redes sociais Mônica Candido

Algoritmo do Instagram: Como funciona e como vencê-lo em 2022

Você já deve ter ouvido falar do famoso algoritmo do Instagram. Mas, você sabe o que ele é? E como você pode utilizá-lo a seu favor?

Utilizando de machine learning, esse algoritmo é o responsável por entregar conteúdo a cada um dos usuários do Instagram.Dessa forma, um post com mais visualizações no reels e curtidas o algoritmo mostrará para mais pessoas.

Hoje, você aprenderá como o algoritmo funciona e como você pode vencê-lo em 2022.

Como o algoritmo do Instagram funciona?

O algoritmo do Instagram mudou recentemente. E é ele quem determina quais publicações aparecem primeiro, no feed da rede social. Assim, os mais relevantes aparecem primeiro.

Alguns dos critérios do Instagram foram divulgados em junho de 2018. Embora algumas alterações possam ser feitas, existem 3 fatores principais que são constantes e nos ajudam a entender como o algoritmo funciona.

Relacionamento com o usuário em questão

Se um usuário tiver muita interação com as suas publicações, os novos posts possuem uma chance maior de aparecer futuramente. Assim o seu engajamento será contínuo e o seu público, cada vez mais fiel.

 Interesse do usuário

Essa é quase uma expansão do primeiro item. Assim, se um usuário interage com postagens semelhantes às suas, receberá as suas publicações.

Novidade do post

Antes, as publicações eram mostradas em ordem cronológica. O que poderia prejudicar, quem seguia muitas contas. Isso mudou bastante. No entanto, se a sua publicação é recente, as chances de aparecer no topo, ainda, são maiores.

Outros fatores que influenciam o algoritmo

Existem considerações gerais que, também, influenciam o algoritmo. Assim, é importante conhecê-las.

A primeira é que você terá mais dificuldade em aparecer, em primeiro lugar, para quem segue muitas contas. Assim como em usuários que usam pouco o Instagram. Além disso, as contas empresariais competem, em igualdade, com as pessoais.

Assim, como você pode ter notado, o algoritmo é, relativamente, simples. No entanto, para usá-lo a seu favor, existem algumas técnicas que você precisa aprender. E alguns mitos que precisam ser vencidos.

Mitos sobre o algoritmo do instagram

O primeiro mito sobre o algoritmo é que quanto maior o número de seguidores que você tiver, maior será o seu alcance. Isso não é verdade. Você precisa se concentrar em ter um público-alvo engajado e leal. Para, assim, atrair mais pessoas.

Para ter esse engajamento você possui algumas ferramentas. Como publicações com perguntas; interações com conteúdos sobre você, que seus seguidores publicaram; e postagens com engajamento, como sorteios.

O segundo mito é que você precisa focar, apenas, no seu perfil. O certo é você comentar e interagir nas publicações de usuários relevantes. E de marca também.

Depois, temos o mito de que todas as contas são iguais. Não são. Isso quer dizer que, se você comentar em contas com muitos seguidores, terá maior visibilidade.

Aqui, vale a pena ativar as notificações de postagens de algumas contas. Para assim, criar comentários que agreguem valor, em contas estratégicas.

Assim como as contas não são todas iguais, você também não pode postar a qualquer hora. Para isso, existem ferramentas, como o Instagram Insights, que demonstram quando os seus seguidores estão mais ativos. Assim, você consegue alcançar mais, publicando nos horários de pico.

Os comentários, também, não podem ser ignorados. Mesmo perfis grandes e marcas famosas respondem ao máximo de comentários possíveis. Isso acaba por gerar uma maior visibilidade.

As hashtags, da mesma forma, não são supérfluas. De fato, elas ajudam a atrair muitos usuários ativos. E fazer você aparecer em pesquisas relevantes.

No entanto, você precisa saber o que o seu público-alvo, de fato, está pesquisando. Uma dica aqui é focar nas que são utilizadas por nichos específicos, que você deseja alcançar.

