Uncategorized Thaís Correa

O que é promessa de marca?

Cada vez mais a competitividade no mercado aumenta, obrigando as empresas a encontrarem formas de se destacar, agregando valor aos seus serviços e atendendo as necessidades de seus clientes para despertar desejo, como pela promessa de marca

Esse “acordo” entre a empresa e o cliente faz com que a curiosidade deste segundo seja acionada, instigando-o a comprar daquela marca e passar por toda a experiência que ela garante que acontecerá.

Promessa de marca: o que é, afinal?

Antes de tudo, compreender o que é a promessa de marca e ao que ela se refere é vital. Basicamente, trata-se de uma declaração de uma empresa sobre o seu produto ou sobre ela mesma, visando se diferenciar das opções concorrentes. 

 

Da forma mais simplificada, a promessa de marca são argumentos que a organização promete entregar para as pessoas que adquirirem os seus serviços ou mercadorias, como um açaí da fábrica

 

Em geral, ela é aquilo que o cliente pode esperar desse negócio, garantindo que suas expectativas possam ser alcançadas durante a experiência. Isso é essencial para que ela consiga cumprir de modo consistente o que anuncia, aumentando seu valor. 

 

Dessa maneira, a promessa de marca é imprescindível para os negócios, uma vez que, quando um limite para as expectativas do comprador é criado, não há o perigo dele se decepcionar, pois sabe exatamente o que a empresa entregará como produto. 

 

Com isso, os clientes ficam totalmente satisfeitos com aquilo que consumiram, aumentando o valor da empresa, o que pode fidelizá-los e fazendo com que haja a divulgação gratuita da marca. 

 

Além disso, na maioria dos casos, a promessa pode servir como uma forma de convencer o público-alvo a adquirir os produtos daquela empresa, devido ao fato de demonstrar o porquê ela deve ser a companhia escolhida ao destacar o seu diferencial exclusivo. 

 

Contudo, para conseguir desenvolver uma promessa de marca capaz de permitir aos compradores confiarem nela, deve-se unir um conjunto de valores, ideias ou ganhos, a partir do momento que optarem por consumir dela. 

 

Na prática, pense em uma loja de balão de gás hélio cujo lema garante que esse objeto trará felicidade para o comprador e, pela bexiga ser decorada por algum tipo de animal, promete que ela pode ser algo tocável com a marca.

 

No entanto, é preciso ter muito cuidado ao desenvolver esse tipo de estratégia, uma vez que, como foi dito, é algo que mexe diretamente com a expectativa dos consumidores, exigindo que elas sejam atendidas, o que significa que deve ser o mais verdadeira possível. 

 

Deve-se ter em mente que a promessa de marca serve como maneira de conquistar, cativar, surpreender, mas, acima de tudo, agradar e corresponder ao que é esperado pelo cliente, então fazer promessas impossíveis de cumprir pode ser um problema. 

 

Isso acontece porque, quando algo é utilizado para atrair os clientes, ele pode funcionar em um primeiro momento com o aumento de vendas, mas depois de perceber que era algo falso, esses compradores não retornarão e muito menos indicarão.

 

Portanto, é possível concluir que criar uma promessa de marca e investir no seu desenvolvimento de forma eficiente é vital, mas é ainda mais importante se certificar de que ela trabalha corretamente e corresponde à realidade.

 

Além disso, é preciso ser real sobre o que se deseja prometer, afinal, mesmo que a promessa impossível não seja de propósito, ela fará tão mal quanto, pois os clientes entendem que não é real e se decepcionam. 

 

Em geral, as promessas de marca podem ser situações muito benéficas para as organizações que souberam utilizá-las, proporcionando diversas vantagens, como:

 

  • Estreitamento do relacionamento com o cliente;
  • Agregação de valor ao serviço;
  • Aumento do número de clientes atraídos;
  • Crescimento da fidelização dos consumidores;
  • Forma de destaque no mercado;
  • Facilidade de desenvolvimento. 

 

Portanto, além de todas as suas especificações e funcionalidades, a promessa de marca é uma oportunidade de auxiliar a empresa no desenvolvimento de suas estratégias e na garantia de crescimento. 

Como desenvolver uma promessa de marca?

O desenvolvimento de uma promessa de marca pode ser um trabalho que envolve diversas variáveis, exigindo que alguns passos sejam seguidos para que seu estabelecimento seja feito de uma forma assertiva.

