Blogger Camila Fiori

5 elementos de identidade da marca para sua estratégia de Rebranding

O conceito de rebranding é o processo de mudar a imagem empresarial de uma empresa ou projeto. É uma estratégia de mercado de dar um novo nome, símbolo ou mudança de design, mesmo sendo uma marca já estabelecida. A ideia do rebranding é criar uma identidade diferente para uma marca, de seus concorrentes, no mercado. Em suma, conseguir responder às necessidades do mercado, ao mesmo tempo que se adapta a novas estratégias de marketing e até serviços/ produtos comercializados.

rebranding

Source: https://www.designer-daily.com/the-journey-of-building-brand-image-112833

Tendo uma melhor perceção do que o rebranding representa, atente agora nos diferentes modos de rebranding a implementar em sua empresa:

 

●       A atualização de uma marca pode incluir:

  • Ajustamento de seu design ou logotipo atual
  • Atualizando seu slogan
  • Mudando sua paleta de cores
  • Materiais de marketing inovadores
  • Novas fontes ou estruturação de seu negócio

 

●       Um rebrand total da empresa:

  • Criando uma nova identidade e novos valores
  • Desenhar um novo plano de fundo para sua empresa.
  • Estabelecendo-se em um mercado diferente.
  • Revisão de toda sua imagem.

 

Por que a identidade da empresa é essencial para o processo de rebranding

Como forma de avançar para um rebranding que beneficie os valores de sua empresa, bem como quer chegar ao seu público alvo, é determinante conhecer a identidade de sua empresa. Com esse conhecimento não só estará facilitando todo o processo de rebranding, como também estará criando credibilidade e continuidade na imagem passada para seus clientes.

 

Elementos de Identidade a considerar no Rebranding

Aqui estão algumas alterações comuns que você pode fazer como parte de sua estratégia de rebranding:

●       Seu logo

Talvez tenha até gostado do seu logo quando começou sua empresa. Porém, ao fim de algum tempo, descobriu que seus clientes nunca pareceram realmente o associar à sua identidade. Como alternativa, talvez seu logo precise de uma atualização para refletir as outras mudanças importantes que você fez internamente.

Se você está procurando fazer um rebranding de logotipo, voltar ao básico sobre o que torna um bom logotipo o ajudará a acertar neste momento, bem como ter uma noção total de sua identidade e o que quer passar. Esses são alguns pontos a considerar:

  • Seja simples – mostre sua confiança com um logotipo simples
  • Tenha impacto – seu logotipo não vale muito se as pessoas não conseguirem se lembrar dele, então quando você estiver redesenhando seu logotipo, não se conforme com algo que não vai se destacar.
  • Terá de adaptável ao mercado – saiba quais formas ou estilos podem não ser tão versáteis para o mercado de sua empresa.
  • Perspetiva a longo prazo – olhe para sua visão, missão, valores e propósito e considere se este novo logotipo fará sentido a longo prazo.

 

 

●       Escolhendo a nova paleta de cores

Está comprovado que a cor pode ter um grande impacto na identidade de sua marca. Na verdade, algumas cores agora são sinônimos das marcas que as utilizam, como o amarelo do McDonald’s. Mas escolher a cor certa pode ser difícil e, à medida que sua empresa se desenvolve, sua cor pode precisar de uma atualização.

Assim, usar a psicologia das cores e a pesquisa pela solução da concorrência, pode ajudá-lo a avaliar quais são as cores ideais para seu novo logo.

 

●       Tipografia

Assim como a cor, suas fontes para logo terão de fazer total sentido dentro do rebranding que pretende fazer. Desse modo, deverá considerar se sua fonte é consistente com a reformulação da marca. Se seus clientes são mais maduros do que você esperava inicialmente, essa fonte Sans Serif, mais descontraída, pode não ser tão boa quanto uma fonte Serif mais sóbria. Afinal, todos os detalhes contam.

 

●       Formas e ícones

Assim como seu logotipo, paleta de cores e tipografia, suas imagens e formas desempenham um papel vital na identidade de sua marca. Se estiver mudando qualquer um dos outros elementos visuais de sua marca, vale a pena reconsiderar suas imagens e formas para manter tudo coeso após a reformulação da marca.

Mas não é suficiente para sua reformulação parecer coesa – ela também precisa dar suporte às mensagens centrais de sua marca. Tudo terá de fazer sentido e casar de um jeito perfeito. Apenas desse jeito poderá ter um rebranding de sua empresa bem-sucedido.

 

●       Novas Diretrizes da Empresa

De fato, ter (e realmente usar) as diretrizes da marca o ajudará a manter sua marca consistente após a transição. Saiba que as diretrizes da marca são especialmente críticas para logotipos.

Isso porque, as diretrizes de logotipo são projetadas para tornar o mais fácil possível para os clientes reconhecerem e lembrarem seu logotipo – compensando qualquer familiaridade perdida que vem com uma reformulação da marca.

 

Conclusão: importância de um excelente rebranding

Como se poderá concluir, o processo de rebranding terá que ser planejado e muito bem estudado. Apenas desse jeito poderá passar por um processo que poderá acrescentar maior presença, credibilidade e melhor adaptação às características do mercado, que está sempre em constante desenvolvimento.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.