guest post Gustavo

Você conhece o estilo de moda cottagecore?

O estilo remete aos anos 50 e pretende passar a sensação de leveza e tranquilidade.

Desde o final de 2020 alguns novos estilos dominam as trends dos aplicativos de fotos. Um bom exemplo é o cottagecore, que valoriza uma maneira mais leve de levar a vida, quase como se você vivesse no campo.

O que é o cottagecore?

Se traduzirmos a palavra, podemos dizer que “cottage” significa cabana ou casa de fazenda. Já “core” quer dizer núcleo e seria um derivado da música punk hard core, muito comum na década de 80. 

Isso não significa que você irá se vestir como se vivesse em outra época. Um exemplo de look super atual incluiria hot pants, camisa floral e um casaco de lã fofinho, para aproveitar um dia de clima ameno. Mas, fique tranquila, porque existem várias outras combinações incríveis que vamos citar por aqui.

Quais as principais características?

Existem sete principais características que rodeiam o estilo cottagecore. Muito além do que viver no campo, está relacionado à tranquilidade. Assim, podemos resumir o cottagecore em:

  • Valorização da natureza, prezando por mais tempo perto de plantas e animais;
  • Foco em hábitos e estilo de vida mais antigos, até mesmo nostálgicos;
  • Trabalhos e tarefas manuais como prioridade;
  • Mais atividades ao ar livre;
  • Uso de objetos decorativos com toque floral;
  • Desaceleração, simplicidade e redução de gastos;
  • Roupas leves, feitas de algodão ou linho. 

Quais looks se encaixam no estilo?

Um dos jeitos mais práticos para testar um estilo é por meio das peças de roupa. Assim, se o cottagecore te chamou a atenção, mas você deseja fazer as mudanças aos poucos, veja quais looks se encaixam melhor.

Mangas bufantes

Com um toque romântico, as mangas bufantes podem aparecer em vestidos ou blusas, mas precisam ser de tons mais delicados, terrosos ou que remetam à natureza. Se você gosta de estampas, o floral é super bem-vindo.

Camiseta florida

Nada remete mais a leveza do que a estampa floral. Se você quer ir com calma e não se identifica muito com as mangas bufantes, citadas acima, invista na camiseta florida. Ela deixa o visual leve e pode ser combinada com shorts jeans de cintura alta. Por baixo do shorts, as hot pants ajudam a modelar a cintura.

 

Saias longas

Outro sucesso nos anos 50, trazido para o cottagecore, é a saia longa. O ideal é que seja rodada, de algodão e com cores mais claras. Para finalizar o look, uma rasteirinha ou sandália de salto baixo nos pés.

Vestidos claros

Os vestidos não poderiam deixar de estar presentes entre as sugestões. Devem ter tons terrosos ou delicados. O rosa-bebê é perfeito para um toque mais romântico, assim como o branco. Além disso, a regra da saia rodada e marcada na cintura também é válida.

Casaco de lã

Para os dias mais frios, o casaco de lã pode acompanhar o estilo, assim como a meia-calça. Se for confeccionado manualmente, ganha ainda mais destaque. As cores seguem a mesma ideia das outras peças, delicadas, leves, que remetem à natureza.

Vestido floral

Da mesma forma que a camiseta, o vestido floral também faz parte do estilo cottagecore. A estampa pode ser de qualquer tamanho, desde que continue leve e com aquele ar de campo. Os longos são muito bem-vindos, mas você também pode investir no comprimento médio, na altura dos joelhos.

Vestido com cintura marcada

As roupas mais acinturadas também foram sucesso nos anos 50 e resgatadas para o cottagecore. Os vestidos nesse estilo marcam a cintura e depois assumem uma saia mais soltinha e rodada. 

Acessórios e maquiagem também são válidos?

Sim, os acessórios e a maquiagem também complementam o estilo cottagecore. Nos cabelos, vale colocar lenços, como se fosse lembrar uma camponesa. Se quiser, faça uma trança e amarre o lenço nas pontas. Nas orelhas, brincos pequenos e no pescoço um colar de pérolas.

Quanto à maquiagem, a ideia é a mesma das roupas. Leve e discreta. Use um rímel para levantar o olhar, com aquele toque cílios de boneca e finalize com batom nude ou rosa-claro.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.