 

 

Por esse motivo, a seguir, serão analisadas algumas dicas e ações que, ao serem implementadas corretamente, são capazes de aumentar os resultados e garantir que o cliente tenha seus desejos atendidos eficientemente. São elas:

1 – Desenvolva um plano e análises

A primeira ação a ser tomada deve ser o desenvolvimento de um plano e a realização de análises sobre o cenário no qual a empresa está inserida, coletando informações sobre o público-alvo, facilitando a criação das estratégias. 

 

Ou seja, deve-se começar com a reunião das informações sobre os desejos do seu público consumidor, problemas e o que buscam nas empresas, para assim conseguir uma base de dados para trabalhar com suporte e criar um projeto eficiente de fato.

 

Por exemplo, se uma empresa de brindes corporativos sofisticados sabe que os consumidores desejam encontrar uma marca que valorize a sustentabilidade, ela consegue utilizar esse ponto em sua promessa e ganhar destaque e valor na sua visão. 

 

O conceito de promessa de marca se refere a uma promessa que diferencia uma empresa de seus concorrentes. Então, é fundamental realizar uma análise sobre as outras empresas concorrentes no mercado.

 

Isso porque, a partir do encontro das suas características e o que elas fazem, a companhia é capaz de encontrar seus recursos e ações que são diferentes das outras, facilitando a definição de sua promessa. 

 

Na prática, se uma clínica de massoterapia sabe que todas as outras marcas investem no uso de um método X, mas ela tem experiência no método Y, ela consegue direcionar sua promessa para esse ponto e atrair a atenção dos clientes.

 

Portanto, a criação desse planejamento e estudo sobre o cenário no qual se está inserido permite que as organizações entendam do que se trata aquilo em que irão investir, garantindo o desenvolvimento de estratégias mais eficientes e com mais resultados. 

2 – Não complique demais

É claro que a promessa de marca deve ser algo chamativo, simples de entender e que consiga chamar a atenção dos consumidores, mas ela não precisa ser extremamente complicada, possibilitando a manutenção de algo mais simples e real. 

 

Dessa maneira, se a promessa de marca de uma loja que vende bateria 60 hp é no sentido de “recarregar as energias”, isso significa que ela deverá sempre conseguir cumpri-la, sendo esse o objetivo do lema.

 

Em alguns casos, ela ainda é melhor do que algo muito complexo, visto que certas pessoas podem acabar não entendendo o sentido de promessas extremamente filosóficas, fazendo com que eles não escolham aquela empresa ou se decepcionem com o resultado final. 

3 – Garanta que é uma promessa única

Se várias companhias fazem uma mesma promessa, ela pode acabar perdendo o seu real valor, uma vez que não é algo diferencial e, se é tão comum, significa que o consumidor não é tão importante como pensava, diminuindo o desejo dele de comprar.

 

Nesse sentido, é imprescindível garantir que a promessa seja única e que apenas aquela empresa de arquitetura corporativa consiga alcançar o cliente daquele jeito, mostrando o seu destaque perante seus concorrentes e instigando os consumidores a consumirem dela. 

4 – Aceite sugestões externas

É sempre bom ouvir sugestões de terceiros, pois eles possuem uma visão de fora da empresa e conseguem fornecer ideias fora do comum da produção da empresa. 

 

É possível levar em consideração os feedbacks dos compradores, visto que eles expressam como de fato se sentiram ao adquirir aquele produto ou serviço, possibilitando a criação de um lema que condiz com a sensação pós-consumo.

 

Por exemplo, um cliente utilizou um serviço de técnico de ar condicionado e escreveu um feedback dizendo que o técnico salvou o aparelho e o bolso dele, visto que trata-se de um produto caro para se adquirir novamente. 

 

A partir disso, o técnico é capaz de desenvolver ideias de como aplicar esse sentimento a uma frase, uma vez que irá atender as expectativas dos consumidores, ao mesmo tempo em que chama a atenção deles. 

Conclusão

A promessa de marca é um recurso fundamental para todos os tipos de empresas, desde uma autoescola preparatória para cnh especial para moto até uma multinacional, visto que garante seu destaque perante a concorrência. 

 

Por isso, é essencial compreender as estratégias para a sua aplicação, como as citadas ao longo deste artigo, para que o valor da marca seja agregado de maneira assertiva.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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