guest post Mônica Candido

Afiliado De Produtos Físicos Ou Digitais? Qual O Melhor?

Afinal, qual o mercado mais vantajoso? O de afiliado de produtos físicos ou digitais? Descubra as vantagens e desvantagens de cada um!

O mercado de afiliados cada vez mais vem se consolidando e quem se depara com essa oportunidade geralmente tem algumas dúvidas.

Além de pesquisar se é um negócio online seguro e se dá para ganhar dinheiro rápido e de forma honesta, os iniciantes querem saber se é melhor começar como afiliado de produtos físicos ou digitais.

A princípio, pode parecer um questionamento sem importância, mas se o objetivo for ter renda extra com pouco investimento, saiba que é algo a se pensar.

A verdade é que não posso dizer que o afiliado de produtos físicos é mais vantajoso do que o de infoprodutos. Afinal, cada uma das opções tem suas vantagens e desvantagens.

Então, cabe ao simpatizante analisar os benefícios e desafios e definir qual o mais atrativo para atingir seus objetivos.

Neste post, vou te apresentar informações importantes sobre o mercado de afiliado de produtos físicos e digitais e você poderá descobrir o que mais lhe agrada.

Contudo antes de chegar nesse ponto, é necessário que você saiba, ao certo, como funciona cada um. Vamos lá!

Afiliado De Produtos Físicos

A priori, entenda que um afiliado nada mais é que um vendedor que trabalha online divulgando produtos de terceiros.

Sendo assim, ele se afilia a um serviço ou produto, passa a divulgá-lo em suas redes na internet e ganha comissões por cada venda realizada.

Portanto, os afiliados de produtos físicos se afiliam a produtos físicos, ou seja, tangíveis. Produtos que podemos pegar, sentir e cheirar. Por exemplo, uma cafeteira, tênis, creme hidratante, sofá, etc.

Atualmente, temos muitas opções de empresas que oferecem programas de afiliados de produtos físicos. Inclusive, gigantes conhecidas em todo o mundo.

A seguir vou te mostrar algumas opções bem atraentes e que podem ser bem lucrativas.

Afiliado De Produtos Digitais

A forma de atuar é a mesma, ou seja, trata-se de um vendedor que trabalha pela internet divulgando produtos e serviços de outras pessoas. Tudo em troca de comissões por venda.

No entanto, temos uma diferença crucial. Em vez de divulgar produtos tangíveis, ele opta pelos digitais. Os infoprodutos como também são conhecidos, são aquelas que não podemos pegar.

São itens que usamos através do computador, celular ou tablet. Por exemplo, um e-Book, curso online, palestra online e outros.

Em suma, você não vai receber um e-Book em casa via correios ou transportadora como acontece com a cafeteira.

Mais adiante também vou te passar algumas dicas de programas de afiliados de produtos digitais.

Agora que você sabe o que é cada um, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens do afiliado de produtos físicos e de infoprodutos.

Afinal, essa é uma escolha decisiva para que você se torne um afiliado de sucesso e alcance seus objetivos.

Comissões

Como já falamos aqui, a forma como os afiliados geram renda online é por meio de comissões por venda. 

Sendo assim, é conveniente saber qual dos dois modelos de negócio oferecem as melhores vantagens para seu usuário.

Sem dúvida, essa é a maior vantagem dos infoprodutos, isso porque sua criação não exige altos investimentos. O resultado disso é que o produtor digital consegue manter um bom preço e ainda pagar boas comissões sem ter prejuízo.

 

Por outro lado, a produção de produtos físicos gera mais custos, o que reduz a porcentagem do afiliado. 

Vamos pensar na criação de um curso digital, um dos infoprodutos cujo custo de produção é mais caro…

Nesse processo, gasta-se com contratação de alguém para gravar e outro profissional para editar as aulas. Em alguns casos o próprio produtor consegue realizar estas tarefas.

Agora, imagine o processo de produção de um liquidificador! Certamente, a empresa responsável não vai poder dar uma comissão mais gorda.

Preço

O afiliado de produtos físicos quase sempre encontra mais dificuldade para vender. Isso acontece, porque os mesmos costumam ser mais caros.

É óbvio que alguns produtos têm ótima saída, afinal, os consumidores volta e meia precisam se calçados, roupas, acessórios, etc.

Por outro lado, não compramos sofás, televisores e bicicletas com tanta frequência.

Além disso, contamos com uma variante não tão legal que é a cobrança do frete. Com toda a certeza, isso acaba afastando muitos consumidores das compras online.

Já o afiliado de produtos digitais tem a vantagem de conseguir artigos com preços acessíveis e sem o infortúnio que é o valor do frete.

Apelo 

Os produtos digitais também possuem um apelo maior, por isso seus afiliados podem ter menos trabalho para vendê-los.

O motivo é bem simples…

Os físicos estão sempre relacionados à necessidade, então, se não precisamos naquele momento, não compramos.

Além disso, o consumidor costuma pesquisar por exemplares em lojas físicas de sua região.

Os infoprodutos estão diretamente relacionados com a mudança de vida, por isso, são tão atrativos. Quem procura por um curso online tem o objetivo de adquirir conhecimento, mudar de carreira, ganhar dinheiro… 

Que motivos mais atraentes para adquirir um infoproduto?

Concorrência

Há quem afirme que a concorrência é muito maior para o afiliado de produtos físicos, mas não é bem assim.

Há alguns anos eu poderia afirmar isso sem receios, afinal, o marketing de afiliados ainda não era tão popular. Entretanto, hoje em dia, já existe uma concorrência acirrada.

O afiliado de produtos físicos enfrenta, sim, grande competitividade, mas não acredito que seria uma desvantagem, pois os produtos digitais também têm esse problema.

Mesmo com as lojas físicas em ação, o consumidor conta com a internet para encontrar artigos diferentes. Sem dúvida, a variedade conta pontos!

Programas de Afiliado de Produtos Físicos

  • Amazon
  • Americanas
  • Magazine Luiza
  • Netshoes
  • Shopee

Programa de Afiliado de Produtos Digitais

  • Hotmart
  • Monetizze
  • Eduzz

Por fim, na hora de escolher se será um afiliado de produtos físicos ou digitais, considere o nicho, a região onde mora e seu conhecimento na área.

Você também tem a opção de não tomar essa decisão. é possível investir nas duas modalidades e analisar qual a mais lucrativa. Lembre-se ainda que todas as ações são feitas via internet, então, o risco é mínimo.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.