Uncategorized Thaís Correa

6 benefícios de um coworking

O coworking é um espaço destinado a profissionais das mais diversas áreas, para que possam desenvolver suas estratégias diárias em um local apropriado e que colabore com a produtividade.

Profissionais e empreendedores que estão começando agora precisam de um espaço onde possam trabalhar e se expandir. Para muitas pessoas, alugar uma sala comercial é um investimento inacessível.

O aluguel de alguns estabelecimentos costuma ser muito alto, o que não compensa para quem ainda não tem uma boa cartela de clientes ou quando os lucros não são compatíveis.

Os espaços de coworking também são indicados para quem faz home office, mas tem muita dificuldade para trabalhar em casa por conta de familiares, vizinhos ou simplesmente porque não consegue se acostumar com o ambiente.

Também é indicado para quem busca inspiração diária, uma vez que todo o ambiente é planejado para colaborar com a produtividade e a criação. Além disso, é perfeito para quem quer expandir o networking e encontrar novas oportunidades.

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, vamos explicar a importância do coworking, seu conceito e características e quais os benefícios de optar por esse espaço de trabalho. Confira!

Coworking: o que é?

Coworking nada mais é do que um espaço físico que pode ser compartilhado por vários profissionais, freelancers e empresas, e que também dividem algumas despesas, como:

  • Aluguel;
  • Água e luz;
  • Internet;
  • Serviços de limpeza e recepção.

Esses e outros gastos são divididos entre todos, e os usuários também compartilham a estrutura física do local, como os ambientes de trabalho, refeitório, auditório, recepção, dentre outros.

É uma opção muito recomendada para profissionais que estão começando a atuar agora ou para novos negócios. Para além das economias, também é o local ideal para ampliar o networking.

Além de ser um espaço compartilhado, outra característica marcante do coworking é o fato de ser muito simples trabalhar nele.

Tudo o que você precisa fazer é alugar uma estação de trabalho que seja compatível com suas necessidades, e a partir disso ter acesso a uma série de facilidades, como as que mencionamos anteriormente.

Se uma pessoa que elabora projetos para gráficas de etiqueta personalizada para roupas quiser trabalhar nesse espaço, pode encontrar diversas opções de locação, com planos por hora, por mês e anuais.

Após compreender qual o seu conceito e características, é importante entender um pouco mais sobre a importância do coworking, e é sobre isso que veremos a seguir.

Por que um espaço de coworking é importante?

O coworking é indicado para quem não tem muito dinheiro para investir em marketing, mas que precisa de um espaço que o ajude a conquistar boas oportunidades de negócios.

No mercado, empresários e empreendedores bem-sucedidos são aqueles que desenvolveram boas habilidades interpessoais, e por meio delas, construíram uma rede pessoal muito diversificada.

Contudo, para chegar a esse nível, essas pessoas buscaram maneiras e contatos que proporcionam crescimento.

Trabalhar em casa tem suas vantagens, mas em um espaço coworking o profissional consegue organizar melhor sua rotina, uma pasta para documentos personalizada, seus compromissos e reuniões, dentre outras necessidades.

Além de contribuir com a organização, o coworking também ajuda a construir uma imagem positiva para as empresas. Desde que um negócio surge, ele precisa estar atento à maneira como se posiciona no mercado.

O profissionalismo precisa estar aparente, afinal, um negócio com aparência amadora dificilmente vai conseguir clientes, fornecedores, parceiros e investidores.

Por outro lado, atuar em um endereço comercial e bem organizado mostra que o negócio é liderado por alguém com visão de mercado. As pessoas se sentem mais seguras para fazer negócio e os investidores enxergam o futuro na empresa.

Analisando por esse lado, podemos dizer que esse estabelecimento traz mais garantia de sucesso para as companhias e profissionais autônomos.

Os espaços de coworking também são indicados para quem quer crescer a rede de contatos e se relacionar com pessoas que possam contribuir com a construção do negócio ou da carreira profissional.

Você só precisa se preocupar em levar consigo os materiais que precisa no dia a dia, como pasta de papel personalizada, computador, celular, e assim em diante, para poder trabalhar.

Principais vantagens do coworking

Bom, a definição e o funcionamento de um coworking são muito simples, e a simplicidade é uma das vantagens trazidas por esse ambiente de trabalho. Mas existem muitos outros benefícios que merecem destaque, que são:

1.    Boa localização

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio é a sua localização. Você já deve ter percebido que os comércios se concentram em um lugar, ao passo que profissionais se concentram em outros, e assim por diante.

