guest post Mônica Candido

Entenda a importância nos gatilhos de vendas

O que você conhece sobre gatilho nas vendas? Já ouviu falar sobre essa expressão? Sabe o que significa e de que maneira os profissionais utilizam essas técnicas para persuadir clientes durante os processos de vendas? Bom, é isso que veremos no artigo a seguir.

Entenda o papel do marketing digital na atualidade

Antes de começar a falar diretamente do gatilho de vendas, é preciso fazer uma contextualização fundamental a respeito do cenário empresarial que encontramos atualmente no mercado.

Bom, de maneira geral, é bem visível que o mercado está congestionado. Mas o que significa isso? 

Esse congestionamento demonstra que muitas empresas estão surgindo ou já estão estabelecidas, fazendo com que o mercado esteja repleto de corporações que oferecem o mesmo tipo de serviço ou trabalham com a venda do mesmo tipo de produto.

Esse congestionamento faz com que as empresas novas que forem surgindo, ou até mesmo as que já estejam estabelecidas, precisam inovar em suas práticas, criando estratégias para aprimorar todos os setores, tais como:

  • Setor de atendimento;
  • Comunicação;
  • Vendas;
  • Organização;
  • Recursos Humanos;
  • Outros.

Além desses setores, existe um setor em específico que merece um destaque especial, e que pode ser o segmento que diferencia as empresas entre si. 

Naturalmente estamos falando do marketing digital, conceito que engloba uma série de estratégias essenciais para que as empresas se aprimorem, aumentem seus alcances e desenvolvam novas formas de atingir o seu público alvo.

O que é o marketing digital?

Para vencer o mercado tão concorrido, é fundamental que as empresas pensem em estratégias para se diferenciar das demais, atingindo os clientes de uma maneira particular.

O marketing digital é justamente um conceito de estratégias que faz com que essas ideias sejam aplicadas da melhor maneira possível.

Assim como o marketing tradicional ou marketing offline, o marketing digital tem como principal objetivo ampliar a marca da empresa, fazendo com que ela atinja o maior número de pessoas possíveis. A principal diferença está na plataforma utilizada, que nesse caso são os meios digitais.

Atualmente, com o boom da internet, como você acha que uma empresa terá mais sucesso vendendo, por exemplo, um curso de gestão de pessoas? Na internet ou no meio offline? 

Bom, hoje em dia é quase que impensável que uma empresa possa disponibilizar recursos para vender seus cursos de maneira individual, batendo de casa em casa e ensinando os alunos dentro de uma sala de aula específica.

Dessa maneira, o marketing digital é um conceito que está sendo muito utilizado pelo meio empresarial, pois permite que as empresas usem as estratégias do marketing tradicional em uma plataforma que conta com o acesso de bilhões de usuários no mundo todo.

Importância das estratégias de marketing

O marketing sempre foi importante para as empresas. É através das estratégias conhecidas do marketing que as corporações realizam a divulgação de seus produtos, seja por meio de outdoors, anúncios em revistas, jornais, rádios ou televisão. 

Essas estratégias eram fundamentais para que a empresa conseguisse aumentar o seu alcance. 

Conforme os anúncios eram publicados nessas plataformas, mais pessoas tinham acesso às informações necessárias para conhecer mais sobre a empresa e, consequentemente, mais clientes dessas empresas conseguiram.

Pelo meio digital o modus operandi é o mesmo. As empresas utilizam as ferramentas digitais disponíveis para fazer com que suas marcas sejam expandidas, seja uma empresa que venda carros ou uma que opera vendendo curso gestão de pessoas ead.

Conforme as estratégias vão sendo utilizadas pelo meio digital, através de sites, blogs, plataformas de pesquisa, redes sociais ou outras, a marca vai sendo exposta para mais pessoas. 

Com isso, naturalmente a tendência é que a empresa consiga aumentar a sua clientela. Entretanto, existe uma diferença fundamental nesse caminho entre o marketing offline e o digital. 

Quando uma empresa expõe em um outdoor a venda de curso gestão de pessoas e liderança, por exemplo, ela está expondo para todas as pessoas, sem um direcionamento concreto. Isso faz com que os recursos utilizados nessa estratégia não sejam direcionados.

Quando levamos esse conceito para o meio digital essa ideia se modifica. Através de conceitos profissionais que entendem do assunto, as estratégias de marketing digital são desenvolvidas com um direcionamento.