O ano é 2022, mas nem todas as postagens precisam ser

A nostalgia é um sentimento recorrente em nossos dias. Isso pois remete a tempos mais simples, longe da correria do nosso dia a dia.

E ela se torna um sentimento tão forte, pois costumamos idealizar o passado Assim, apagamos tudo de ruim e mantemos o que nos tornou felizes, naquele momento.

Essa é uma ferramenta para conseguirmos sobreviver às dificuldades que estão por vir. E você pode utilizar esse sentimento a seu favor, com o algoritmo do Instagram.

 

Como sabemos, nossas fotos estão repletas de momentos felizes. E as pessoas gostam de relembrar esse momentos que tantas alegrias nos trouxeram.

Assim, reportar conteúdo antigo no Instagram é uma ótima forma de conseguir engajamento. Além de tirar um pouco do peso de se produzir conteúdo regularmente.

Além disso, tem sempre aquela postagem que você quer que alcance um número maior de pessoas. E, por isso, republicá-la pode ser a solução.

Isso traz o melhor de você para seus seguidores antigos. E atrai os novos, também. No entanto, existem maneiras de fazer esse repost, para uma maior efetividade.

Uma abordagem interessante é colocar várias imagens mais antigas em uma montagem de carrossel. Ou em uma apresentação de slides. Com uma nova legenda.

Também, é interessante que você acrescenta elementos novos à imagem  antiga. Com os stories, por exemplo. A hashtag #tbt é quase que uma obrigatoriedade, por fim.

A última dica que temos é para utilizar a reportagem com moderação. Assim, o seu público não fica saturado. Como com qualquer tipo de publicação.

Como vencer o algoritmo do instagram em 2022?

Agora você aprendeu um pouco sobre como o algoritmo funciona e entendeu um pouco como usar o tempo a seu favor. Vamos, então, ver o que você pode fazer para utilizá-lo a seu favor nesse ano que se inicia.

Usar os stories para ser visto

Essa ferramenta do Instagram não é tão recente assim. Mas, ainda, garante bastante visibilidade, quando utilizada. Isso pois elas possuem a capacidade de burlar o algoritmo presente no feed.

Além disso, são ótimos para se envolver com seus seguidores. E, assim, criar maior lealdade com eles. E, como sabemos, relacionamentos melhores geram maior alcance.

Responda às mensagens diretas

Apesar da ironia, elas tendem a melhorar o seu engajamento indiretamente. Isso porque quando os usuários se sentem bem atendidos, eles tendem a curtir, comentar e interagir mais com as suas publicações.

No entanto, trate cada conversa individualmente. As pessoas sabem quando você está utilizando uma resposta vaga ou genérica.

Frequência é a chave

Não apenas uma grande quantidade de postagens de uma vez, seguida de um hiato atormentador. É preferível que você mantenha um ciclo regular em suas publicações.

Assim, você supera o que o próprio Instagram chama de ciclo completo do algoritmo. Ou seja, é uma recomendação da própria rede social.

Além disso, você pode experimentar vários conteúdos e abordagens. E ver quais funcionam melhor.

 Qualidade também

Não basta ter muitas fotos. Elas precisam fazer sentido. Especialmente, para quem você quer alcançar. Isso vale para os stories também.

Cores fortes e bastante luz são a preferência geral. Mas você deve se atentar para o que o seu público-alvo vai parar e prestar atenção.

Foque no vídeo

Mesmo que o Instagram afirme que não diferencia vídeos e fotos, na realidade, não é bem assim. Isso pois os vídeos acabam por chamar mais atenção. Ainda mais com a reprodução automática.

Estamos falando dos vários formatos de vídeos disponíveis. Com destaque para a IGTV. Isso pois ela acaba por, também. Aparecer no feed comum.

Crie legendas atraentes

Por fim, as legendas funcionam como molduras para as suas fotos. Assim, elas devem combinar. E chamar a atenção de quem está vendo para o que você quer mostrar.

O algoritmo do Instagram vive mudando, assim como o comportamento de quem o utiliza. Assim, você deve se atentar a essas mudanças se quer continuar sendo relevante nele.

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