É claro que uma pessoa pode trabalhar em casa, mas estar em um local adequado para a realização das atividades profissionais faz toda a diferença, principalmente do ponto de vista do cliente.

 

Imagine, por exemplo, que um cliente precisa entregar um envelope personalizado A4 com alguns documentos para um advogado, mas o profissional só atende em casa. Mesmo que ele tenha um escritório, o atendimento acaba sendo muito impessoal.

Falta profissionalismo em muitos casos, pois o cliente precisa sentir a atmosfera profissional da companhia para realmente querer contratá-la.

Os espaços de coworking ajudam nesse sentido porque foram projetados em locais estratégicos, que além de terem características muito profissionais, ficam em regiões com grande circulação de pessoas, como centros comerciais.

Assim, fica muito mais fácil para o cliente encontrar o negócio e ele não precisa se deslocar muito para fazer isso.

2. Ter um endereço comercial

Qualquer profissional tem mais credibilidade se atua em um endereço de trabalho, ou seja, se possui uma localização fiscal ou comercial.

Os espaços de coworking oferecem todas as ferramentas de trabalho que você precisa, pois contam com as melhores empresas de aluguel de maquina de xerox, dentre outras ferramentas importantes para o cotidiano.

Isso acontece porque eles precisam pensar em todas as características de um endereço comercial, o que acaba dando mais destaque para os profissionais que trabalham nele.

Apesar do home office ter suas vantagens, muitas pessoas não sabem separar a vida pessoal da vida profissional.

Além disso, quem tem um endereço comercial evita incômodos, como receber clientes em casa, atender em horário inadequado, dentre outros problemas do tipo.

O espaço de coworking tem um horário fixo para funcionar, portanto, esse tipo de aluguel de endereço comercial te ajuda a estipular o seu horário de trabalho e a respeitá-lo.

3. Oportunidade de conhecer novos profissionais

Esses locais reúnem profissionais de várias áreas, inclusive, existem alguns que são específicos para certas profissões, e com isso você tem a oportunidade de fazer novas amizades e dividir experiências com quem trabalha no mesmo setor.

Também é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas de outros segmentos profissionais, que podem complementar o seu ou até mesmo precisar dos seus serviços.

É uma forma de ampliar o networking e trazer novas oportunidades para a carreira. Por exemplo, um tradutor pode dividir espaço com um desenvolvedor de games e ele pode precisar de alguém para traduzir o projeto.

4. Redução de custos

Como falamos anteriormente, no coworking, pessoas e empresas dividem o mesmo espaço e por isso pagam valores mais acessíveis de aluguel.

Se você já pesquisou sobre salas comerciais para alugar, deve ter notado que os valores são um pouco inacessíveis para quem está começando agora, assim como para uma nova empresa.

O coworking veio para tornar os projetos profissionais mais acessíveis e colaborar com o crescimento dos novos negócios. Reduzir custos no início é muito importante para obter os primeiros lucros.

5. Infraestrutura completa

O aluguel de sala privativa coworking oferece infraestrutura completa para os profissionais. Por um valor mais baixo, é possível usufruir, além do espaço de trabalho, salas de reuniões, refeitórios equipados, recepção, entre outros.

Existe alguém para anotar recados importantes e te entregar quando você chega no local de trabalho, e sabemos que pagar o salário de uma secretária não é para qualquer um.

Mas por meio do coworking, o profissional tem acesso a essa facilidade, dividindo várias outras despesas com quem também trabalha no local.

6. Melhora a concentração

Para passar um dia de trabalho tranquilo, em uma necessaire box personalizada, leve tudo aquilo que precisa, como escova de dentes, remédios e afins.

O restante fica por conta do espaço coworking, que vai trazer toda a tranquilidade que você precisa para se concentrar no seu trabalho e melhorar a produtividade.

Conclusão

O coworking é um espaço moderno e que atende às necessidades dos profissionais atuais. Com infraestrutura completa e moderna, o dia a dia de trabalho se torna muito mais tranquilo e produtivo.

Sem falar no fato de que qualquer pessoa ou empresa consegue transmitir uma imagem mais profissional e de credibilidade aos clientes, o que ajuda a conquistar novos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.