em questão.

Por isso, leve em consideração que a sua segurança e saúde não têm preço.

Fazer cursos online com certificado nesta área pode ser uma obrigação financeira para a empresa. Entretanto, quando você já se antecipa ao mercado fazendo por conta própria, verá que os investimentos são baixos e o retorno é realmente interessante.

Até mesmo para profissionais que são autônomos e não possuem obrigação desta certificação. Afinal de contas, o conteúdo, se aplicado, irá aumentar as suas chances de fazer um trabalho seguro.

Então por hoje é isso, espero ter tirado as suas principais dúvidas sobre o assunto. Qualquer dúvida que você tiver, estou à disposição para te responder nos comentários, ok?

Até a próxima!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.