Isso significa que elas são feitas visando atingir um público que tem potencial para se tornar cliente. Isso faz com que os recursos não sejam desperdiçados.

Essa diferença é fundamental, pois é essencial que as empresas se organizem financeiramente para criar estratégias eficientes, diminuindo as chances de recursos serem desperdiçados. 

Esse certamente é um dos caminhos mais discutidos em curso gestão de pessoas, o que é, que faz parte desse mundo do marketing digital.

Porém, além de poupar recursos, a criação de estratégias bem definidas também tem um ponto ainda mais importante: aumentar as vendas. 

São as vendas que fazem com que as empresas cresçam, sendo um ponto crucial para que as corporações consigam bater seus concorrentes dentro do mercado. 

 

Gatilhos de vendas

Existem muitos conceitos que são discutidos em cursos de marketing digital, incluindo  curso de gestão de pessoas online

A gestão de pessoas, por exemplo, é um passo fundamental para que os profissionais consigam trabalhar adequadamente com seus clientes e, consequentemente, com as suas vendas.

Entre os termos mais discutidos quando falamos em marketing digital está o gatilho de vendas. 

O gatilho de vendas nada mais é do que as estratégias dos vendedores e profissionais que executam processos de marketing digital para convencer seus clientes a comprarem os produtos das empresas para as quais trabalham.

Dessa forma, podemos dizer que esses gatilhos são mentais. Mas como assim? Bom, os profissionais que lidam com essas estratégias de vendas precisam fazer com que o cliente se conecte com algum sentimento para efetuar uma compra. 

Nesse sentido, esses profissionais se aproveitam das situações para gerar esses gatilhos, fazendo com que os clientes acabem efetuando as compras. Mas quais são esses gatilhos? Existem uma série deles. Confira na sequência:

 

  • Reciprocidade

 

O primeiro gatilho mental que podemos trabalhar é o da reciprocidade. Certamente você já ouviu falar na famosa expressão “gentileza gera gentileza”. Bom, esse gatilho funciona dessa maneira.

Quando você oferece um serviço como um curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia ou uma massagem gratuita ao seu cliente, por exemplo, a tendência é que ele se sinta na obrigação de retribuir o favor dado pela sua marca.

Quando um vendedor executa essa “ajuda” , ele acaba gerando esse gatilho no cliente que, visando retribuir o auxílio, adquire um produto que está sendo vendido. 

 

  • Escassez

 

Outro gatilho mental muito importante que é muito utilizado e que faz muito sucesso, é o relacionado à escassez, ou a falta de alguma coisa. 

Esse conceito permite que o vendedor consiga convencer o cliente de maneira objetiva,  mostrando para ele que algo está faltando na sua vida, seja um produto específico para o dia a dia ou então a venda de um curso gestão de pessoas a distancia.

Essa estratégia, assim como as outras do gatilhos emocionais, usar da estratégia da escassez pode ser uma excelente maneira de convencer o cliente a terminar um processo de venda. 

Essa ideia atinge de diferentes maneiras o emocional das pessoas, que passam a acreditar que realmente falta alguma coisa na vida delas e que o produto vendido pode ajudar a completar esse vazio. 

Conclusão

Levando todos esses pontos em consideração, certamente fica mais fácil de entender o quanto o marketing digital é fundamental para as empresas, não só para aumentar o alcance da marca, mas também para que os processos de venda sejam mais eficientes.

As estratégias de marketing digital fazem com que as empresas consigam direcionar melhor as demais ideias das equipes e dos setores da empresa. 

Além disso, permite que os vendedores e demais profissionais tenham mais capacitação e independência para executar suas funções, utilizando estratégias que aumentam as chances das vendas serem concluídas, como o uso de gatilhos mentais.

Entretanto, para que isso faça sentido, é fundamental que a equipe esteja bem preparada e qualificada. 

O treinamento da equipe por parte dos líderes é essencial nesse sentido, já que garante maior capacitação para esses profissionais que certamente estão em busca de crescimento. 

Essa capacitação permite que os funcionários de todos os setores da empresa estejam cada vez mais aptos para executarem suas funções da melhor maneira possível, como um profissional que trabalha no setor de gestão de pessoas.

Permitir que eles realizem, por exemplo, um gestão de pessoas ead pode ser uma ótima solução.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

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