guest post Gustavo

Dicas para você preparar um bom café da tarde para visitas

O café da tarde pode ser um momento de descontração e de provar boas comidas ao lado de amigos ou familiares. Confira essas dicas para ter um momento agradável em um café da tarde em sua casa

Você vai receber seus amigos em casa e não sabe o que servir? Uma ótima opção é preparar um café da tarde. A tradição de chamar os amigos e os familiares para se reunirem em um lanche da tarde começou na Inglaterra com o tradicional chá das cinco. Porém, aqui no Brasil logo ganhou diversos fãs e sofreu adaptações.

Como aqui o costume de beber café ultrapassa o de beber chá, muitas pessoas acabam se reunindo para compartilharem um delicioso café da tarde. É um momento de pausa e de aproveitar boas comidas e bebidas.

Continue lendo para saber como montar um belíssimo café da tarde para seus amigos e familiares.

Como preparar a mesa

Os itens essenciais para a preparação da mesa para o café da tarde são: talheres, pratos, copos, xícaras e guardanapos.

Os garfos ficam à esquerda do prato e a faca fica à direita, com a parte do corte virada para o prato. Enquanto isso, a colher é posicionada ao lado da faca. Lembre-se sempre de colocar talheres para todos os convidados, pois é extremamente deselegante chegar em uma mesa posta com coisas faltando.

Os pratos utilizados no café da tarde são os pratos de sobremesa, um pouco menores e são rasos. Normalmente os pratos fazem par com tigelas para servir alguma comida pastosa ou líquida, como doces e caldos.

Em um café da tarde mais formal, os convidados podem usar taças para se servirem de água. Caso seja servido algum drink, não se esqueça de separar um copo especial para ele.

Quando falamos de um café da tarde não podemos esquecer das xícaras e dos pires. As xícaras podem ir por cima do pires, e toda essa combinação em cima do prato de sobremesa, ou também a combinação da xícara e pires pode ser colocada ao lado do copo.

 

O guardanapo de papel é muito eficiente para ajudar na decoração da mesa e ainda prevenir acidentes. Não precisa exagerar no número de guardanapos, mas apenas um por convidado é muito pouco.

A decoração da mesa pode ser descontraída com louças coloridas e toalhas estampadas. Essa é a decoração preferida para momentos mais casuais e descontraídos.

Você também pode investir em uma decoração mais elegante e formal, apostando em louças provençais, de porcelana e delicadas, e detalhes em tons pastel e voltados para o floral.

O que servir?

A quantidade de comida depende muito da quantidade de convidados e da ocasião do café da tarde. 

Pães, bolos, frios e sanduíches são uma ótima opção para todos os estilos de café da tarde. Eles podem ser servidos como pratos principais ou como entradas para sobremesas diferenciadas.

Os convidados podem ter a opção de montar seus próprios petiscos. Para isso, você deve deixar à disposição uma série de patês e frios para que possam escolher.

As sobremesas não podem faltar e os bolos são perfeitos para qualquer ocasião. Invista em bolos de chocolate, cenoura, fubá, milho ou outro sabor que agrade, tanto a você quanto aos convidados.

O café também pode ser diferenciado, como, por exemplo, nos tipos expresso, com leite, capuccino ou até um caramelo macchiato. Nada disso é difícil de ser preparado, principalmente em cafeteiras mais modernas, como Nespresso ou Dolce Gusto.

Além disso, você pode investir em torras diferentes de café para o preparo do tradicional café coado. Os chás também têm um papel importante no café da tarde. Há muitos sabores diferentes, como chás ingleses, chás verdes e chás pretos para agradar a qualquer gosto. Se o tempo estiver quente, pode-se investir também em opções de chás e cafés gelados.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.